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A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário judaico.

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as características do calendário judaico e a extensão de seu uso no mundo atual.

- Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário judaico.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de entrar nas particularidades existentes no controle do tempo por meio do calendário judaico é imprescindível que os alunos tenham um conhecimento do significado dos calendários para os homens e suas organizações sociais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os judeus e o calendário judaico.

1 - Situando os judeus no tempo e no espaço.

Professor: Inicie a aula situando os judeus no tempo e no espaço.

- Quem são os judeus?

Explique aos alunos que os judeus são povos que seguem a religião judaica, a mais antiga das religiões que acreditam em um único Deus. Acrescente que, além da crença em um só Deus, responsável pela criação do mundo e pela sua manutenção, os judeus acreditam que são o povo escolhido por Deus para servir de exemplo para o resto do mundo.

- E onde vivem os judeus?

Explique que o judaísmo surgiu em um país que se chama Israel, há aproximadamente 4 mil anos. Alem de viverem em Israel, que tem cerca de 7 milhões e quinhentos mil habitantes – dos quais aproximadamente 5 milhões são judeus – os judeus também vivem em vários outros países do mundo, inclusive no Brasil.

2 - O calendário judaico.

Professor: Explique aos alunos que assim como outras religiões (cristianismo, islamismo), o judaísmo também tem seu calendário, criado para regular as atividades da natureza, históricas e sociais.

- Quem criou o calendário judaico?

O calendário judaico foi criado no século XI pelo judeu Hai Gon que calculou a época em que Deus criou o mundo analisando o Antigo Testamento e a existência de vários personagens deste texto bíblico. Assim, os judeus consideram como ano 1, o ano de criação do mundo, que corresponde ao nosso ano de 3.760 a. C.

- Em que ano estamos vivendo no calendário judaico?

Professor: Explique aos alunos que, de acordo com o calendário judaico, o nosso ano de 2010 corresponde ao ano de 5.770.

Em interdisciplinaridade com a Matemática, peça aos alunos para descobrirem em que ano nasceram no calendário judaico. Para isso, passe a fórmula matemática no quadro:

3.760 + ano em que o aluno nasceu = ano judaico.

- Quais são as características do calendário judaico?

Agora, explique aos alunos que o calendário judaico, diferentemente do nosso, é baseado nas fases da Lua.

Professor: Em interdisciplinaridade com as Ciências, relembre os alunos sobre as fases da Lua e o movimento de rotação e translação da Terra, exibindo os dois vídeos (disponíveis em conta no youtube) explicativos desses movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=jj22Tmdn1KE&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74&feature=related 

Diga aos alunos que, como já perceberam, a criação de calendários foi baseada em fenômenos observados pelos homens, como as fases da Lua, os movimentos de rotação e translação da Terra. Faça-os lembrar de que todos os dias podem perceber o nascer e o pôr do Sol, as várias formas da lua no céu, a trajetória (mudança de posição) que o Sol faz todos os dias. Assim, é possível concluir com os alunos que há calendários que se basearam nos ciclos do sol (através dos movimentos de rotação e translação da Terra) e aqueles que se basearam nas fases da Lua, como é o caso do calendário judaico.

Conte aos alunos que o mês judaico é iniciado a cada Lua Nova e, por se basear nas fases da Lua, ele é cerca de 11 dias mais curto que o nosso. Para compensar essa diferença, a cada 3 anos o calendário judaico tem um mês a mais, que é o 13º mês.

Professor: Entregue as “Curiosidades” abaixo para cada aluno e peça para colarem no caderno. A partir disso, destaque como a interpretação da Bíblia pelos judeus influenciou na criação do calendário.

Fonte: da autora.

Agora, entregue aos alunos a tabela abaixo, que contém as características do calendário judaico. Peça para colarem no caderno e pergunte o que eles observaram. Faça perguntas como:

- Quantos meses têm o calendário judaico?

- Todos os meses têm o mesmo tanto de dias?

- Quantos meses têm 29 dias? Quantos têm 30 dias?

- Porque aparecem dois meses chamados de Adar?

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_bW_1fbtvDBA/TATXknKX6WI/AAAAAAAAAVI/cPiyWOw-N8k/s1600/CALENDARIO+JUDEU.JPG  

Aprimorando a aprendizagem:

Professor: O momento de realização de exercícios em sala de aula proporciona o aperfeiçoamento da aprendizagem, além do diálogo que os alunos podem estabelecer com o professor e com os colegas. Portanto, peça aos alunos para localizarem na “Tabela para entender o calendário judaico” em qual mês judaico nasceu o aluno e cada membro de sua família (pais e irmãos). Peça para eles anotarem as respostas no caderno.

Atividade 2: O calendário judaico e as festividades.   

Professor: Para a aprendizagem se tornar mais dinâmica e interessante, traga as características do calendário judaico para a realidade dos alunos. Isso pode ser feito ao se ressaltar as festividades do calendário em questão e destacar alguma delas para desenvolver com os alunos. Nesta aula, vamos destacar a Tu Bishvat.

1.      Recordando:

Recorde com os alunos que o calendário judaico é um calendário criado com base na religião, no caso, o judaísmo, e que conta o tempo de acordo com as fases da Lua sendo, portanto, um calendário lunar. Ele tem 12 meses mas, de 3 em 3 anos tem 13 meses.

Agora, explique aos alunos que, assim como o nosso calendário, o calendário judaico também tem datas comemorativas. Pergunte:

- Quais datas comemorativas temos no nosso calendário?

Os alunos poderão responder: Páscoa, Dia das Crianças, Natal, Ano Novo etc.

Explique que as festividades judaicas foram demarcadas para o homem organizar seu calendário. Elas valorizam o ciclo das estações e as mudanças que ocorrem na natureza, festejando os dias sagrados em meio a dias normais.

2.      Tu Bishvat e o meio ambiente:   

Professor: Em interdisciplinaridade com a Geografia, conte aos alunos que uma das festividades do calendário judaico é a Tu Bishvat celebrada no décimo quinto dia do mês de Shevat. Peça aos alunos para voltarem na “Tabela para entender o calendário judaico” (entregue na aula anterior) e localizarem em que mês nosso ocorre a festa. Explique que as árvores têm uma importância muito grande nas nossas vidas, pois elas nos fornecem alimentos e sombra, enriquecem a terra e ajudam a manter o ar que respiramos mais limpo. Por isso, os judeus celebram o Ano Novo das Árvores, plantando árvores e comendo frutos típicos de Israel: trigo, cevada, romã, figo, tâmaras, uva e azeitona.

Para os alunos entenderem melhor a importância das árvores e da preservação das mesmas na cultura judaica e, ainda, perceberem a importância das árvores para as futuras gerações, entregue para cada um o conto “Adriano e o velho plantador”, que está no livro Chaguim Laktanim, disponível em: http://www.agenciajudaica.com.br/downloads/chaguim_laktanim/livro_completo.pdf 

Peça para os alunos montarem grupos (no total a sala deve ter 5 grupos) e conte a história explicando, quando necessário, algumas palavras que os alunos ainda não conseguem compreender. Posteriormente, entregue para cada grupo uma tirinha:

Fonte: da autora.

Dê um tempo para cada grupo discutir as respostas e, em seguida, peça para um aluno de cada grupo ler a resposta. Atenção professor: Neste momento, os alunos dos outros grupos devem estar atentos e também devem participar da dinâmica, emitindo suas opiniões.

Observação: atividade adaptada a partir do livro Chaguim Laktanim, disponível em:

 http://www.agenciajudaica.com.br/downloads/chaguim_laktanim/livro_completo.pdf 

Aprimorando a aprendizagem:   

Professor: Entregue aleatoriamente para cada aluno uma das três opções de desenhos abaixo e peça para eles colorirem e escreverem, em alguma parte da folha, uma mensagem de preservação do meio ambiente. Posteriormente, monte um painel da sala com todos os desenhos.

Atenção professor: links para impressão dos desenhos:

http://www.escolajudaicavirtual.org/resources/ft1a.jpg  

http://www.escolajudaicavirtual.org/resources/ft2.jpg  

http://www.escolajudaicavirtual.org/resources/ft5.jpg 

Recursos Complementares

Para trazer discussões que aprofundem sobre outros aspectos da cultura judaica, recorra ao livro Chaguim Laktanim, disponível em: http://www.agenciajudaica.com.br/downloads/chaguim_laktanim/livro_completo.pdf e ao site Escola Judaica Virtual: http://www.escolajudaicavirtual.org/index.html

Avaliação

A avaliação da aprendizagem ocorrerá durante todo o processo de ensino, abrangendo as discussões e as participações nas atividades propostas. Em cada etapa verifique se os alunos conseguem visualizar e compreender o que foi proposto nos objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Deise Toledo Carrijo, CENTRO ESPIRITA "FRANCISCO DE ASSIS" , São Paulo - disse:
    carrijod@gmail.com

    08/09/2014

    Quatro estrelas

    Foi ótima, trouxe elucidações sobre o tema me ajudando muito. Obrigada


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