01/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Organização, Socialização, Interação e Exploração dos meios de pesquisa.
Nenhum conhecimento prévio precisará ser trabalhado.
Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos em comum. Estabelecer pontos diferentes. Aproximar as realidades.
Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:
• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.
Professor, você pode falar sobre os tipos de alimentação e as diferenças entre as refeições acessando o link
Mas como curiosidade, sem perder o foco da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Amostra do vídeo que está no link
http://www.youtube.com/watch?v=EK_uTXiveHU
Motivação:
O professor no decorrer da discussão deve propor uma pesquisa mais elaborada, objetivando uma apresentação. Portanto, a sala será dividida em 5 grupos: 3 de pesquisa e 2 de auxilio e monitoramento.
Os grupos poderão ser formados por um número menor de participantes ou mesmo poderá ser feito apenas um grupo abrangendo toda a sala, desde que o desenvolvimento da atividade não seja prejudicado.
Grupo 1- História das Olimpíadas: O professor, fornecerá algumas dicas de busca, como por exemplo: como tiveram início as Olimpíadas, o lugar onde começaram, os primeiros países a participar, os “ideais” iniciais, os esportes que fizeram parte das primeiras Olimpíadas e os esportes atuais, a comparação com os jogos modernos e contemporâneos, costumes das diferentes épocas, vestimentas, bandeiras, a festa de abertura, confraternização de finalização, o significado da vitória e da perda, sistemas de marcação usados em algumas modalidades, etc.
Entende-se por “ideais” iniciais os motivos que estavam por detrás da história, a prov ação de alguma idéia ou supremacia.
Grupo 2- Os esportes coletivos: O professor fornecerá algumas dicas de busca: regras curiosas, curiosidades históricas, vestimentas e recordes. Os países que se destacaram e as prováveis explicações, etc.
Grupo 3- Os esporte s individuais: O pro fessor fornecerá dicas de busca: regras curiosas, curiosidades hist óricas, vestimentas e recordes. Os países que se destacaram e as prováveis explicações.
Grupo 4 - *filmagem: responsável por filmar a organização e a falta dela nos grupos, a execução das tarefas e a distribuição entre os membros das tarefas e o comportamento individual dos colegas nos momentos principalmente das apresentações. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como camera de celular, filmadora, etc.
Interessante que os alunos desse grupo sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado(os mais inquietos, os pouco interessados , aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)
Grupo 5- Os alunos desse grupo servirão de apoio a todos os demais, facilitando a pesquisa e a obtenção de resultados. Apoio de alunos para otimização dos grupos e aproveitamento do tempo.
Discuta, então, com seus alunos:
Em seguida, já com os grupos formados, inicie os trabalhos propondo discussões em grupo ajudando a avaliar as melhores formas de executar cada segmento de pesquisa.
Links interessantes de ajuda:
http://www.youtube.com/watch?v=v_ZIM47oIIE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3QA9UDLDPNc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EK_uTXiveHU
A avaliação deve ser feita a todo momento , desde o início até o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasOlá, considero que trabalhar a discução as aulas de educação física é um elemento da prética educacional muito interessante , pois me abriu diversos leque para trabalhar cidadania e atitude.