Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos Olímpicos I

 

01/07/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organização, Socialização, Interação e Exploração dos meios de pesquisa.

Duração das atividades
50 minutos (1 aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisará ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos em comum. Estabelecer pontos diferentes. Aproximar as realidades.


Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:


• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.

Dica Professor, você pode falar sobre os tipos de alimentação e as diferenças entre as refeições acessando o link

Nutriçâo


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1067204-7823-NAO+TOMAR+CAFE+DA+MANHA+PODE+CAUSAR+ENVELHECIMENTO+PRECOCE,00.html

Mas como curiosidade, sem perder o foco da aula.


As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Amostra do vídeo que está no link 
                                                            Olimpiada

http://www.youtube.com/watch?v=EK_uTXiveHU             

Motivação:

O professor no decorrer da discussão deve propor uma pesquisa mais elaborada, objetivando uma apresentação. Portanto, a sala será dividida em 5 grupos: 3 de pesquisa e 2 de auxilio e monitoramento.

DicaOs grupos poderão ser formados por um número menor de participantes ou mesmo poderá ser feito apenas um grupo abrangendo toda a sala, desde que o desenvolvimento da atividade não seja prejudicado.

Grupo 1- História das Olimpíadas: O professor, fornecerá algumas dicas de busca, como por exemplo: como tiveram início as Olimpíadas, o lugar onde começaram, os primeiros países a participar, os “ideais” iniciais, os esportes que fizeram parte das primeiras Olimpíadas e os esportes atuais, a comparação com os jogos modernos e contemporâneos, costumes das diferentes épocas, vestimentas, bandeiras, a festa de abertura, confraternização de finalização, o significado da vitória e da perda, sistemas de marcação usados em algumas modalidades, etc.

Observação Entende-se por “ideais” iniciais os motivos que estavam por detrás da história, a prov ação de alguma idéia ou supremacia.

Grupo 2- Os esportes coletivos: O professor fornecerá algumas dicas de busca: regras curiosas, curiosidades históricas, vestimentas e recordes. Os países que se destacaram e as prováveis explicações, etc.

Grupo 3- Os esporte s individuais: O pro fessor fornecerá dicas de busca: regras curiosas, curiosidades hist óricas, vestimentas e recordes. Os países que se destacaram e as prováveis explicações.

Grupo 4 - *filmagem: responsável por filmar a organização e a falta dela nos grupos, a execução das tarefas e a distribuição entre os membros das tarefas e o comportamento individual dos colegas nos momentos principalmente das apresentações. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como camera de celular, filmadora, etc.

DicaInteressante que os alunos desse grupo sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado(os mais inquietos, os pouco interessados , aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)

Grupo 5- Os alunos desse grupo servirão de apoio a todos os demais, facilitando a pesquisa e a obtenção de resultados. Apoio de alunos para otimização dos grupos e aproveitamento do tempo.

Sempre que possível, compare as relações entre a vida pessoal, a vida cotidiana, com a vida dos atletas. Demonstre o quão parecidas elas são uma vez que todos precisamos ter garra para vencer na vida, assim como coragem, persistência, união. União que será de grande valia para o trabalho em grupo dar resultado.

Discuta, então, com seus alunos:

Quais os pontos que mais necessitam de atenção? Precisamos de disciplina para executar quais os tipos de trabalhos? Existe alguma relação entre a disciplina e o resultado? Por quê? O que esperar desta pesquisa?

Em seguida, já com os grupos formados, inicie os trabalhos propondo discussões em grupo ajudando a avaliar as melhores formas de executar cada segmento de pesquisa.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser feita a todo momento , desde o início até o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • angela aparecida pereira, secretaria municipal de educação do rio de jeniro , Rio de Janeiro - disse:
    byacromio@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá, considero que trabalhar a discução as aulas de educação física é um elemento da prética educacional muito interessante , pois me abriu diversos leque para trabalhar cidadania e atitude.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.