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O desafio de jogar com outro.

 

10/12/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a trabalhar com o outro para construir estratégias que superem os desafios colocados pelo professor;

Observar a ação dos materiais, suas reações e como foi produzido o efeito desejado;

Explicar as causas pelas quais acontecem ou não, determinados fenômenos;

Aprender a expor o seu pensamento e a falar sobre o que fez e o que sentiu.

Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Reservar e delimitar com cones, um espaço amplo e plano para ser utilizado pelos alunos durante a aula.

Após a delimitação do espaço de aula, o professor deve:

  1. Separar três tipos de materiais diferentes – bola pequena de borracha, bambolê e cordas pequenas (aproximadamente 1,5 metros);
  2. Para definir a quantidade de cada material, o professor deverá dividir o número total de alunos pela quantidade de tipos de materiais que serão utilizados. Exemplo: para uma turma de 30 alunos, o professor separará 10 bolas, 10 bambolês e 10 cordas.
  3. Definir e marcar com giz no piso, o local para deixar todos os materiais que serão utilizados na aula.
  4. Definir e marcar com giz no piso, o local que os alunos permanecerão durante a realização da aula.   

Aulas 1, 2 e 3   

1º Momento: 

Solicitar que cada aluno convide um colega para fazer a aula de hoje, formando uma duplinha.

Orientar que cada duplinha se desloque com o professor, de mãos dadas, para o espaço de aula.

Ao chegar ao espaço de aula, apresentar para os alunos o local em que deverão permanecer durante a aula e os pontos de referência que delimitam esse local.

Explicar também aos alunos, que ao serem solicitados, eles deverão voltar para esse espaço e ouvir o que o professor tem a dizer.

Antes de prosseguir com a aula, é importante que o professor confirme com todos os alunos se entenderam até onde podem deslocar para fazer a aula, perguntando:

“Qual duplinha gostaria de nos mostrar o espaço que faremos a aula de hoje?”   

Rever quais são os pontos de referência que delimitam esse espaço, a necessidade de respeitá-lo e as consequências para quem ultrapassá-lo.

Sugestão de organização do espaço de aula:

Solicitar a cada duplinha que peguem dois materiais diferentes – bola e bambolê, ou corda e bambolê, ou bola e corda - e sentem-se em um dos locais destinados a eles (setor 1 ou setor 2).

Depois que todos os alunos estiverem sentados, propor que em dupla, verifiquem quais são os movimentos que podem ser feitos com os materiais que escolheram.

2º Momento:

Propor aos alunos que explorem o material livremente e mostrem que movimentos são capazes de fazer com este material.

Lembrar que é preciso respeitar o espaço destinado a aula.

Propor desafios tais como:

  1. “Mostre para seu colega, quais são os movimentos diferentes que você consegue fazer com seu material. Agora, é a vez de seu colega mostrar para você.”
  2. “Troque de material com seu colega. Vocês conseguem repetir os movimentos que foram feitos? Conseguem também, inventar outros movimentos com esse novo material? Quais?”
  3. “Agora, será que vocês dois conseguem fazer o mesmo movimento com o material que escolheram?”
  4. “Qual duplinha consegue juntar os dois materiais com um colega e fazer uma única ação ou movimento? Será que o outro colega consegue repetir ou inventar outra ação ou movimento?”
  5. “Agora, cada duplinha é livre para fazer o que quiser com os materiais.”

Durante a realização da atividade, o professor deve observar quais foram as possibilidades e combinações de movimentos realizados pelos alunos.

Após dez ou quinze minutos de exploração, reunir as duplinhas com seus materiais nos locais reservados a eles.

O professor deverá se posicionar no meio dos dois locais e solicitar aos alunos que coloquem no colo, seus materiais para descansar.

Orientar a cada duplinha, que mostrem para os outros, quais foram os movimentos que conseguiram realizar, perguntando:

  1. “O que vocês conseguiram fazer?”
  2. “Qual duplinha quer apresentar o movimento mais fácil que fez com os materiais escolhidos? Por que esse movimento foi fácil?”
  3. “Qual foi o movimento mais difícil de fazer? Por que esse movimento foi difícil?”
  4. “O que você tentou fazer e não conseguiu? Por quê?”
  5. “Teve algum movimento que você viu outra duplinha  fazer e achou interessante? Mostre-nos o que foi.”
  6. “Vocês conseguiram fazer tudo que tiveram vontade? Por quê?”   

É importante estabelecer uma rotina de diálogo durante a realização dessas aulas, no sentido, de procurar aproximar o aluno da percepção da totalidade de suas ações frente ao material utilizado. Para tal, sugerimos que durante a socialização das experiências vivenciadas pelos alunos, o professor garanta que:

  1. Os alunos falem e expliquem o que fizeram para conseguir realizar o movimento;
  2. Após explicarem, os alunos devem demonstrar o movimento realizado;
  3. Os demais alunos devem escutar, visualizar e entender o que foi explicado;
  4. Avaliar se o movimento que os alunos disseram que fizeram (o que pensa), está de acordo com o movimento demonstrado (o que se fez) e o que sentiu ao fazer este movimento (o que sente).   

3º Momento:

Desafiar sempre os alunos a produzirem um efeito desejado com um dos materiais escolhidos, a explicarem como foi produzido este efeito e quais foram as ações necessárias para conseguir produzí-lo.

Sugerir atividades que explorem os materiais enquanto objetos para serem equilibrados, lançados ou transportados.

Para realizar essas atividades, informar aos alunos que eles devem:

  1. Escolher dentre os dois materiais que estão com eles, um para iniciar as atividades;
  2. O material escolhido deve ficar com um aluno no setor 1; o outro que sobrou, seu colega da dupla deve ir com ele para o setor 2 e guardá-lo nesse setor.
  3. Nenhum outro aluno poderá pegar o material que ficou guardado no setor 2.
  4. Todos os alunos do setor 1 e do setor 2 deverão fazer uma fila e ficar de frente para o outro colega da dupla.
  5. Um componente da dupla deve fazer a primeira atividade e, após realizá-la, entregará o material para seu colega. Somente após receber o material é que o outro colega fará a atividade proposta.

Sugestão de organização do espaço de aula:

Sugestões de atividades relacionadas com o equilíbrio e transporte do material escolhido por cada dupla de alunos:

  1. Para o aluno que está no setor 1: “Atenção! Quero ver quem consegue levar e entregar seu material mais rápido para o colega que está no setor 2?”
  2. Para o aluno que está no setor 2: “Agora, quem pegou o material que o colega trouxe, tem que levá-lo rapidinho para o setor 1. Quem chegará primeiro?”
  3. Para o aluno que chegou no setor 1: “Será que você consegue levar esse material para seu colega que está no setor 2 sem utilizar as mãos? Como é que você vai fazer para isso acontecer?”
  4. Para o aluno que está no setor 2: “Agora complicou! Quem pegou o material que o colega trouxe, tem que levá-lo para o setor 1 sem utilizar as mãos e sem repetir o movimento que o seu colega fez. Quem vai conseguir? Se precisar de alguma dica, peça para seu colega de dupla, certo?”
  5. Para o aluno que chegou no setor 1: “Será que você consegue levar esse material para seu colega utilizando outra parte de seu corpo?”
  6. Para o aluno que está no setor 2: “Vou complicar mais um pouquinho. Você que pegou o material que o seu colega trouxe, invente outra maneira de levar esse material para o setor 1. Chegando lá, guarde este material e espere seu colega chegar até você.
  7. Para o aluno que ficou no setor 2: “Será que você consegue levar esse material com seu pé para o setor 1 e entregar para seu colega?”
  8. Para o aluno que já estava no setor 1: “Após receber o material que seu colega trouxe, você consegue inventar outra maneira de levar esse material com seu pé lá para o setor 2?”
  9. Para o aluno que chegou no setor 2: “Descanse um pouquinho, pois, vem outro desafio. E esse é dos bons! Eu quero ver como é que você vai fazer para jogar ou rolar seu material para frente e pular ele, pelo menos três vezes até entregá-lo ao seu colega que está lá no setor 1.”
  10. Para o aluno que está no setor 1: “Será que você consegue fazer o mesmo até chegar no setor 2?
  11. “Agora cuidado! Cada colega deve pegar o material que está em seu setor. Será que vocês dois, conseguem ir andando e jogando o material para cima e pegando-o antes que ele caia no solo, até onde eu estou, no meio do espaço de aula, e esperar seu colega chegar?”
  12. “Pronto, chegaram! Quem deixou o material cair?”
  13. “Agora, troquem de material e voltem para o seu setor, andando e jogando o material para cima e pegando-o, antes que ele caia no solo.”

Terminada essas primeiras atividades, o professor informará aos alunos que eles devem:

  1. Pegar seus materiais e sentar com seu colega, no centro do espaço de aula;
  2. Colocar seus materiais para descansar no colo de cada um;
  3. Escutar com atenção o que o professor tem para dizer.

Nesse momento, o professor deve conversar com os alunos, solicitando que expliquem como conseguiram realizar os desafios propostos. Sugestões:

  1. “Qual foi o desafio mais difícil que cada duplinha achou? Por quê?”
  2. “O que você teve que fazer para conseguir realizar esse movimento solicitado?”
  3. “A maneira que pensou em fazer deu certo? Por quê?”
  4. “Foi preciso solicitar ajuda para seu colega? Ele ajudou?”
  5. “Alguma duplinha encontrou outra maneira de superar esse desafio? Qual foi essa maneira?”
  6. “Qual foi o desafio que vocês acharam mais fácil? Por quê?”
  7. “Alguma duplinha encontrou outro desafio que considera ser mais fácil? Qual desafio?”

 

4º Momento: 

Manter a mesma organização do espaço de aula, porém, todas as duplinha ficarão no setor 1, com um colega de frente para o outro. Solicitar que escolham apenas um material para continuar a aula.

Informar que eles serão desafiados a conseguir realizar atividades relacionadas com o lançamento do material escolhido para esse momento. Sugestões de desafios:

  1. “Vocês conseguem com as duas mãos, jogar o material para o seu colega pegar, sem que o material toque no solo?”
  2. “Qual é a dupla que consegue fazer isso, andando até o setor 2?
  3. “Será que vocês conseguem voltar para o setor 1, correndo e jogando o material para seu companheiro, sem deixar cair?
  4. “Qual dupla que conseguiu ir ao setor 2 e voltar para o setor 1 jogando o material sem deixá-lo cair? Expliquem o que tiveram que fazer para que conseguissem superar esse desafio. Que dicas vocês dariam para aquelas duplinhas que não conseguiram jogar o material para o colega pegar sem deixá-lo cair no solo?”
  5. “Vamos experimentar se as dicas dão certo? Então, vamos andando até o setor 2 e voltamos correndo para o setor 1, jogando o material para nosso coleguinha pegar sem deixá-lo cair.”
  6. “Alguma outra duplinha conseguiu superar esse desafio? Deu certo a dica dos coleguinhas? Alguma dupla conseguiu fazer esse desafio utilizando outra maneira de realizá-la?”
  7. “Vocês conseguem jogar o material e o colega bater palmas antes de pegá-lo, sem que o material toque no solo?”
  8. “Qual duplinha consegue ir até o setor 2 e voltar jogando o material com o colega batendo palmas antes de pegá-lo, sem que o material toque no solo?
  9. “E agora, será que vocês conseguem fazer isso com o outro material?”
  10. “Bom, pra terminar, o super, hiper e baita último desafio: Quero ver, qual duplinha vai conseguir fazer o que vou falar. Olhem só! Esse desafio é quase impossível de alguém conseguir.” “A duplinha deverá pegar seus dois materiais e ficar um colega de frente para o outro. Eu quero ver, qual duplinha vai conseguir jogar ao mesmo tempo, um material de um colega para o outro. Eh! É isso mesmo! Vocês terão que trocar os materiais que vocês escolheram, jogando um para o outro, ao mesmo tempo, e sem deixar os materiais caírem no solo.” “Quem vai ter coragem de tentar superar esse desafio?”
  11. “Qual dupla conseguiu? Explique-me o que tiveram que fazer para dar conta de fazer esse desafio. Que dica vocês sugerem para os colegas que não conseguiram?”
  12. “Vamos tentar novamente?”
  13. “E aí, alguma dupla conseguiu superar o hiper, super e baita desafio?”

Encerrar a aula, informando que a próxima aula será realizada dentro da classe e que eles deverão manter a mesma duplinha. Pedir para que cada dupla não esquecer quem foi seu coleguinha nesta aula.

Aula 4

Reunir os alunos na sala de aula e solicitar que cada duplinha faça um único desenho, numa metade de uma cartolina, da atividade que mais gostou de fazer com o seu colega.

Para isso ser possível, é necessário que eles conversem e definam juntos, qual foi a atividade mais interessante e prazerosa realizada pela duplinha nas aulas anteriores.

Nesse desenho, os alunos deverão explicitar:

  1. As características físicas de cada componente da duplinha;
  2. Os sentimentos de cada componente durante a realização da atividade escolhida;
  3. As características do/s material/is utilizado/s durante a atividade escolhida pela dupla.
  4. Se conseguirem, escrever o nome da duplinha e dos demais colegas.

 

Ao término, organizar um painel com todos os desenhos para serem afixados no mural da escola, para que todos vejam, inclusive, seus pais quando forem buscá-los na escola.

Recursos Complementares

FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. Formas jogadas como estratégia lúdica de ensino no contexto do jogo na educação infantil. Revista Especial em Educação Física. Uberlândia, v. 1, p. 34 – 48. 2003. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/e_formas_jogadas_elizabet.pdf. Acesso em 18/11/2010.   

Avaliação

Observar a participação, interesse e satisfação das duplinhas durante a realização dos desafios propostos nas aulas.

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu trabalhar em dupla, superando os desafios propostos pelo professor, bem como, falar sobre o que fez e o que sentiu.

Avaliar se o desenho criado pela duplinha contempla todas as informações solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • silvania Linck, E.M.E.F. 25 DE JULHO , Rio Grande do Sul - dijo:
    silvania.linck@gmail.com

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    É uma aula bem eleborada. Proporciona diversas possibilidades de conhecimento para o aluno e muitas possibilidades de intervenção ao professor. A partir desta aula, muitas outras poderam ser planejadas. Adorei!


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