Reservar e delimitar com cones, um espaço amplo e plano para ser utilizado pelos alunos durante a aula.
Após a delimitação do espaço de aula, o professor deve:
- Separar três tipos de materiais diferentes – bola pequena de borracha, bambolê e cordas pequenas (aproximadamente 1,5 metros);
- Para definir a quantidade de cada material, o professor deverá dividir o número total de alunos pela quantidade de tipos de materiais que serão utilizados. Exemplo: para uma turma de 30 alunos, o professor separará 10 bolas, 10 bambolês e 10 cordas.
- Definir e marcar com giz no piso, o local para deixar todos os materiais que serão utilizados na aula.
- Definir e marcar com giz no piso, o local que os alunos permanecerão durante a realização da aula.
Aulas 1, 2 e 3
1º Momento:
Solicitar que cada aluno convide um colega para fazer a aula de hoje, formando uma duplinha.
Orientar que cada duplinha se desloque com o professor, de mãos dadas, para o espaço de aula.
Ao chegar ao espaço de aula, apresentar para os alunos o local em que deverão permanecer durante a aula e os pontos de referência que delimitam esse local.
Explicar também aos alunos, que ao serem solicitados, eles deverão voltar para esse espaço e ouvir o que o professor tem a dizer.
Antes de prosseguir com a aula, é importante que o professor confirme com todos os alunos se entenderam até onde podem deslocar para fazer a aula, perguntando:
“Qual duplinha gostaria de nos mostrar o espaço que faremos a aula de hoje?”
Rever quais são os pontos de referência que delimitam esse espaço, a necessidade de respeitá-lo e as consequências para quem ultrapassá-lo.
Sugestão de organização do espaço de aula:
Solicitar a cada duplinha que peguem dois materiais diferentes – bola e bambolê, ou corda e bambolê, ou bola e corda - e sentem-se em um dos locais destinados a eles (setor 1 ou setor 2).
Depois que todos os alunos estiverem sentados, propor que em dupla, verifiquem quais são os movimentos que podem ser feitos com os materiais que escolheram.
2º Momento:
Propor aos alunos que explorem o material livremente e mostrem que movimentos são capazes de fazer com este material.
Lembrar que é preciso respeitar o espaço destinado a aula.
Propor desafios tais como:
- “Mostre para seu colega, quais são os movimentos diferentes que você consegue fazer com seu material. Agora, é a vez de seu colega mostrar para você.”
- “Troque de material com seu colega. Vocês conseguem repetir os movimentos que foram feitos? Conseguem também, inventar outros movimentos com esse novo material? Quais?”
- “Agora, será que vocês dois conseguem fazer o mesmo movimento com o material que escolheram?”
- “Qual duplinha consegue juntar os dois materiais com um colega e fazer uma única ação ou movimento? Será que o outro colega consegue repetir ou inventar outra ação ou movimento?”
- “Agora, cada duplinha é livre para fazer o que quiser com os materiais.”
Durante a realização da atividade, o professor deve observar quais foram as possibilidades e combinações de movimentos realizados pelos alunos.
Após dez ou quinze minutos de exploração, reunir as duplinhas com seus materiais nos locais reservados a eles.
O professor deverá se posicionar no meio dos dois locais e solicitar aos alunos que coloquem no colo, seus materiais para descansar.
Orientar a cada duplinha, que mostrem para os outros, quais foram os movimentos que conseguiram realizar, perguntando:
- “O que vocês conseguiram fazer?”
- “Qual duplinha quer apresentar o movimento mais fácil que fez com os materiais escolhidos? Por que esse movimento foi fácil?”
- “Qual foi o movimento mais difícil de fazer? Por que esse movimento foi difícil?”
- “O que você tentou fazer e não conseguiu? Por quê?”
- “Teve algum movimento que você viu outra duplinha fazer e achou interessante? Mostre-nos o que foi.”
- “Vocês conseguiram fazer tudo que tiveram vontade? Por quê?”
É importante estabelecer uma rotina de diálogo durante a realização dessas aulas, no sentido, de procurar aproximar o aluno da percepção da totalidade de suas ações frente ao material utilizado. Para tal, sugerimos que durante a socialização das experiências vivenciadas pelos alunos, o professor garanta que:
- Os alunos falem e expliquem o que fizeram para conseguir realizar o movimento;
- Após explicarem, os alunos devem demonstrar o movimento realizado;
- Os demais alunos devem escutar, visualizar e entender o que foi explicado;
- Avaliar se o movimento que os alunos disseram que fizeram (o que pensa), está de acordo com o movimento demonstrado (o que se fez) e o que sentiu ao fazer este movimento (o que sente).
3º Momento:
Desafiar sempre os alunos a produzirem um efeito desejado com um dos materiais escolhidos, a explicarem como foi produzido este efeito e quais foram as ações necessárias para conseguir produzí-lo.
Sugerir atividades que explorem os materiais enquanto objetos para serem equilibrados, lançados ou transportados.
Para realizar essas atividades, informar aos alunos que eles devem:
- Escolher dentre os dois materiais que estão com eles, um para iniciar as atividades;
- O material escolhido deve ficar com um aluno no setor 1; o outro que sobrou, seu colega da dupla deve ir com ele para o setor 2 e guardá-lo nesse setor.
- Nenhum outro aluno poderá pegar o material que ficou guardado no setor 2.
- Todos os alunos do setor 1 e do setor 2 deverão fazer uma fila e ficar de frente para o outro colega da dupla.
- Um componente da dupla deve fazer a primeira atividade e, após realizá-la, entregará o material para seu colega. Somente após receber o material é que o outro colega fará a atividade proposta.
Sugestão de organização do espaço de aula:
Sugestões de atividades relacionadas com o equilíbrio e transporte do material escolhido por cada dupla de alunos:
- Para o aluno que está no setor 1: “Atenção! Quero ver quem consegue levar e entregar seu material mais rápido para o colega que está no setor 2?”
- Para o aluno que está no setor 2: “Agora, quem pegou o material que o colega trouxe, tem que levá-lo rapidinho para o setor 1. Quem chegará primeiro?”
- Para o aluno que chegou no setor 1: “Será que você consegue levar esse material para seu colega que está no setor 2 sem utilizar as mãos? Como é que você vai fazer para isso acontecer?”
- Para o aluno que está no setor 2: “Agora complicou! Quem pegou o material que o colega trouxe, tem que levá-lo para o setor 1 sem utilizar as mãos e sem repetir o movimento que o seu colega fez. Quem vai conseguir? Se precisar de alguma dica, peça para seu colega de dupla, certo?”
- Para o aluno que chegou no setor 1: “Será que você consegue levar esse material para seu colega utilizando outra parte de seu corpo?”
- Para o aluno que está no setor 2: “Vou complicar mais um pouquinho. Você que pegou o material que o seu colega trouxe, invente outra maneira de levar esse material para o setor 1. Chegando lá, guarde este material e espere seu colega chegar até você.
- Para o aluno que ficou no setor 2: “Será que você consegue levar esse material com seu pé para o setor 1 e entregar para seu colega?”
- Para o aluno que já estava no setor 1: “Após receber o material que seu colega trouxe, você consegue inventar outra maneira de levar esse material com seu pé lá para o setor 2?”
- Para o aluno que chegou no setor 2: “Descanse um pouquinho, pois, vem outro desafio. E esse é dos bons! Eu quero ver como é que você vai fazer para jogar ou rolar seu material para frente e pular ele, pelo menos três vezes até entregá-lo ao seu colega que está lá no setor 1.”
- Para o aluno que está no setor 1: “Será que você consegue fazer o mesmo até chegar no setor 2?
- “Agora cuidado! Cada colega deve pegar o material que está em seu setor. Será que vocês dois, conseguem ir andando e jogando o material para cima e pegando-o antes que ele caia no solo, até onde eu estou, no meio do espaço de aula, e esperar seu colega chegar?”
- “Pronto, chegaram! Quem deixou o material cair?”
- “Agora, troquem de material e voltem para o seu setor, andando e jogando o material para cima e pegando-o, antes que ele caia no solo.”
Terminada essas primeiras atividades, o professor informará aos alunos que eles devem:
- Pegar seus materiais e sentar com seu colega, no centro do espaço de aula;
- Colocar seus materiais para descansar no colo de cada um;
- Escutar com atenção o que o professor tem para dizer.
Nesse momento, o professor deve conversar com os alunos, solicitando que expliquem como conseguiram realizar os desafios propostos. Sugestões:
- “Qual foi o desafio mais difícil que cada duplinha achou? Por quê?”
- “O que você teve que fazer para conseguir realizar esse movimento solicitado?”
- “A maneira que pensou em fazer deu certo? Por quê?”
- “Foi preciso solicitar ajuda para seu colega? Ele ajudou?”
- “Alguma duplinha encontrou outra maneira de superar esse desafio? Qual foi essa maneira?”
- “Qual foi o desafio que vocês acharam mais fácil? Por quê?”
- “Alguma duplinha encontrou outro desafio que considera ser mais fácil? Qual desafio?”
4º Momento:
Manter a mesma organização do espaço de aula, porém, todas as duplinha ficarão no setor 1, com um colega de frente para o outro. Solicitar que escolham apenas um material para continuar a aula.
Informar que eles serão desafiados a conseguir realizar atividades relacionadas com o lançamento do material escolhido para esse momento. Sugestões de desafios:
- “Vocês conseguem com as duas mãos, jogar o material para o seu colega pegar, sem que o material toque no solo?”
- “Qual é a dupla que consegue fazer isso, andando até o setor 2?
- “Será que vocês conseguem voltar para o setor 1, correndo e jogando o material para seu companheiro, sem deixar cair?
- “Qual dupla que conseguiu ir ao setor 2 e voltar para o setor 1 jogando o material sem deixá-lo cair? Expliquem o que tiveram que fazer para que conseguissem superar esse desafio. Que dicas vocês dariam para aquelas duplinhas que não conseguiram jogar o material para o colega pegar sem deixá-lo cair no solo?”
- “Vamos experimentar se as dicas dão certo? Então, vamos andando até o setor 2 e voltamos correndo para o setor 1, jogando o material para nosso coleguinha pegar sem deixá-lo cair.”
- “Alguma outra duplinha conseguiu superar esse desafio? Deu certo a dica dos coleguinhas? Alguma dupla conseguiu fazer esse desafio utilizando outra maneira de realizá-la?”
- “Vocês conseguem jogar o material e o colega bater palmas antes de pegá-lo, sem que o material toque no solo?”
- “Qual duplinha consegue ir até o setor 2 e voltar jogando o material com o colega batendo palmas antes de pegá-lo, sem que o material toque no solo?
- “E agora, será que vocês conseguem fazer isso com o outro material?”
- “Bom, pra terminar, o super, hiper e baita último desafio: Quero ver, qual duplinha vai conseguir fazer o que vou falar. Olhem só! Esse desafio é quase impossível de alguém conseguir.” “A duplinha deverá pegar seus dois materiais e ficar um colega de frente para o outro. Eu quero ver, qual duplinha vai conseguir jogar ao mesmo tempo, um material de um colega para o outro. Eh! É isso mesmo! Vocês terão que trocar os materiais que vocês escolheram, jogando um para o outro, ao mesmo tempo, e sem deixar os materiais caírem no solo.” “Quem vai ter coragem de tentar superar esse desafio?”
- “Qual dupla conseguiu? Explique-me o que tiveram que fazer para dar conta de fazer esse desafio. Que dica vocês sugerem para os colegas que não conseguiram?”
- “Vamos tentar novamente?”
- “E aí, alguma dupla conseguiu superar o hiper, super e baita desafio?”
Encerrar a aula, informando que a próxima aula será realizada dentro da classe e que eles deverão manter a mesma duplinha. Pedir para que cada dupla não esquecer quem foi seu coleguinha nesta aula.
Aula 4
Reunir os alunos na sala de aula e solicitar que cada duplinha faça um único desenho, numa metade de uma cartolina, da atividade que mais gostou de fazer com o seu colega.
Para isso ser possível, é necessário que eles conversem e definam juntos, qual foi a atividade mais interessante e prazerosa realizada pela duplinha nas aulas anteriores.
Nesse desenho, os alunos deverão explicitar:
- As características físicas de cada componente da duplinha;
- Os sentimentos de cada componente durante a realização da atividade escolhida;
- As características do/s material/is utilizado/s durante a atividade escolhida pela dupla.
- Se conseguirem, escrever o nome da duplinha e dos demais colegas.
Ao término, organizar um painel com todos os desenhos para serem afixados no mural da escola, para que todos vejam, inclusive, seus pais quando forem buscá-los na escola.