Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História da televisão.

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer a origem da televisão no Brasil;
  •   comparar alguns programas antigos e atuais da televisão;
  •   respeitar a opinião dos colegas;
  •   organizar um programa de TV.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História da televisão.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

Inicie a aula conversando com as crianças sobre os programas de televisão da atualidade. Proponha questões do tipo:

a) Que programas de TV vocês mais gostam de assistir? Por quê?

b) Em que canal ele(s) passa(m)?

c) Em que horário?

Registre esse levantamento na lousa ou em uma folha de papel madeira. Em turmas maiores, proponha que os alunos construam gráficos com os programas mais assistidos. Para isso, utilizarão o programa Excel.

Fonte: amparonews.blogspot.com

Fonte: realtimespadtv.wordpress.com

2ª ATIVIDADE

Divididos em pequenos grupos, peça que os alunos levantem informações sobre a história da TV no Brasil. Para isso, poderão pesquisar nos livros disponíveis na biblioteca da escola ou na Internet, utilizando os computadores do laboratório de informática. Tais informações devem ser socializadas, no momento seguinte, para a turma inteira, no forma de miniseminários.

Fonte: energiaeficiente.com.br

Fonte: guic83.wordpress.com

3ª ATIVIDADE

Utilizando os mesmos grupos do momento anterior, solicite que os alunos pesquisem as mudanças e permanências em programas da TV brasileira. Dêem preferência àqueles que têm pelo menos uma década de existência, para que seja possível tal comparação. Para conseguir as imagens, os alunos poderão visitar o site Youtube; a lista de programas a serem comparados poderá ser decidida coletivamente no grande grupo.

Deverá ser utilizada a mesma técnica de miniseminários, proposta na atividade anterior, para a apresentação das análises, utilizando-se de trechos das imagens coletadas para a exemplicação do que está sendo dito.

 

4ª ATIVIDADE

Criem, no grande grupo, um programa de TV. Para isso:

a) Escolham o gênero e o público alvo;

b) escrevam um roteiro e decidam os papéis de cada um;

c) ensaiem várias vezes;

d) apresentem para as outras turmas da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Em uma roda de conversa, o professor deverá observar se os alunos:

- conhecem a origem da televisão no Brasil;   

- comparam alguns programas antigos e atuais da televisão;   

- respeitam a opinião dos colegas, em relação aos programas de TV que assistem;   

- organizam um programa de TV.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Hermes, EMEF ILDO MENEGHETTI , Rio Grande do Sul - disse:
    marciatvalduga@bol.com.br

    29/09/2013

    Três estrelas

    Achei muito interessantes as atividades propostas, no entanto, não acho que as mesmas sejam adequadas a turma a que se destinam. Com meus alunos do 2º ano já seria bem mais fácil.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.