17/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
História da televisão.
1ª ATIVIDADE
Inicie a aula conversando com as crianças sobre os programas de televisão da atualidade. Proponha questões do tipo:
a) Que programas de TV vocês mais gostam de assistir? Por quê?
b) Em que canal ele(s) passa(m)?
c) Em que horário?
Registre esse levantamento na lousa ou em uma folha de papel madeira. Em turmas maiores, proponha que os alunos construam gráficos com os programas mais assistidos. Para isso, utilizarão o programa Excel.
Fonte: amparonews.blogspot.com
Fonte: realtimespadtv.wordpress.com
2ª ATIVIDADE
Divididos em pequenos grupos, peça que os alunos levantem informações sobre a história da TV no Brasil. Para isso, poderão pesquisar nos livros disponíveis na biblioteca da escola ou na Internet, utilizando os computadores do laboratório de informática. Tais informações devem ser socializadas, no momento seguinte, para a turma inteira, no forma de miniseminários.
Fonte: energiaeficiente.com.br
Fonte: guic83.wordpress.com
3ª ATIVIDADE
Utilizando os mesmos grupos do momento anterior, solicite que os alunos pesquisem as mudanças e permanências em programas da TV brasileira. Dêem preferência àqueles que têm pelo menos uma década de existência, para que seja possível tal comparação. Para conseguir as imagens, os alunos poderão visitar o site Youtube; a lista de programas a serem comparados poderá ser decidida coletivamente no grande grupo.
Deverá ser utilizada a mesma técnica de miniseminários, proposta na atividade anterior, para a apresentação das análises, utilizando-se de trechos das imagens coletadas para a exemplicação do que está sendo dito.
4ª ATIVIDADE
Criem, no grande grupo, um programa de TV. Para isso:
a) Escolham o gênero e o público alvo;
b) escrevam um roteiro e decidam os papéis de cada um;
c) ensaiem várias vezes;
d) apresentem para as outras turmas da escola.
Endereços para a consulta do professor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1245
Em uma roda de conversa, o professor deverá observar se os alunos:
- conhecem a origem da televisão no Brasil;
- comparam alguns programas antigos e atuais da televisão;
- respeitam a opinião dos colegas, em relação aos programas de TV que assistem;
- organizam um programa de TV.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/09/2013
Três estrelasAchei muito interessantes as atividades propostas, no entanto, não acho que as mesmas sejam adequadas a turma a que se destinam. Com meus alunos do 2º ano já seria bem mais fácil.