Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto jornalístico.

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar as características de um texto jornalístico;
  •  Identificar permanências e mudanças na organização dos jornais locais;
  • Cooperar com a confecção de um jornal.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor iniciará uma conversa na roda com as crianças sobre o jornal, questionando:

  -Alguém conhece um jornal?

 - Quem tem jornal em casa?

 - Quem em sua casa ler ou assiste algum jornal?

 - Alguém sabe o nome de um jornal?

Após esses questionamentos, o professor apresentará um vídeo sobre a história do jornal, disponível no link  http://www.youtube.com/watch?v=EhLiNjVvru4

Em seguida, em um grande circulo, as crianças irão expressar de forma oral o que assistiram no vídeo. O professor poderá anotar as informações das crianças na lousa ou papel madeira.

 

2º MOMENTO:

Fonte:  http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jornal-impressoinserindo-informacao-sala-aula.htm

 

Dando continuidade a aula, o professor levará alguns jornais para a turma e explicará que o jornal é um meio de comunicação onde ficamos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal, há sessões com vários tipos de textos como: notícias, reportagens, dicas culturais, classificados, carta dos leitores, etc. Em seguida, o professor lerá uma notícia do jornal explicando do que se trata o texto. Após a leitura, as crianças formarão grupos. O professor distribuirá jornais para os grupos solicitando que folheiem o jornal, observando o que contém nele. Em seguida, os grupos escolherão uma notícia  para ler e apresentar para os demais grupos. Após as apresentações, o professor poderá questionar as crianças: que notícia os grupos leram? Que elementos aparecem na notícia? Qual notícia chamou mais sua atenção? Por quê? Depois dos questionamentos, as crianças poderão representar com desenhos a notícia que mais gostou utlizando materiais da sala.

 Consulte o link abaixo para mais informações:

 http://www.youtube.com/watch?v=Qii9iKjjdoE  

 

3º MOMENTO:

As crianças em casa com ajuda de um adulto assistirão um jornal da emissora de sua preferência. Em sala de aula, apresentarão para a turma o noticiário, explicando de que se tratava a notícia, que jornal assistiu o que mais chamou atenção. Posteriormente, o professor poderá combinar com a turma uma visita no jornal local da cidade para conhecer como trabalham os profissionais desta área. Caso a cidade não tenha  jornal, a turma poderá convidar um profissional desta área para fazer uma entrevista. As crianças escolherão um representante da sala para fazer as perguntas que deverão ser elaboradas com a orientação do professor.

Exemplo de algumas perguntas que poderão ser feitas ao entrevistado, podendo haver alguma alteração ou curiosidade no decorrer da entrevista.

Como surgiu esse nome para o jornal?

Como se fazia o jornal antigamente?

Como são escolhidas as matérias?

Que tipo de matéria chama mais atenção do leitor?

 

 

 

 

 

4º MOMENTO:

Neste momento, as crianças confeccionarão um jornal. Para confecção, o professor orientará as crianças, explicando como deverão proceder.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se o aluno:

 Identifica as características de um texto jornalístico;

 Identifica permanências e mudanças na organização dos jornais locais;

 Coopera com a confecção de um jornal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Michelle Bedin, Escola Municipal Egon Werner Bercht , Paraná - disse:
    miche.bedin@gmail.com

    01/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei das ativividades e das dicas dos vídeos, porém fiquei com uma dúvida justamente no momento da avaliação. Ela se daria de forma oral ou escrita? Para o professor avaliar esses conhecimentos a atividade deve ser individual...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.