17/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário.
O professor iniciará uma conversa na roda com as crianças sobre o jornal, questionando:
-Alguém conhece um jornal?
- Quem tem jornal em casa?
- Quem em sua casa ler ou assiste algum jornal?
- Alguém sabe o nome de um jornal?
Após esses questionamentos, o professor apresentará um vídeo sobre a história do jornal, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=EhLiNjVvru4
Em seguida, em um grande circulo, as crianças irão expressar de forma oral o que assistiram no vídeo. O professor poderá anotar as informações das crianças na lousa ou papel madeira.
Dando continuidade a aula, o professor levará alguns jornais para a turma e explicará que o jornal é um meio de comunicação onde ficamos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal, há sessões com vários tipos de textos como: notícias, reportagens, dicas culturais, classificados, carta dos leitores, etc. Em seguida, o professor lerá uma notícia do jornal explicando do que se trata o texto. Após a leitura, as crianças formarão grupos. O professor distribuirá jornais para os grupos solicitando que folheiem o jornal, observando o que contém nele. Em seguida, os grupos escolherão uma notícia para ler e apresentar para os demais grupos. Após as apresentações, o professor poderá questionar as crianças: que notícia os grupos leram? Que elementos aparecem na notícia? Qual notícia chamou mais sua atenção? Por quê? Depois dos questionamentos, as crianças poderão representar com desenhos a notícia que mais gostou utlizando materiais da sala.
Consulte o link abaixo para mais informações:
http://www.youtube.com/watch?v=Qii9iKjjdoE
As crianças em casa com ajuda de um adulto assistirão um jornal da emissora de sua preferência. Em sala de aula, apresentarão para a turma o noticiário, explicando de que se tratava a notícia, que jornal assistiu o que mais chamou atenção. Posteriormente, o professor poderá combinar com a turma uma visita no jornal local da cidade para conhecer como trabalham os profissionais desta área. Caso a cidade não tenha jornal, a turma poderá convidar um profissional desta área para fazer uma entrevista. As crianças escolherão um representante da sala para fazer as perguntas que deverão ser elaboradas com a orientação do professor.
Exemplo de algumas perguntas que poderão ser feitas ao entrevistado, podendo haver alguma alteração ou curiosidade no decorrer da entrevista.
Como surgiu esse nome para o jornal?
Como se fazia o jornal antigamente?
Como são escolhidas as matérias?
Que tipo de matéria chama mais atenção do leitor?
Neste momento, as crianças confeccionarão um jornal. Para confecção, o professor orientará as crianças, explicando como deverão proceder.
Jornal impresso: http://www.youtube.com/watch?v=v999vDX0ma4
Jornal online e impresso: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=284151
Artigo jornalístico: http://lucajor.vilabol.uol.com.br/artigojornalistico.htm
O professor deverá observar se o aluno:
Identifica as características de um texto jornalístico;
Identifica permanências e mudanças na organização dos jornais locais;
Coopera com a confecção de um jornal.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2011
Quatro estrelasGostei das ativividades e das dicas dos vídeos, porém fiquei com uma dúvida justamente no momento da avaliação. Ela se daria de forma oral ou escrita? Para o professor avaliar esses conhecimentos a atividade deve ser individual...