12/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
- O computador no dia a dia;
- Função e linguagem usada no computador.
O professor poderá iniciar a aula, questionando:
- Quem conhece um computador?
- Quem tem computador em casa?
- Para que serve o computador?
- Como podemos usar o computador?
Após esses questionamentos, o professor poderá anotar as informações que as crianças falaram na lousa ou papel madeira. Caso a escola tenha sala de multimídia, o professor convidará as crianças para visitar a sala e mostrar um computador.
As crianças irão à sala de multimídia ou outra sala que tenha acesso ao computador, e explicará as funções de cada equipamento (teclado, monitor, mouse e CPU). O professor poderá combinar com algum profissional desta área ou outra pessoa que entenda do assunto para auxiliar na explicação. Se a instituição não dispuser destes equipamentos, o professor poderá levar gravuras e apresentar a turma.
Fonte: http://prof-joao.zip.net/
Fonte: http://drdainformatica.blogspot.com/2010/07/monitor-lcd-e-crt.html
Fonte: http://www.notebooks-site.com/blog/logitec-lanca-novo-mouse-sem-fio-para-notebooks/
O professor continuará a aula solicitando uma pesquisa sobre a linguagem usada no computador. Para essa atividade, as crianças precisarão da ajuda de um adulto. Na sala de aula, numa grande roda as crianças expressarão oralmente as informações.
O professor levará as crianças na sala de multimídia para manusear o computador, como por exemplo: escrever seu nome, elaborar desenhos, escrever algumas informações que aprenderam sobre o computador, etc. Caso a instituição não disponha de uma sala de multimídia, o professor deverá providenciar antecipadamente um computador para este momento.
Links para consulta:
Historia do computador: http://pt.kioskea.net/contents/histoire/ordinateur.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador
http://www.mansano.com/beaba/hist_comp.aspx
Função e tipos de computadores: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/protipos.htm
O professor observará se:
Nomeia algumas situações em que usa o computador no seu cotidiano;
Conhece a função de alguns equipamentos do computador (CPU, teclado, mouse, monitor etc.);
Conhece a linguagem usada no computador;
Usa o computador para fazer um registro com desenhos e texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!