Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Computador e a Internet.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Nomear algumas situações em que usa o computador no seu cotidiano;
  •   Conhecer a função de alguns equipamentos do computador (CPU, teclado, mouse, monitor etc.);
  •   Conhecer a linguagem usada no computador;
  •   Usar o computador  para fazer um registro com desenhos e texto.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O computador no dia a dia;

- Função e linguagem usada no computador.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá iniciar a aula, questionando:

 - Quem conhece um computador?

 - Quem  tem computador em casa?

 - Para que serve o computador?

 - Como podemos usar o computador?

Após esses questionamentos, o professor poderá anotar as informações que as crianças falaram na lousa ou papel madeira. Caso a escola tenha sala de multimídia, o professor convidará as crianças para visitar a sala e mostrar um computador.

2º MOMENTO:

As crianças irão à sala de multimídia ou outra sala que tenha acesso ao computador, e explicará as funções de cada equipamento (teclado, monitor, mouse e CPU). O professor poderá combinar com algum profissional desta área ou outra pessoa que entenda do assunto para auxiliar na explicação. Se a instituição não dispuser destes equipamentos, o professor poderá levar gravuras e apresentar a turma.

Fonte:  http://prof-joao.zip.net/  

Fonte:  http://drdainformatica.blogspot.com/2010/07/monitor-lcd-e-crt.html  

Fonte:  http://www.notebooks-site.com/blog/logitec-lanca-novo-mouse-sem-fio-para-notebooks/ 

 

3º MOMENTO:

O professor continuará a aula solicitando uma pesquisa sobre a linguagem usada no computador. Para essa atividade,  as crianças precisarão da ajuda de um adulto. Na sala de aula, numa grande roda as crianças expressarão oralmente as informações.

4º MOMENTO:

O professor levará as crianças na sala de multimídia para manusear o computador, como por exemplo: escrever seu nome, elaborar desenhos, escrever algumas informações que aprenderam sobre o computador, etc. Caso a instituição  não disponha de uma sala de multimídia, o professor deverá providenciar antecipadamente um computador para este momento.

Recursos Complementares

Links para consulta:

Historia do computador:  http://pt.kioskea.net/contents/histoire/ordinateur.

                                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador       

                                http://www.mansano.com/beaba/hist_comp.aspx          

Função e tipos de computadores:  http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/protipos.htm 

Avaliação

O professor observará se:

 Nomeia algumas situações em que usa o computador no seu cotidiano; 

Conhece a função de alguns equipamentos do computador (CPU, teclado, mouse, monitor etc.);

Conhece a linguagem usada no computador; 

Usa o computador  para fazer um registro com desenhos e texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.