Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos Olímpicos II

 

12/07/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Organização de grupo
• Divisão de tarefas
• Controle emocional
• Concentração no objetivo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1


Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos comuns e diferentes. Aproximar as realidades.
Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:
• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.
Após a discussão, exibir os filmes:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=e3GQkwcfj0I&feature=related

Link: http://www.youtube.com/watch?v=gOhAMiMLeJI

O professor deverá, após a apresentação do vídeo, permitir a discussão sobre a importância da interação, a organização dos componentes de um grupo em qualquer trabalho, pontuando as abordagens que considerar mais interessantes.

Dica 2O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.

Continuando a aula e finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:
I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.

Dica 2Interessantes que os alunos desses grupos sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudan ça de consciência disciplinar , principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)

Aula 2


Organizar o material para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.
Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:

• Revistas;
• Jornais;
• Livros na biblioteca;
• Páginas na internet em sites especializados;
• Folders ou propaganda de lojas que contenham assuntos relacionados;
• Outros.


ObservaçãoOs Folders ou propagandas, item mencionado como material de busca, podem revelar curiosidades usada para algum comercial.

Dica 2Para que haja otimização do tempo, enquanto alguns componentes trabalham na pesquisa do material tipografados, outros podem ir ao laboratório de informática fazer a busca nos materiais virtuais.

Procure estar sempre em contato e supervisionando os grupos que pesquisam na internet, alertando sobre o foco no objetivo, para não desviarem, para não se deixar ir para outros rumos, a facilidade para se perder em ambiente virtual é enorme.

Discutir com os alunos as situações que aparecem durantes a procura (dispersão, conversas paralelas, etc), como também identificar possíveis erros na estratégia adotada pelo grupo que venha a prejudicar o andamento da aula.

Dica 2Professor, você pode usar o link http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm que apresenta um Sistema de Classificação de Esportes, desenvolvido com base nos critérios de cooperação, relação de oposição com o adversário e tipo de ambiente onde se realiza a prática esportiva de todos as modalidades olímpicas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será diretamente proporcional ao interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.