16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer elementos que permitam representar a partir de círculos, triângulos;
Representar tipos de triângulos a partir de círculos;
Identificar tipos de triângulos a partir de círculos.
Elementos de uma circunferência e uso de compasso.
Professor, a sugestão é trabalharmos este conteúdo com a participação dos alunos passo a passo, para que respondam, tão logo excutem as tarefas.
Solicite aos alunos que desenhem uma circunferência usando o compasso.
Com a abertura determinada, qualquer, matenham a mesma abertura ou seja, mesmo raio e façam outra circunferência, com dois pontos de intersecção com o primeiro.Exemplo:
Fonte: Criação da autora
Solicite que desenhem um triângulo unindo os centros das circunferências e um dos pontos de intersecção.
Professor, pergunte aos alunos que tipo de triângulo foi desenhado.Deverão observar que o triângulo possui dois lados iguais, então, o triângulo é isósceles.
Agora, solicite que os alunos desenhem uma circunferência com o compasso.
Peça que posicionem a ponta-seca do compaso em um ponto da circunferência.Mantenham o mesmo raio e desenhem outra circunferência, com dois pontos de intersecção com o primeiro.
Fonte: Criação da autora
Oriente-os para que façam um triângulo unindo os centros e traçando os raios de cada circunferência, do centro até um dos pontos de intersecção.
Pergunte aos alunos qual o nome deste triângulo.
Deverão perceber que os três lados do triângulo são iguais, então é o triângulo equilátero.Lembre-os que é possível traçar outro triângulo abaixo do primeiro.
Professor, solicite que os alunos tracem com o compasso,duas circunferências de raios diferentes, com dois pontos de intersecção.
Fonte: Criação da autora
Peça que unam os centros.Tracem o raio de cada circunferência, do centro até um dos pontos de intersecção.Professor, pergunte qual será o nome do próximo triângulo?
Fonte: Criação da autora
Os alunos deverão observar que os três lados do triângulo, possuem tamanhos diferentes, então o triângulo é escaleno e que podemos representar mais um triângulo escaleno.
Atividade 1
Sugere-se trabalhar com os alunos o traçado de circunferências e representarem os vários tipos de triângulos.
Objetivo desta atividade é a prática com os instrumentos de desenho e reconhecimento da representação dos triângulos.
Fonte: http://www.lojamomotaro.com.br/loja/popup_image.php?pID=3534&PHPSESSID=kxwnswslv
Atividade 2
Apresente para os alunos imagens de construções geométricas inscritas apartir da circunferência, onde observamos o traçado de outros triângulos.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1593
Apresente após para os alunos, uma imagem. Solicite que tentem descobrir sua construção de triângulos e outros polígonos inscritos.
Os alunos deverão fazer trocas entre si e apresentarem suas construções.Sugere-se um trabalho com as parcerias da Matemática e das Artes Visuais.
Fonte: http://batomconcreto.blogspot.com/2010/12/duvidas-compartilhadas.html
Atividade 3
Solicite que os alunos representem dentro de uma circunferência a construção de um triângulo equilátero.
Peça que dividam cada lado do triângulo em três partes iguais.Unam cada lado, conforme a figura.
Os triângulos menores deverão ser preenchidos com pequenos elementos, sendo que um deverá ser diferente dos demais.A idéia é encontrá-lo.
Os alunos poderão criar vários jogos com seus triângulos e trocar com colegas.
Fonte: Criação da autora
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos reconheceram elementos que permitam representar a partir de círculos, triângulos?
Os alunos souberam representar a partir de círculos tipos de triângulos?
Os alunos souberam identificar a partir de círculos tipos de triângulos?
Os alunos souberam resolver questões a partir de círculos tipos de triângulos?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!