Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Círculos e triângulos

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer elementos que permitam representar a partir de círculos, triângulos;
Representar tipos de triângulos a partir de círculos;
Identificar tipos de triângulos a partir de círculos.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos de uma circunferência e uso de compasso.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a sugestão é trabalharmos este conteúdo com a participação dos alunos passo a passo, para que respondam, tão logo excutem as tarefas.

Solicite aos alunos que desenhem uma circunferência usando o compasso.

Com a abertura determinada, qualquer, matenham a mesma abertura ou seja, mesmo raio e façam outra circunferência, com dois pontos de intersecção com o primeiro.Exemplo:

Fonte: Criação da autora

Solicite que desenhem um triângulo unindo os centros das circunferências e um dos pontos de intersecção.

Professor, pergunte aos alunos que tipo de triângulo foi desenhado.Deverão observar que o triângulo possui dois lados iguais, então, o triângulo  é isósceles.

Agora, solicite que os alunos desenhem uma circunferência com o compasso.

Peça que posicionem a ponta-seca do compaso em um ponto da circunferência.Mantenham o mesmo raio e desenhem outra circunferência, com dois pontos de intersecção com o primeiro.

Fonte: Criação da autora

Oriente-os para que façam um triângulo unindo os centros e traçando os raios de cada circunferência, do centro até um dos pontos de intersecção.

Pergunte aos alunos qual o nome deste triângulo.

Deverão perceber que os três lados do triângulo são iguais, então é o triângulo equilátero.Lembre-os que é possível traçar outro triângulo abaixo do primeiro.

Professor, solicite que os alunos tracem com o compasso,duas circunferências de raios diferentes, com dois pontos de intersecção.

 

Fonte: Criação da autora 

Peça que unam os centros.Tracem o raio de cada circunferência, do centro até um dos pontos de intersecção.Professor, pergunte qual será o nome do próximo triângulo?

Fonte: Criação da autora

Os alunos deverão observar que os três lados do triângulo, possuem tamanhos diferentes, então o triângulo é escaleno e que podemos representar mais um triângulo escaleno.

Atividade 1

Sugere-se trabalhar com os alunos o traçado de circunferências e representarem os vários tipos de triângulos.

Objetivo desta atividade é a prática com os instrumentos de desenho e reconhecimento da representação dos triângulos.

Fonte: http://www.lojamomotaro.com.br/loja/popup_image.php?pID=3534&PHPSESSID=kxwnswslv

Atividade 2  

Apresente para os alunos imagens de construções geométricas inscritas apartir da circunferência, onde observamos o traçado de outros triângulos.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1593

 

Apresente após para os alunos, uma imagem. Solicite que tentem descobrir sua construção de triângulos e outros polígonos inscritos.

Os alunos deverão fazer trocas entre si e apresentarem suas construções.Sugere-se um trabalho com as parcerias  da Matemática e das Artes Visuais.

 

Fonte: http://batomconcreto.blogspot.com/2010/12/duvidas-compartilhadas.html

Atividade 3  

Solicite que os alunos representem dentro de uma circunferência a construção de um triângulo equilátero.

Peça que dividam cada lado do triângulo em três partes iguais.Unam cada lado, conforme a figura.

Os triângulos menores deverão ser preenchidos com pequenos elementos, sendo que um deverá ser diferente dos demais.A idéia é encontrá-lo.

Os alunos poderão criar vários jogos com seus triângulos e trocar com colegas.

Fonte: Criação da autora

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos reconheceram elementos que permitam representar a partir de círculos, triângulos?

Os alunos souberam representar a partir de círculos tipos de triângulos?

Os alunos souberam identificar a partir de círculos tipos de triângulos?

Os alunos souberam resolver questões a partir de círculos tipos de triângulos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.