Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Telefone com e sem fio.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender a função social do telefone;
  •  Identificar e comparar alguns aparelhos de telefone;
  •  Cooperar com a confecção de um telefone de sucata;
  •  Brincar de telefone sem fio.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor dará início a aula, conversando na roda com as crianças sobre o telefone, questionando:

  • Quem conhece um telefone?
  • Quem tem telefone em casa?
  • Para que serve o telefone?

Após esses questionamentos, o professor poderá solicitar que as crianças pesquisem em casa com a ajuda de um adulto, informações sobre o telefone, tais como: função, onde podemos encontrar, quem inventou, etc.

2ºMOMENTO:

Em sala de aula, as crianças irão apresentar as informações que pesquisaram sobre o telefone. Em seguida, o professor mostrará algumas imagens de telefones antigos e atuais para as crianças observarem os diferentes aparelhos. O professor explicará para a turma a evolução dos aparelhos, mostrando como eles eram antes e como estão agora. As crianças em dupla, representarão com desenhos o que observaram nas imagens.

Fonte:  http://www.bricabrac.com.br/main_design_tel_02.htm  

Fonte:  http://www.lostdesign.net/glossario/informatica.htm  

3ºMOMENTO:

O professor combinará com as crianças a confecção de um telefone feito com sucata, solicitará materiais como: latinhas (secas) de refrigerante, barbante, cola, papel crepom ou outro tipo de papel ( para enfeitar as latas ).

Confecção do telefone:

  •   Revestir as latas com papel crepom ou outro tipo de papel (enfeitar as latas );
  •  Fazer um furo pequeno na parte central da lata. Em seguida,  passar o barbante dando um nó firme que ficará por dentro da lata. Em dupla, as crianças  deverão  esticar o barabante (para ficar distante uma outra). Em seguida, as crianças em dupla, poderão conversar com o aparelho.

O exemplo desse telefone está disponível no link   http://pedagogiccos.blogspot.com/2010/07/telefone-feito-com-sucata.html  

4ºMOMENTO:

O professor dará continuidade a aula sugerindo a brincadeira do telefone sem fio. As crianças formarão um círculo e o professor ou uma das crianças, irão falar uma palavra ou frase no ouvido do (a) coleguinha vizinho (a). Em seguida,  este (a) falará para a outra criança, e  assim, continuará até chegar na última criança, que deverá falar em voz alta o que entendeu. Após a brincadeira, o professor poderá solicitar que as crianças expressem de forma oral sua opinião sobre a  brincadeira. Como registro, as crianças poderão representar com desenhos esse momento.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se:

 Compreende a função social do telefone;  

 Identifica e compara alguns aparelhos de telefone;

 Coopera com a confecção de um telefone de sucata;

 Brinca de telefone sem fio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.