13/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não é necessário.
1º MOMENTO:
O professor dará início a aula, conversando na roda com as crianças sobre o telefone, questionando:
Após esses questionamentos, o professor poderá solicitar que as crianças pesquisem em casa com a ajuda de um adulto, informações sobre o telefone, tais como: função, onde podemos encontrar, quem inventou, etc.
Em sala de aula, as crianças irão apresentar as informações que pesquisaram sobre o telefone. Em seguida, o professor mostrará algumas imagens de telefones antigos e atuais para as crianças observarem os diferentes aparelhos. O professor explicará para a turma a evolução dos aparelhos, mostrando como eles eram antes e como estão agora. As crianças em dupla, representarão com desenhos o que observaram nas imagens.
Fonte: http://www.bricabrac.com.br/main_design_tel_02.htm
Fonte: http://www.lostdesign.net/glossario/informatica.htm
O professor combinará com as crianças a confecção de um telefone feito com sucata, solicitará materiais como: latinhas (secas) de refrigerante, barbante, cola, papel crepom ou outro tipo de papel ( para enfeitar as latas ).
O exemplo desse telefone está disponível no link http://pedagogiccos.blogspot.com/2010/07/telefone-feito-com-sucata.html
O professor dará continuidade a aula sugerindo a brincadeira do telefone sem fio. As crianças formarão um círculo e o professor ou uma das crianças, irão falar uma palavra ou frase no ouvido do (a) coleguinha vizinho (a). Em seguida, este (a) falará para a outra criança, e assim, continuará até chegar na última criança, que deverá falar em voz alta o que entendeu. Após a brincadeira, o professor poderá solicitar que as crianças expressem de forma oral sua opinião sobre a brincadeira. Como registro, as crianças poderão representar com desenhos esse momento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell
http://www.bricabrac.com.br/main_design_tel_02.htm
http://historia.abril.com.br/tecnologia/invencao-telefone-ta-ligado-435126.shtml
O professor deverá observar se:
Compreende a função social do telefone;
Identifica e compara alguns aparelhos de telefone;
Coopera com a confecção de um telefone de sucata;
Brinca de telefone sem fio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!