Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Central do Brasil

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer a linguagem utilizada num roteiro de filme.
  2. Relacionar a vida do personagem principal à vida de uma criança que trabalha.
  3. Dramatizar o texto lido.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura e interpretação de textos do dia-a-dia.
  2. Filme Central do Brasil – Walter Salles. Roteiros cinematográficos.
Estratégias e recursos da aula

1°momento:

          A turma deverá ter assistido ao filme (ou grande parte dele) Central do Brasil de Walter Salles na aula anterior.

Site: www.youtube.com/watch?v=5VQXtxcg8mE  

                                                                                        Fonte da imagem:http://www.mundodececi.com/?p=591

 

 

          Após assistirem ao filme e falarem livremente sobre ele, o professor provoca uma discussão partindo da seguinte cena:            

          Josué vai com sua mãe Ana até a Central do Brasil, onde Dora ganha sua vida escrevendo cartas para pessoas que não sabem escrever, mas a maioria delas nunca será levada até o Correio, ficando numa gaveta por muito tempo...

  • Qual era a profissão de Dora no filme?
  • Qual era a profissão original de Dora?
  • O que terá feito Dora escrever cartas para as pessoas?
  • Você acha essa uma boa ou uma má idéia?
  • E a atitude de Dora após prometer às pessoas que levaria as cartas ao correio? É uma atitude certa ou não? Por quê?

          As falas dos  alunos devem ser registradas e expostas no mural da turma. Depois da conversa sobre o filme, o professor já tem a parte do filme preferida pela turma e é desta que deve ser feita a leitura. A que se segue é apenas uma sugestão do trabalho, pois a leitura terá mais significado se for uma das partes do filme que a turma mais gostou ou que mexeu mais com sua emoção).       

          Leitura do roteiro do filme Central do Brasil, cenas 27,28,29,30 e 31.

27. APARTAMENTO DE DORA - INT. - NOITE

A TV não pega direito. Dora está na cozinha terminando de lavar os pratos. Josué desiste de assistir à TV e vai até a janela, atraído pelo barulho de um trem.

          DORA (da cozinha)

          Tá tudo bem aí. Josué?       

Josué examina as coisas na sala. Repara na foto de Dora posando com sua turmade crianças. Olha para o quadrinho onde a Virgem Maria protege o menino Jesus. Detém-se na imagem de uma casa simples, pintada num prato que está pendurado na parede. Percebe agora que uma das gavetas da cômoda está parcialmente aberta, revelando um amontuado de cartas. Josué abre a gaveta. Bem por cima do monte, ele logo reconhece a sua fotografia saindo para fora da carta de sua mãe para seu pai. Abre-a e apanha sua fotografia.

Dora entra na sala trazendo roupa de cama e flagra Josué.

          DORA  

          Que que você tá fazendo aí moleque?!

Dora repara na carta na mão do menino e enrubesce.

          DORA

          Você sabe ler?

          (cont.)

          Já sei. Tá pensando que eu não vou mandar a carta da sua mãe? Não, não é nada disso, menino. Eu tive uns dias de cão e ainda não tive tempo de botar no correio.

          JOSUÉ

          Eu vou levar essa carta para meu pai. Me dá ela!

          DORA

          Que isso! Tá maluco?! Você sabe onde teu pai mora? Mora a milhares de quilômetros da qui. Mora noutro planeta, tá.

          JOSUÉ

          Eu vou lá entregar.

          DORA

           Você nunca vai chegar lá. Deixa que amanhã, eu boto no correio. É melhor assim. Eu juro que boto.

Josué se senta no sofá e fica encarando Dora.

          JOSUÉ

          Promete que jura?

          DORA

          Não.                  

28. APARTAMENTO DE DORA - INT. - DIA

De manhã. Dora acorda e se descobre ainda sentada na poltrona ao lado de Josué. Repara bem no menino dormindo antes de se levantar de supetão.

29. VAGÃO - INT - DIA         

Dora e Josué estão sentados num banco de um vagão de trem.

          JOSUÉ

          Pra onde é que a gente tá indo ?

          DORA

          Você vai prum lugar ótimo, tá.

30. LINHA FÉRREA - EXT./INT. - DIA

O trem faz uma curva.

31. PRÉDIO NO SUBÚRBIO - EXT - DIA

Vemos a fachada em curva de um gigantesco e comprido prédio no subúrbio. A câmera panoramiza e descobre Dora e Josué caminhando entre os pilotis. Dora repara na figura de Pedrão, recostado numa coluna. Pedrão a nota e logo escancara um sorriso.

          DORA

          Oi, Seu Pedrão.

          PEDRÃO

          Salve Dona Dora. Oi, filhinho! Já estamos atrasados.

Dora e Josué se juntam a Pedrão. Josué observa a cena surpreso. Dora procura não encará-lo. Os três entram na portaria.

          Antes da leitura o professor apresenta à turma as seguintes tiras e coloca-as no quadro-de-giz.

A)

27. APARTAMENTO DE DORA - INT. - NOITE

28. APARTAMENTO DE DORA - INT. - DIA

29. VAGÃO - INT - DIA

30. LINHA FÉRREA - EXT./INT. - DIA

31. PRÉDIO NO SUBÚRBIO - EXT - DIA

          Analisa, então:

  • O significado dos numerais no n⁰ da cena- ordem.
  • A informação encontrada logo após o numeral – local onde acontece a cena.
  • As abreviações INT. e EXT. →se a gravação é externa, na rua, ou interna, dentro do estúdio.
  • As indicações DIA e NOITE →que apontam quando a cena acontecerá.   

B)

           DORA (da cozinha).

           Tá tudo bem aí, Josué?

Josué examina as coisas na sala.Repara na foto de Dora posando com sua turma de crianças. Olha para um quadrinho onde a Virgem Maria protege o menino Jesus. Detém-se na imagem de uma casa simples, pintada num prato que está pendurado na parede.Percebe agora que uma das gavetas da cômoda está parcialmente aberta, revelando um amontoado de cartas. Josué abre a gaveta. Bem por cima do monte, ele logo reconhece a sua fotografia saindo da carta de sua mãe para seu pai. Abre-a e apanha sua fotografia.

Dora entra na sala trazendo roupa de cama e flagra Josué.

          Analisa com os alunos as indicações da leitura:

  • nome dos personagens.
  • a fala dos personagens.
  • onde estão, o que fazem, enfim, o que acontece na cena.

 2°momento:

          A turma é convidada a ler a parte do filme que vai da cena 27 até a 31, inclusive, e informa que o texto é o roteiro do filme. Pode, neste momento, mostrar o livro: Central do Brasil. Roteiro de José Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein (baseado em história original de Walter Salles- Ed. Objetiva).

          A turma, então, é dividida em grupos de alunos.             

          Cada aluno será responsável pela leitura dramatizada do roteiro.

 1⁰ aluno- Dora

 2⁰ aluno- Pedrão

 3⁰ aluno- Josué

 4⁰ aluno- Roteirista

3°momento:

          Os grupos dramatizam a cena para a turma.

4°momento:

           O professor apresenta à turma, algumas críticas realizadas na época do lançamento do filme e, somente neste momento, fala dos prêmios recebidos e de sua indicação à melhor filme estrangeiro.  

 

Críticas:

  1. “preparem os seus corações. Vem aí um filme brasileiro que fará as pessoas saírem do cinema chorando, e felizes.”  ZUENIR VENTURA  Jornal do Brasil
  2. “Belissimamente realizado e comovente. CENTRAL DO BRASIL foi o filme mais aplaudido do Festival de /Sundance.” JANET MASLIN The New York Times
  3. “Fernanda Montenegro e Marilia mostram por que são consideradas as duas melhores atrizes do País.” LUIZ ZANIN ORICCHIO O Estado de São Paulo
  4. “Um enorme sucesso, tanto pela emoção, quanto pela qualidade artística.” AGNÊS DRONNIKOV Agência France Press
  5. “CENTRAL DO BRASIL é verdadeiramente memorável e emocionante – a arte cinematográfica no que ela tem de melhor.” Hollywood Reporter
  6. “Ouro para o Brasil: o festival premiou a doce poesia de CENTRAL DO BRASIL” MARIANNE RUNTH Le Figaro
  7. “Este filme merece o Urso de Ouro. A beleza do filme vem da história do nascimento de uma amizade Dora (Fernanda Montenegro, maravilhosa!)e Josué (Vinícius de Oliveira, que talento!).” Der Tagesspiegel
  8. “Impossível não se emocionar diante desta história de amor entre uma mulher nada maternal e um menino órfão.” Frankfurter Rundschau
  9. “CENTRAL DO BRASIL foi apresentado com sucesso no Sundance e mereceu a ovação crítica em Berlim.” MAURIZIO CARBONA II Giornale   

          A turma cria, então, seus comentários sobre o filme, como se fossem críticos de cinema. As críticas podem ser enviadas à produção do filme, ou pelo correio ou por e-mail.

Recursos Complementares

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_do_Brasil Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_do_Brasil  

Link: http://www.centraldobrasil.com.br/fr_sin_p.htm

Avaliação
  1. A dramatização, leitura e crítica escrita fornecerão 3 momentos fundamentais numa avaliação e, a partir deles, outros roteiros de filmes ou outras partes deste mesmo roteiro poderão ser lidas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.