24/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
1°momento:
A turma deverá ter assistido ao filme (ou grande parte dele) Central do Brasil de Walter Salles na aula anterior.
Site: www.youtube.com/watch?v=5VQXtxcg8mE
Fonte da imagem:http://www.mundodececi.com/?p=591
Após assistirem ao filme e falarem livremente sobre ele, o professor provoca uma discussão partindo da seguinte cena:
Josué vai com sua mãe Ana até a Central do Brasil, onde Dora ganha sua vida escrevendo cartas para pessoas que não sabem escrever, mas a maioria delas nunca será levada até o Correio, ficando numa gaveta por muito tempo...
As falas dos alunos devem ser registradas e expostas no mural da turma. Depois da conversa sobre o filme, o professor já tem a parte do filme preferida pela turma e é desta que deve ser feita a leitura. A que se segue é apenas uma sugestão do trabalho, pois a leitura terá mais significado se for uma das partes do filme que a turma mais gostou ou que mexeu mais com sua emoção).
Leitura do roteiro do filme Central do Brasil, cenas 27,28,29,30 e 31.
27. APARTAMENTO DE DORA - INT. - NOITE
A TV não pega direito. Dora está na cozinha terminando de lavar os pratos. Josué desiste de assistir à TV e vai até a janela, atraído pelo barulho de um trem.
DORA (da cozinha)
Tá tudo bem aí. Josué?
Josué examina as coisas na sala. Repara na foto de Dora posando com sua turmade crianças. Olha para o quadrinho onde a Virgem Maria protege o menino Jesus. Detém-se na imagem de uma casa simples, pintada num prato que está pendurado na parede. Percebe agora que uma das gavetas da cômoda está parcialmente aberta, revelando um amontuado de cartas. Josué abre a gaveta. Bem por cima do monte, ele logo reconhece a sua fotografia saindo para fora da carta de sua mãe para seu pai. Abre-a e apanha sua fotografia.
Dora entra na sala trazendo roupa de cama e flagra Josué.
DORA
Que que você tá fazendo aí moleque?!
Dora repara na carta na mão do menino e enrubesce.
DORA
Você sabe ler?
(cont.)
Já sei. Tá pensando que eu não vou mandar a carta da sua mãe? Não, não é nada disso, menino. Eu tive uns dias de cão e ainda não tive tempo de botar no correio.
JOSUÉ
Eu vou levar essa carta para meu pai. Me dá ela!
DORA
Que isso! Tá maluco?! Você sabe onde teu pai mora? Mora a milhares de quilômetros da qui. Mora noutro planeta, tá.
JOSUÉ
Eu vou lá entregar.
DORA
Você nunca vai chegar lá. Deixa que amanhã, eu boto no correio. É melhor assim. Eu juro que boto.
Josué se senta no sofá e fica encarando Dora.
JOSUÉ
Promete que jura?
DORA
Não.
28. APARTAMENTO DE DORA - INT. - DIA
De manhã. Dora acorda e se descobre ainda sentada na poltrona ao lado de Josué. Repara bem no menino dormindo antes de se levantar de supetão.
29. VAGÃO - INT - DIA
Dora e Josué estão sentados num banco de um vagão de trem.
JOSUÉ
Pra onde é que a gente tá indo ?
DORA
Você vai prum lugar ótimo, tá.
30. LINHA FÉRREA - EXT./INT. - DIA
O trem faz uma curva.
31. PRÉDIO NO SUBÚRBIO - EXT - DIA
Vemos a fachada em curva de um gigantesco e comprido prédio no subúrbio. A câmera panoramiza e descobre Dora e Josué caminhando entre os pilotis. Dora repara na figura de Pedrão, recostado numa coluna. Pedrão a nota e logo escancara um sorriso.
DORA
Oi, Seu Pedrão.
PEDRÃO
Salve Dona Dora. Oi, filhinho! Já estamos atrasados.
Dora e Josué se juntam a Pedrão. Josué observa a cena surpreso. Dora procura não encará-lo. Os três entram na portaria.
Antes da leitura o professor apresenta à turma as seguintes tiras e coloca-as no quadro-de-giz.
A)
27. APARTAMENTO DE DORA - INT. - NOITE
28. APARTAMENTO DE DORA - INT. - DIA
29. VAGÃO - INT - DIA
30. LINHA FÉRREA - EXT./INT. - DIA
31. PRÉDIO NO SUBÚRBIO - EXT - DIA
Analisa, então:
B)
DORA (da cozinha).
Tá tudo bem aí, Josué?
Josué examina as coisas na sala.Repara na foto de Dora posando com sua turma de crianças. Olha para um quadrinho onde a Virgem Maria protege o menino Jesus. Detém-se na imagem de uma casa simples, pintada num prato que está pendurado na parede.Percebe agora que uma das gavetas da cômoda está parcialmente aberta, revelando um amontoado de cartas. Josué abre a gaveta. Bem por cima do monte, ele logo reconhece a sua fotografia saindo da carta de sua mãe para seu pai. Abre-a e apanha sua fotografia.
Dora entra na sala trazendo roupa de cama e flagra Josué.
Analisa com os alunos as indicações da leitura:
2°momento:
A turma é convidada a ler a parte do filme que vai da cena 27 até a 31, inclusive, e informa que o texto é o roteiro do filme. Pode, neste momento, mostrar o livro: Central do Brasil. Roteiro de José Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein (baseado em história original de Walter Salles- Ed. Objetiva).
A turma, então, é dividida em grupos de alunos.
Cada aluno será responsável pela leitura dramatizada do roteiro.
1⁰ aluno- Dora
2⁰ aluno- Pedrão
3⁰ aluno- Josué
4⁰ aluno- Roteirista
3°momento:
Os grupos dramatizam a cena para a turma.
4°momento:
O professor apresenta à turma, algumas críticas realizadas na época do lançamento do filme e, somente neste momento, fala dos prêmios recebidos e de sua indicação à melhor filme estrangeiro.
Críticas:
A turma cria, então, seus comentários sobre o filme, como se fossem críticos de cinema. As críticas podem ser enviadas à produção do filme, ou pelo correio ou por e-mail.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!