Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meio Ambiente: compreendendo os cuidados com o lixo para melhorar a qualidade de vida

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Perceber o tratamento dado ao lixo nos lugares onde convive;

§         Refletir acerca desse tratamento;

§         Dialogar e promover mudanças de hábitos com sua família acerca dos cuidados com o lixo.

Duração das atividades
6 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a tenha sempre inserido em seu planejamento os cuidados que devemos ter com o espaço onde vivemos. Sejam eles a escola, a casa, a rua e os outros espaços sociais.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: uma aula de 60 minutos

Organize uma apresentação em slides para construir com as crianças conceitos sobre o que é meio ambiente, quais elementos o compõem, como está o nosso planeta terra, como as pessoas estão cuidando do ambiente em que vivem. Abaixo está uma sugestão de organização da apresentação, porém de forma bem resumida:

Atividade desenvolvida em março de 2010. Acervo da autora.

Professor/a você pode fazer sua apresentação fazendo slides com imagens mais atraentes. Esses aqui são apenas uma amostra, pois se colocarmos todos a aula ficará muito extensa.

Durante a apresentação vá anotando as falas das crianças a fim de perceber como compreendem essa temática – se possível filme ou grave para usar tais comentários posteriormente. Instigue as crianças durante todo o tempo levando-as a participar da discussão.  

Atividade número 2: uma aula de 60 minutos

Professor/a leve para a sala o vídeo “Salve o Planeta: uma campanha inteligente para crianças de 3  a 103 anos”.

Esse vídeo pode ser baixado no endereço http://www.videosurf.com/video/salve-o-planeta-uma-campanha-inteligente-para-crian-as-de-3-a-103-anos-107379635. É um vídeo bastante claro no que se refere aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente mostrando questões simples de forma a proporcionar fácil compreensão pelas crianças. As crianças riem muito!   

Como as questões postas pelo vídeo são colocadas individualmente, proponha um diálogo com o grupo a cada cena mostrada. Dê pause para conversar sobre cada situação.

  • Levante as seguintes questões:   
  • O que está acontecendo nessa cena?
  • Por que os animais desse filme estão agindo assim?
  • O que você compreendeu?
  • Já viu alguém fazer com o meio ambiente igual a esse animalzinho?
  • O que podemos fazer diferente? 

Proponha um registro com as crianças pedindo que desenhem a parte do vídeo que mais gostaram. Exponha os trabalhos no mural da sala. Em seguida envie uma atividade para casa pedindo que as crianças descubram qual é o órgão responsável pela coleta do lixo em sua cidade.

Atividade número 3: uma aula de 60 minutos

No retorno da atividade enviada para casa, retome a temática, relembrando com as crianças o que já conversaram até esse momento sobre o meio ambiente, os problemas que vem ocorrendo em nosso planeta, as grandes quantidades de lixo produzidas, a destinação do lixo que produzem em casa e na escola etc. Professor/a aproveite as falas das crianças fazendo-as pensar e construir significado para o que estão estudando. Mesmo que não apareça dentre as falas das crianças a resposta “correta” sobre o destino do lixo de sua cidade, convide-os a fazer um trabalho de campo no lugar onde é depositado o lixo da cidade.

É claro que você, professor/a deve ter previamente todas as informações sobre esse lugar. Se é seguro levar as crianças até lá, se há pessoal capacitado para receber vocês. Caso o local não seja seguro para as crianças, não arrisque. Faça apenas um trabalho de pesquisa com o apoio das famílias pedindo que descubram o tratamento dado ao lixo que é produzido na cidade de vocês.  

Atividade número 4: 3 aulas de 60 minutos   

No caso dessa atividade, foi possível levar as crianças até o “Aterro Sanitário” da cidade de Uberlândia, pois há esse tipo de tratamento dado ao lixo em nossa cidade. O que não colocou em risco a segurança de nossos pequenos.

Vejam alguns momentos dessa atividade:   FOTOS   

Atividade realizada em junho de 2010. Acervo da autora.

No retorno do trabalho de campo no aterro sanitário da cidade proponha uma atividade de registro em que as crianças possam desenhar as etapas pelas quais o lixo passa até chegar ao aterro sanitário. São elas: momento de produção do lixo – em casa ou na escola; o lixo é jogado na lixeira; coloca-se o lixo na lixeira da rua e o caminhão do lixo passa recolhendo; o lixo chega ao aterro sanitário; o lixo é compactado por uma máquina; joga-se terra por cima do lixo para que se decomponha. Na atividade faça a escrita para que as crianças façam a ilustração de acordo com cada etapa.     

Atividade número 5: uma aula de 60 minutos   

Professor/a leve para a sala o diálogo sobre a Filosofia dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, explorando o que significa cada um dos Rs. Para isso você poderá utilizar materiais ilustrados, apresentação em slides, ou outro recurso que preferir. Depois do diálogo, faça uma lista com as crianças sobre o que podemos fazer em cada uma dos RS. Você como escriba vai anotando a lista – caso tenha crianças que já escrevam peça que façam isso no seu lugar.  Depois da lista pronta, reproduza uma para cada criança, no setor de reprografia e peça que as crianças façam a ilustração para levarem para casa.  

Ao levarem para casa a lista oriente as crianças a serem multiplicadoras das ações que vocês combinaram.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre a Filosofia dos 3 Rs acesse o seguinte endereço: http://www.inxinet.com/2008/06/29/tres-rs-reduzir-reutilizar-e-reciclar/   

Acesse ainda o endereço: http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm  

Avaliação

Professor/a acompanhe todo o processo vivido, as descobertas das crianças sobre o tratamento dado ao lixo e as ações que pensaram para serem divulgadas em casa. Vá anotando todas as suas observações construindo com o grupo um aprendizado coletivo acerca desse conhecimento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.