12/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Divisão de tarefas
• Controle emocional
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
Aula 1
Dentro de sala, iniciar a aula com a apresentação do vídeo:
Link: http://www.youtube.com/watch?v=ZHfBLc6NKYs&feature=related
Analisar com os alunos como se deve fazer um trabalho de grupo, pontuando as suas dificuldades e facilidades.
Com base no vídeo, discutir as atitudes de liderança, a positividade nas horas ruins, o como se enfrentar os problemas fazendo uma conexão com as atitudes dos atletas olímpicos.
Pontue com os alunos as dificuldades e facilidades dos jogos. Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitando a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:
• Não ser o escolhido quando se tem certeza que se é o melhor;
• Participar quando a decisão tomada é diferente do que se pretendia;
• Fazer parcerias mesmo sem identificação entre os componentes do grupo para alcançar objetivos;
• Gerenciar diferentes comportamentos
• Outras.
Após a discussão, exibir o filme:
Escola e esporte [Esporte na escola]
O professor deverá, após a apresentação do vídeo, permitir a discussão sobre a importância da interação, a organização dos componentes de um grupo em qualquer trabalho, pontuando as abordagens que considerar mais interessantes.
O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.
Aula 2
Finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:
I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos pro postos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poder á ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.
Interessante que os alunos desses grupos sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)
Aula 3
Nesta aula o professor deverá organizar o material para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.
Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:
Para que haja otimização do tempo, enquanto alguns componentes trabalham na pesquisa do material tipografados, outros podem ir ao laboratório de informática fazer a busca nos materiais virtuais.
Procure estar sempre em contato e supervisionando os grupos que pesquisam na internet, alertando sobre o foco no objetivo, para não desviarem, para não se deixar ir para outros rumos, a facilidade para se perder em ambiente virtual é enorme.
Discutir com os alunos as situações que aparecerem durantes o trabalho (dispersão, conversas paralelas, etc), como também identificar possíveis erros na estratégia adotada pelo grupo que venha a prejudicar o andamento da aula.
Você poderá usar o link http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm que apresenta um Sistema de Classificação de Esportes, desenvolvido com base nos critérios de cooperação, relação de oposição com o adversário e tipo de ambiente onde se realiza a prática esportiva de todos as modalidades olímpicas.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Escola e esporte [Esporte na escola] | Vídeo |
Você pode conseguir muitas informações utilizando os sites de busca de esportes em geral, sugiro os seguintes:
• http://www.gazetaesportiva.net/;
• http://esportes.terra.com.br/;
Na procura dos sites que falam sobra a história do esporte, indico os
http://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades/index.htm;
http://www.professordehistoria.com/esportes/;
A avaliação será o contínuo interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!