14/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
A estruturação dada pela axiomática geométrica deve ser utilizada para promover uma formalização dos conceitos lógico-matemáticos. O uso das definições e das principais propriedades para caracterizar os quadriláteros poderá facilitar o desenvolvimento do pensamento lógico-formal.
As atividades apresentadas nesta aula têm por objetivo tornar o mais lúdico possível este processo de formalização.
1) Leve para sala de aula vários livros escolares, de autores diferentes, que apresentem as definições e principais propriedades dos quadriláteros.
2) Junte os alunos em grupos de até 4 integrantes.
3) Cada grupo deverá ficar responsável por um dos seguintes quadriláteros: trapézio, paralelogramo, retângulo, quadrado, losango.
4) Distribua cartolinas para cada grupo e peça para os alunos prepararem cartazes com um resumo da definição e das principais propriedades de cada quadrilátero.
5) Quando todos os grupos tiverem terminado, coloque os cartazes afixados na sala e peça para os alunos identificarem as principais semelhanças e diferenças entre os quadriláteros.
6) Cada grupo deverá redigir uma pequena redação indicando o que foi observado no item anterior.
Essa atividade tem por objetivo reforçar a relação entre os quadriláteros e suas propriedades.
1) Aproveite as definições e as propriedades escritas pelos alunos nos cartazes. Recolha todos os cartazes e comece a ler as propriedades indicadas em cada um.
2) Os alunos devem tentar descobrir qual o quadrilátero possui as propriedades lidas.
3) Para tornar essa atividade mais dinâmica, separe os alunos em dois grupos e marque pontuação no quadro-negro indicando o número de acertos de cada um. Vencerá o grupo que tiver o maior número de acertos.
Essa atividade deve ser feita em um laboratório de informática.
O objetivo do jogo é tentar formar o quadrilátero que é pedido, movendo os pontos A, B, C e D sobre a malha (clique e arraste o mouse). Note que os vértices do quadrilátero só podem ser posicionados em pontos com coordenadas inteiras. Para verificar a sua resposta, clique no botão “Verificar minha resposta!”. Caso você não obtenha sucesso em 4 tentativas, o programa lhe mostrará uma resposta (mas subtrairá pontos do seu placar). Logo abaixo da área do jogo, existem caixas de controle que permitem exibir ou esconder as diagonais, mediatrizes e bissetrizes. As várias definições consideradas pelo jogo podem ser encontradas no final desta página.
1) Os alunos devem estar organizados em duplas. Cada dupla com um computador.
2) Os alunos devem acessar a página: (http://www.uff.br/cdme/jcq/jcq-html/jcq-br.html)
Imagem da autora editada de http://www.uff.br/cdme/jcq/jcq-html/jcq-br.html
3) Os alunos podem recorrer as definições dadas na parte inferior da página para responder as perguntas apresentadas.
4) As respostas são verificadas automaticamente, basta que os alunos cliquem em "verificar minha resposta".
5) O objetivo é obter 100% de acertos, mesmo que seja necessário tentar mais de uma vez para uma mesma pergunta.
Sugerimos que sejam escolhidas 5 das 19 questões apresentadas no "Jogo dos Quadriláteros", apresentado na atividade 3, para elaborar uma avaliação escrita.
Cinco estrelas 2 classificações
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06/08/2013
Cinco estrelasOlá Edite, Sou professora de matemática.Gostei da sua sugestão de aula, vou utilizá-la com meus alunos. A aula é dinâmica e gostosa. Parabéns.
09/08/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula. Muito boa. O aluno é agente do conhecimento o momento todo.