Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: atividades de equilíbrio – perna de pau

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio.

Identificar as principais dificuldades relacionadas à prática da caminhada utilizando a perna de pau.

Construir e praticar a perna de pau.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as principais modalidades do universo circense.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula realizando uma rápida revisão com a turma sobre as principais modalidades circenses. Esses conteúdos já foram previamente trabalhados em atividades anteriores, portanto, faça rápida revisão com perguntas para a turma.

Explicite para a turma que nessa aula trabalharemos atividades de equilíbrio, com especial atenção para a prática da “perna de pau”.

Inicie questionando os alunos sobre a expressão “perna de pau”:

1) O que pensam quando escutam a expressão?

2) Indique pelo menos 2 significados para a expressão.

3) Na opinião de vocês, qual a principal dificuldade para a prática da perna de pau (a modalidade circense)?

4) Algum aluno já experimentou caminhar com auxílio de pernas de pau (a modalidade circense)?

Faça um rápido debate na turma explorando os temas citados. É importante que os alunos compreendam diferentes significados da expressão “perna de pau”. Em muitas localidades no Brasil pode significar um sujeito que não possui habilidade com a bola para o jogo de futebol. Em outros espaços ou contextos será um substantivo que nomeia um aparelho que torna as pessoas “gigantes” e é prática constante em apresentações circenses.   

Atividade 2:

Essa atividade de pesquisa deverá ser realiza no laboratório de informática da escola. Esse momento será importante como preparação para a atividade prática (experimentação da perna de pau) que será realizada em seguida. Peça para os alunos assistirem aos vídeos e identificarem:

1) os tipos de perna de pau apresentados (perna de pau com apoio nas mãos ou com apoio nas pernas;

2) tipos de exercícios (técnicas) realizadas pelos praticantes (caminhas para frente, giro, correr, caminhar para trás, etc.).

Realize ao final, um rápido debate com os alunos destacando os conceitos de equilíbrio estático e dinâmico e suas aplicações para compreensão da caminhada com a perna de pau.

http://www.youtube.com/watch?v=wAaVFjdO0qU&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=UAuc7DGbGLw&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=aggsn_LqHrI&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=q0F5u_Z2-ZU&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=cEdihbGSS-4&feature=related     

http://africanosangue.blogspot.com/  

Atividade 3: 

Essa atividade será prática e deverá ser realizada na quadra poliesportiva da escola ou outro espaço adequado para as atividades práticas. A prática com a perna de pau demanda o treinamento durante algumas sessões para um bom controle do praticante. Recomendamos que o professor proporcione vários momentos de experimentação, ou seja, as atividades propostas nesse plano deverão ser repetidas posteriormente visando o aprimoramento das técnicas corporais dos alunos.

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1201145-6091,00-QUASE+MIL+PESSOAS+ANDAM+DE+PERNADEPAU+E+BATEM+RECORDE.html  

Dica: Caso a sua escola não possua materiais necessários para a prática da caminhada com a perna de pau, indico a construção de uma com materiais relativamente acessíveis.

http://ikids.noradar.com/?p=90    

a) Nome: Pega pés com lata. Faixa Etária: Ensino Fundamental Inicial e Final. Materiais necessários: latas de alumínio, cordas e fitas. Ver descrição da brincadeira em:

http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=496  

b) Nome: Perna de pau com apoio nas mãos: Ensino Fundamental Inicial e Final. Materiais: perna de pau de madeira construída na própria escola.

http://ikids.noradar.com/?p=90  

c) Nome: Perna de pau com apoio nas pernas: Ensino Fundamental Final e Ensino Médio. São atividades que envolvem risco para os participantes, por isso é fundamental que o professor domine técnicas seguras para a iniciação dos alunos. Para uma descrição detalhada de atividades de iniciação com perna de pau com apoio nas pernas ver as páginas 6, 7 e 8 do artigo “A perna de pau circense – o mundo sob outra perspectiva”

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf 

Recursos Complementares

Como leitura complementar para o professor ver:

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A perna de pau circense - o mundo sob outra perspectiva. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, 2003, p. 125-133. 

 http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf  

Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá a turma para debater os principais pontos observados:

1) quais “tipos” de perna de pau, vocês observaram? Quais as principais diferenças entre elas?

2) Quais as principais dificuldades envolvidas na prática da caminhada com a perna de pau?

3) Qual tipo de perna de pau (com apoio nas mãos ou nas pernas) é mais fácil para a iniciação? Por que?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.