13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio.
Identificar as principais dificuldades relacionadas à prática da caminhada utilizando a perna de pau.
Construir e praticar a perna de pau.
Conhecer as principais modalidades do universo circense.
Atividade 1:
Caro professor, inicie a aula realizando uma rápida revisão com a turma sobre as principais modalidades circenses. Esses conteúdos já foram previamente trabalhados em atividades anteriores, portanto, faça rápida revisão com perguntas para a turma.
Explicite para a turma que nessa aula trabalharemos atividades de equilíbrio, com especial atenção para a prática da “perna de pau”.
Inicie questionando os alunos sobre a expressão “perna de pau”:
1) O que pensam quando escutam a expressão?
2) Indique pelo menos 2 significados para a expressão.
3) Na opinião de vocês, qual a principal dificuldade para a prática da perna de pau (a modalidade circense)?
4) Algum aluno já experimentou caminhar com auxílio de pernas de pau (a modalidade circense)?
Faça um rápido debate na turma explorando os temas citados. É importante que os alunos compreendam diferentes significados da expressão “perna de pau”. Em muitas localidades no Brasil pode significar um sujeito que não possui habilidade com a bola para o jogo de futebol. Em outros espaços ou contextos será um substantivo que nomeia um aparelho que torna as pessoas “gigantes” e é prática constante em apresentações circenses.
Atividade 2:
Essa atividade de pesquisa deverá ser realiza no laboratório de informática da escola. Esse momento será importante como preparação para a atividade prática (experimentação da perna de pau) que será realizada em seguida. Peça para os alunos assistirem aos vídeos e identificarem:
1) os tipos de perna de pau apresentados (perna de pau com apoio nas mãos ou com apoio nas pernas;
2) tipos de exercícios (técnicas) realizadas pelos praticantes (caminhas para frente, giro, correr, caminhar para trás, etc.).
Realize ao final, um rápido debate com os alunos destacando os conceitos de equilíbrio estático e dinâmico e suas aplicações para compreensão da caminhada com a perna de pau.
http://www.youtube.com/watch?v=wAaVFjdO0qU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UAuc7DGbGLw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aggsn_LqHrI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=q0F5u_Z2-ZU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cEdihbGSS-4&feature=related
http://africanosangue.blogspot.com/
Atividade 3:
Essa atividade será prática e deverá ser realizada na quadra poliesportiva da escola ou outro espaço adequado para as atividades práticas. A prática com a perna de pau demanda o treinamento durante algumas sessões para um bom controle do praticante. Recomendamos que o professor proporcione vários momentos de experimentação, ou seja, as atividades propostas nesse plano deverão ser repetidas posteriormente visando o aprimoramento das técnicas corporais dos alunos.
Dica: Caso a sua escola não possua materiais necessários para a prática da caminhada com a perna de pau, indico a construção de uma com materiais relativamente acessíveis.
http://ikids.noradar.com/?p=90
a) Nome: Pega pés com lata. Faixa Etária: Ensino Fundamental Inicial e Final. Materiais necessários: latas de alumínio, cordas e fitas. Ver descrição da brincadeira em:
http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=496
b) Nome: Perna de pau com apoio nas mãos: Ensino Fundamental Inicial e Final. Materiais: perna de pau de madeira construída na própria escola.
http://ikids.noradar.com/?p=90
c) Nome: Perna de pau com apoio nas pernas: Ensino Fundamental Final e Ensino Médio. São atividades que envolvem risco para os participantes, por isso é fundamental que o professor domine técnicas seguras para a iniciação dos alunos. Para uma descrição detalhada de atividades de iniciação com perna de pau com apoio nas pernas ver as páginas 6, 7 e 8 do artigo “A perna de pau circense – o mundo sob outra perspectiva”
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf
Como leitura complementar para o professor ver:
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A perna de pau circense - o mundo sob outra perspectiva. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, 2003, p. 125-133.
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf
Ao final da aula, o professor reunirá a turma para debater os principais pontos observados:
1) quais “tipos” de perna de pau, vocês observaram? Quais as principais diferenças entre elas?
2) Quais as principais dificuldades envolvidas na prática da caminhada com a perna de pau?
3) Qual tipo de perna de pau (com apoio nas mãos ou nas pernas) é mais fácil para a iniciação? Por que?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2011
Quatro estrelasParabens companheiro