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Preciso calibrar os pneus: oxigênio ou nitrogênio?

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a aplicação dos gases perfeitos no cotidiano.
  • Reconhecer a lei dos gases perfeitos.
  • Identificar a fórmula dos gases perfeitos.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a temperatura na escala Kelvin, pressão, volume, densidade absoluta e conversão de unidades.

Estratégias e recursos da aula

Para levantar os conhecimentos prévios dos alunos ao iniciar esta aula o professor pode falar: Ao chegar ao posto você se depara com dois locais para calibrar os pneus: um deles indicando "ar" o outro indicando "N2". Então que gás utilizaria? Porque?

Disponível em: http://picasaweb.google.com/lh/photo/LEf9hbJy2U8F2_ST-VXNxA Acesso em: 22.nov.2010

Questões: O que acontece com um pneu rodando? Deixe que reflitam e conjecturem entre si. Depois que responderem anote no quadro as respostas. Em seguida faça outra pergunta. O que acontece com o gás dentro do pneu quando este  aquece? Explique aos alunos que ao rodar o pneu aquece. De acordo com a equação dos gases, quando o pneu aquece o gás em seu interior também aquece se expandindo. Logo, ocorrendo a mudança na temperatura consequentemente há mudança na pressão e no volume. O aquecimento da borracha do pneu é bom pois, contribui para aumentar a aderência. Todavia, o fator negativo é que com a expansão do gás no interior do pneu, há alteração no diâmetro e no formato da banda de rodagem (é a parte em que o pneu fica em contato com o solo).

Onde encontramos os gases perfeitos no cotidiano? O uso de nitrogênio nos pneus produz algum resultado? Qual?

Atividade 1

Para que os alunos entendam o conceito de gases e, saibam identificar a sua aplicação no cotidiano, salve no Pendrive as imagens abaixo. Utilize a  TV Pendrive (TV Multimídia) disponível na sala de aula, sala de vídeo ou os computadores do laboratório de informática,  mostre e explique sobre estes elementos. Disponibilizamos o tutorial sobre como usar a TVPendrive no link:  

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500  Acesso em: 03.nov.2010 

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4quimica/3heliogas.jpg Acesso em: 03.nov.2010  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:O,8.jpg Acesso em: 03.nov.2010

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/3quimica/9N2.jpg Acesso em: 03.nov.2010  

Professor, neste momento, ao utilizar as imagens você deverá fazer toda uma explicação sobre os elementos, utilizando materiais alternativos de baixo custo como:  palito,tinta,canudo, bola de isopor, pedaço de madeira, barbante, alfinete, EVA, etc. para montar as estruturas moleculares. Após esse momento expositivo, cada grupo deve realizar especificamente sua pesquisa para os três elementos abaixo. Grupo 1: Origem do nome, descobridor do elemento; Grupo 2: Presença na terra e no espaço (aplicações); Grupo 3: Massa molar, (regra para determinar o cálculo); Grupo 4: Número atômico (regra para determinar o cálculo); Grupo 5: Isótopos estáveis (conceito); Grupo 6: Ponto de fusão (mínimo e máximo) e Grupo 7: Ponto de ebulição (mínimo e máximo).

Elementos químicos e sugestões de links para pesquisa.   

Oxigênio Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/elemento.pdf Acesso em: 22.nov.2010 

  

Hélio  Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/gas-perfeito.htm Acesso em: 22. nov. 2010. 

Nitrogênio Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/elemento.pdf Acesso em: 22.nov.2010   

Na sequência devem acessar o link disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal Acesso em: 03.nov.2010, criar uma Wiki e elaborar um texto colaborativo. O objetivo desta ação é que os alunos, de posse das  informações pesquisadas, criem um texto descritivo sobre o assunto, relacionando os tipos de ligações.

Para saber mais sobre Wiki o professor pode consultar o tutorial disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  Acesso em: 03.nov.2010      

Os alunos podem ainda, após editar a wiki,  elaborar cartazes utilizando um software de apresentação e disponibilizar no mural da escola. Sugerimos o software de apresentação Impress: é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório).

Disponibilizamos seu tutorial no link:  http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 03.nov.2010.

Atividade 2  

Nesta atividade os alunos devem pesquisar sobre como utilizar as fórmulas dos gases perfeitos e resolver os exercícios indicados. Ao realizarem as pesquisas os alunos devem anotar no caderno: o conceito de gases perfeitos, sobre como as fórmulas foram criadas e aplicadas por seus descobridores. Professor sugerimos que os alunos sejam organizados em quatro grupos. Além de utilizarem os livros didáticos, indicamos os sites abaixo para que possam realizar a atividade.

Grupo A

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Boyle-Mariotte Acesso em: 03.nov.2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Charles Acesso em: 03.nov.2010.

Grupo B

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Gay-Lussac Acesso em: 03.nov.2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Avogadro Acesso em: 03.nov.2010.

Grupo C

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8IYLWBp2Bbo Acesso em: 03.nov.2010   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YWNPIvbKfp0 Acesso em: 03.nov.2010  

Grupo D

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rAhi50jo6P0&feature=related  Acesso em: 03.nov.2010  

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6bNA-yIRTAo&feature=related Acesso em: 03.nov.2010 

Após realizarem as pesquisas, para evidenciar e contextualizar a aplicação das fórmulas sugerimos que os alunos realizem os exercicios disponíveis nos links abaixo. 

Disponíbilizamos alguns exercícios todavia, o professor pode utilizar outros e ainda indicar títulos para que os alunos extraiam dos livros didáticos e resolvam.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/gas-perfeitoexercicios.htm Acesso em: 03.nov.2010  

Disponível em: http://www.coladaweb.com/questoes/quimica/gasper.htm Acesso em: 03.nov.2010     

Ao concluírem a atividade os alunos utilizam o quadro para explicar como resolveram e o professor efetua a correção para eliminar possíveis dúvidas.

Atividade 3

Esta atividade tem como objetivo que o aluno realize uma simulação e efetue cálculos de modo a reconhecer a lei dos gases perfeitos. Para tanto, os alunos devem estar organizados em equipes compostas por três pessoas por computador (ou de acordo com o número de computadores no laboratório).

Os alunos devem acessar a simulação "Show da química", navegar e responder as questões sobre as Leis das transformações dos gases (pressão, volume e temperatura). A medida que respondem devem anotar as respostas no caderno. Neste contexto, o professor deve atuar como mediador da atividade e a dos alunos.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17423 Acesso em: 03.nov.2010  

Show da química   

Para socializar os resultados, os alunos podem elaborar um slide utilizando o Impress que está disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress  Acesso em: 03.nov.2010. 

Atividade 4

O objetivo desta atividade é que o aluno realize uma simulação. Os alunos devem se acomodar de maneira que no máximo 3 alunos ocupem cada computador. Os alunos devem acessar, executar a simulação "Pressão de um gás", verificar a variação que ocorre na pressão de um gás ao alterar para mais ou para menos as variáveis do estado gasoso (número de moléculas, volume e temperatura), relatar as reações no caderno de modo a entender a equação de Clapeyron. O professor observa como os alunos estão desenvolvendo a atividade e faz a mediação.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10648 Acesso em: 03.nov.2010   

Pressão de um gás 

Os alunos podem fazer um relato no editor de textos do BROffice que está disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer. Os alunos devem socializar os resultados para a turma na sala de aula. 

Catarse

Para manifestar o que assimilaram em função das questões anteriormente enunciadas proponha aos alunos que acessem o recurso "Vamos passar de ano" que mostra o volume de um gás a certa pressão e a uma temperatura constante dentro de uma câmara. Os alunos deverão utilizar a fórmula da Equação Geral dos Gases para efetuar os cálculos e responder sobre o volume final do gás.

Disponível em: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_vamospassardeano.htm Acesso em: 03.nov.2010

  • Ciências: esta disciplina pode trabalhar os diferentes tipos de gases.
  • Física: pode-se trabalhar o conteúdo pressão dos gases.
  • Matemática: o professor pode trabalhar com gráficos para representar o consumo de gás residencial, nos condomínios, escolas, no estado etc.
  • Geografia: nesta disciplina o professor pode orientar aos alunos que pesquisem sobre a extração e sobre as reservas de gás natural.

Referências:

Simulação: Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8337/sim_qui_chamadaoral.swf?sequence=6 Acesso em: 03.nov.2010

Experimento: Disponível em: http://cienciatube.blogspot.com/2009/04/experimento-de-fisica-modelo-mecanico.html Acesso em: 03.nov.2010

Plano de aula: Disponível em: http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_page2.html Acesso em: 03.nov.2010

Simulação: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12265 Acesso em: 03.nov.2010.

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9911 Acesso em: 03.nov.2010   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pressão de um gás Animação/simulação
Show da química Animação/simulação
Recursos Complementares

Os textos tratam do estudo dos gases perfeitos, teoria cinética dos gases, pressão e temperatura de um gás e gás ideal (Lei de Boyle, Lei de Charles, Lei de Gay-Lussac e Clayperon).

Os textos abaixo tratam sobre o uso do oxigênio e do nitrogênio.

Livro: NEWTON, V.B; HELOU, R.D.; GUALTER, J.B. Termologia, Ondulatória e Óptica. São Paulo: Editora Saraiva, Vol. 2, 448p., 18a Ed., 2007.

Avaliação

Professor a avaliação deve ser formativa, processual e diagnóstica. Sugerimos alguns critérios os quais podem ser utilizados para verificar se aluno atingiu o objetivo: Elaborou o texto e seguiu as normas da ortografia, gramática, coerência e coesão? Usou adequadamente os recursos da animação e os equipamentos tecnológicos? Demonstrou com propriedade por meio da oralidade os conhecimentos adquiridos ao resolver as diversas atividades?; Demonstrou o conhecimento apropriado?

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