17/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Postura em grupo
• Integração da turma
• Gerenciar conflitos
• Desenvolver as habilidades básicas (correr, saltar, arremessar, trepar, pendurar-se, equilibrar se, levantar e transportar, puxar, empurrar, saltitar, girar, pular)
Nenhum conhecimento prévio é necessário.
Iniciar a aula com o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=EK_uTXiveHU
Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos em comum. Estabelecer pontos diferentes. Aproximar as realidades.
Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:
• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.
O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.
Finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:
I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.
Interessante que os alunos desse grupo sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)
Aula 2
Mostrar os vídeos abaixo:
http://w ww.youtube.com/watch ?v=TtioNinDG1s&f eature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Aj4_rUiebts&feature=related
Discorrer sobre importância do empenho para um bom trabalho em grupo.
Organizar material e a busca destes durante as aulas para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.
Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:
Os Folders ou propagandas, item mencionado como material de busca, podem revelar curiosidades usada para algum comercial.
.
Para que haja otimização do tempo, enquanto alguns componentes trabalham na pesquisa do material tipografados, outros podem ir ao laboratório de informática fazer a busca nos materiais virtuais.
.
http://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades/index.htm;
http://www.professordehistoria.com/esportes/;
http://www.historiadetudo.com/esportes.html;
Professor, você pode usar o link http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm que apresenta um Sistema de Classificação de Esportes, desenvolvido com base nos critérios de cooperação, relação de oposição com o adversário e tipo de ambiente onde se realiza a prática esportiva de todas as modalidades olímpicas.
Aula 3
Iniciar com o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=u6TOSm2A5AE
.
Aula 4
Iniciar com o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=NBL6PEYo49o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Yi_Ipodv18c&feature=related
Discutir sobre a responsabilidade, o empenho, sobra a confiança no trabalho de cada um dentro do próprio grupo e como cada grupo acaba sendo peça fundamental para a apresentação final, por estarem ligados uns aos outros.
Finalizar os trabalhos para apresentação na próxima aula com o encerramento sendo os jogos olímpicos da sala, onde modalidades escolhidas pelo professor serão disputadas com marcação de “morte súbita” para o melhor entrosamento da sala.
Aula 5
Apresentação dos grupos e atividades esportivas.
Professor, você pode conseguir muitas informações utilizando os sites de busca de esportes ao invés de procurar os sites específicos. Você poderá perderá muito tempo procurando sobre a especificidade dos esportes.
Eu sugiro os seguintes:
• http://www.gazetaesportiva.net/;
• http://esporte.uol.com.br/;
• http://esportes.terra.com.br/;
• http://globoesporte.globo.com/;
• http://br.noticias.yahoo.com/esportes;
• http://ultimosegundo.ig.com.br/
• http://lisandra22.wordpress.com/category/os-diferentes-tipos-de-esportes/
• http://news.google.com.br/news?pz=1&ned=pt-BR_br&topic=s&ict=ln
A avaliação será o interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professor por todas as aulas sobre as olímpiadas realizadas e elaboradas. Fantásticooooooooooooooooo........ não sou professora de educação física, mas amei tudo........ um abraço!