Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos Olímpicos V

 

16/07/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Controle emocional perante o público;
• Organização dos Esportes Olímpicos;
• Gerenciar conflitos.

Duração das atividades
4 aulas ( de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Dentro de sala, iniciar a aula com a apresentação dos vídeos:

falandoempublico

http://www.youtube.com/watch?v=ywJw8hjzTig

gladiador

http://www.youtube.com/watch?v=9mooV8svZog&feature=related

trabalho em equipe 2

http://www.youtube.com/watch?v=e3GQkwcfj0I&feature=related


Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos em comum. Estabelecer pontos diferentes. Aproximar as realidades.


Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:


• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.

Dica 2O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.


Finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:


I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.

Dica 2Interessante que os alunos desse grupo sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de c onsciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)

Aula 2


Mostrar o vídeo abaixo:

trabalhosincronia

http://www.youtube.com/watch?v=0UjG807hj5E&feature=related


Discorrer sobre importância do empenho para um bom trabalho em grupo.
Organizar material e a busca destes durante as aulas para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.


Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:


• Revistas;
• Jornais;
• Livros na biblioteca;
• Páginas na internet em sites especializados;
• Folders ou propaganda de lojas que contenham assuntos relacionados;
• Outros.

ObservaçãoOs Folders ou propagandas, item mencionado como material de busca, podem revelar curiosidades usada para algum comercial.

Dica 2Para que haja otimização do tempo, enquanto alguns componentes trabalham na pesquisa do material tipografados, outros podem ir ao laboratório de informática fazer a busca nos materiais virtuais.

Procure estar sempre em contato e supervisionando os grupos que pesquisam na internet, alertando sobre o foco no objetivo, para não desviarem, para não se deixar ir para outros rumos, a facilidade para se perder em ambiente virtual é enorme.


Discutir com os alunos as situações que aparecem durantes a procura, como identificar possíveis erros na estratégia adotada antes que o problema seja desencadeado de forma que possa prejudicar o andamento da aula.
Com a amostra dos vídeos e a aula mais direcionada, pode-se continuar as pesquisas em busca dos materiais já divididos.

Na procura dos sites que falam sobra a história do esporte, indico os:


http://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades/index.htm;

http://www.professordehistoria.com/esportes/;
http://www.historiadetudo.com/esportes.html;

http://books.google.com.br/books?id=1SZoO4nFpwsC&pg=PA12&lpg=PA12&dq=historia+dos+esportes&source=bl&ots=ctTS2BI2RK&sig=BUiXwFqH6I7v34xwVFg40rIMBCo&hl=pt-BR&ei=8OlPSqmAHsKHtgf3pZGjBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6.

Dica 2Professor, você pode usar o link http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm que apresenta um Sistema de Classificação de Esportes, desenvolvido com base nos critérios de cooperação, relação de oposição com o adversário e tipo de ambiente onde se realiza a prática esportiva de todas as modalidades olímpicas.

Aula 3

Iniciar com o vídeo:

mudança de hábito

http://www.youtube.com/watch?v=Aj4_rUiebts&feature=related


Colocar o vídeo editado pelo professor dos próprios alunos para a identificação do feito no decorrer das aulas.


Analisar, durantes os momentos registrados e editados, as interferências positivas e negativas. Entender os possíveis atrasos e as posturas tomadas no trabalho em grupo, tanto pelo grupo quanto pelos participantes dentro dele.


Propor mudanças, entender o que elas significam para a turma, quais os ganhos e as perdas, aproximar o ambiente escolar de casa, trazer dificuldades para serem transpostas conjuntamente.

As dificuldades não devem ser confundidas com a vida privada. Problemas todos têm, identificar aqueles que interferem na vida acadêmica bem como no andamento das atividades escolares que é o objetivo. Aumentar o vínculo entre a escola e o aluno não é não misturar se misturar à vida pessoal.

Aula 4

Explicação e apresentação dos grupos e atividades esportivas. Colocação das dificuldades encontradas e de como os problemas foram resolvidos ou não e o porquê.

Dica 2Sugestão para a criação de uma Olimpíada envolvendo os alunos do colégio na aula seguinte. O professor deverá orientar na escolha dos esportes, e na identificação das regras básicas. Será interessante que as modalidades introduzidas sejam compactadas com jogos curtos, podendo ser de morte súbita, para o maior aproveitamento do tempo e variedade de esportes.

Recursos Complementares

Professor, você pode conseguir muitas informações utilizando os sites de busca de esportes ao invés de procurar os sites específicos. Você poderá perderá muito tempo procurando sobre a especificidade dos esportes.

 
Eu sugiro os seguintes:

http://www.gazetaesportiva.net/;

http://esporte.uol.com.br/;

http://esportes.terra.com.br/;

http://globoesporte.globo.com/;

http://br.noticias.yahoo.com/esportes;

http://ultimosegundo.ig.com.br/

http://lisandra22.wordpress.com/category/os-diferentes-tipos-de-esportes/

http://news.google.com.br/news?pz=1&ned=pt-BR_br&topic=s&ict=ln

http://www.finalsports.com.br

Avaliação

A avaliação será o interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.