15/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Disciplina
• Postura em grupo
• Integração da turma
• Aumento do vínculo aluno-escola
Nenhum conhecimento prévio é necessário.
Aula 1
Dentro de sala, iniciar a aula com a apresentação dos vídeos:
Link: http://www.youtube.com/watch?v=9mooV8svZog&feature=related
Link: http://www.youtube.com/watch?v=e3GQkwcfj0I&feature=related
Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitar a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Comparar a vida deles com a vida daqueles que vivem do esporte. Estabelecer pontos em comum. Estabelecer pontos diferentes. Aproximar as realidades.
Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:
• Levantar cedo para ir para a escola / Levantar cedo para ir treinar;
• Ter disciplina para estudar todos os dias / ter disciplina de treinamento;
• Comer em horário destinado para / Comer entre as refeições;
• Não comer besteiras demais / A dieta balanceada de um atleta;
• A rotina do dia-a-dia / A rotina do dia-a-dia.
• Outras.
O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.
Finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:
I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos propostos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.
Interessante que os alunos desse grupo sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)
Au la 2
Mostrar o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0UjG807hj5E&feature=related
Discorrer sobre importância do empenho para um bom trabalho em grupo.
Organizar material e a busca destes durante as aulas para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.
Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:
• Revistas;
• Jornais;
• Livros na biblioteca;
• Páginas na internet em sites especializados;
• Folders ou propaganda de lojas que contenham assuntos relacionados;
• Outros.
Os Folders ou propagandas, item mencionado como material de busca, podem revelar curiosidades usada para algum comercial.
Procure estar sempre em contato e supervisionando os grupos que pesquisam na internet, alertando sobre o foco no objetivo, para não desviarem, para não se deixar ir para outros rumos, a facilidade para se perder em ambiente virtual é enorme.
Discutir com os alunos as situações que aparecem durantes a procura, como identificar possíveis erros na estratégia adotada antes que o problema seja desencadeado de forma que possa prejudicar o andamento da aula.
Com a amostra dos vídeos e a aula mais direcionada, pode-se continuar as pesquisas em busca dos materiais já divididos.
Na procura dos sites que falam sobra a história do esporte, indico os:
http://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades/index.htm;
http://www.professordehistoria.com/esportes/;
http://www.historiadetudo.com/esportes.html;
Aula 3
Iniciar com o vídeo:
htt p://www.youtube.com/ watch?v=Aj4_rUiebts& amp;feature=related
Colocar o vídeo editado pelo professor dos próprios alunos para a identificação do feito no decorrer das aulas.
Analisar, durantes os momentos registrados e editados, as interferências positivas e negativas. Entender os possíveis atrasos e as posturas tomadas no trabalho em grupo, tanto pelo grupo quanto pelos participantes dentro dele.
Propor mudanças, entender o que elas significam para a turma, quais os ganhos e as perdas, aproximar o ambiente escolar de casa, trazer dificuldades para serem transpostas conjuntamente.
As dificuldades não devem ser confundidas com a vida privada. Problemas todos têm, identificar aqueles que interferem na vida acadêmica bem como no andamento das atividades escolares que é o objetivo. Aumentar o vínculo entre a escola e o aluno não é não misturar se misturar à vida pessoal.
Professor, você pode conseguir muitas informações utilizando os sites de busca de esportes ao invés de procurar os sites específicos. Você poderá perderá muito tempo procurando sobre a especificidade dos esportes.
Eu sugiro os seguintes:
• http://www.gazetaesportiva.net/;
• http://esportes.terra.com.br/;
• http://globoesporte.globo.com/;
• http://br.noticias.yahoo.com/esportes;
• http://ultimosegundo.ig.com.br/
• http://lisandra22.wordpress.com/category/os-diferentes-tipos-de-esportes/
• http://news.google.com.br/news?pz=1&ned=pt-BR_br&topic=s&ict=ln
A avaliação será o interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!