Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando e fazendo amigos.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Dança: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Dança: fazer, apreciar, contextualizar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Praticar a dança de salão com os colegas de turma;

Associar a música aos passos de dança de forma coordenada;

Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão;

Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, recentemente, em nossa escola (CAp UFRJ) organizamos a Semana de Arte, Ciências e Cultura (SACC) e, durante as apresentações uma chamou a atenção do público presente: dois professores de matemática no pátio que estavam apresentando...UMA OFICINA DE DANÇA DE SALÃO para alunos, professores, funcionários e licenciandos (estagiários).

Foi extremamente interessante a experiência que começou com uma pequena parcela de participantes e, foi crescendo ao longo da atividade e foi finalizada com uma grande participação da comunidade escolar e, dois professores de matemática eram os organizadores da oficina.

ATIVIDADE I - DANÇANDO PELO MUNDO

 

Professor, apresente os vídeos abaixo sobre dança:

Gene Kelly - "I'm Singing in the rain" - http://www.youtube.com/watch?v=rmCpOKtN8ME 

John Travolta bailando - "Saturday Night Fever" - http://www.youtube.com/watch?v=bV1RZyCWQSU&feature=related 

Professora Daniela (matemática) e Profº Miguel Saraiva ( Ed. Física) dançando e interpretando no CAp UFRJ na gincana esportiva das turmas do 3º ano do ensino médio de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=0GCbDcJ_Ju0 

Após os alunos assistirem aos vídeos peça que façam uma análise das apresentações de dança e, quais as diferenças que eles encontraram.

Peça também que indiquem quem já teve uma experiência na dança e, quem gostaria de dançar, porém, não teve oportunidade ou estímulo.

ATIVIDADE II - DANÇANDO NA ESCOLA -

Professor encaminhe-se com seus alunos para  a quadra de esportes ou o pátio da escola e coloque algumas músicas para dançar. Observe se eles tem a iniciativa. Convide uma aluna para dançar com você e "quebrar o gelo" do início da atividade. estimule aos demais alunos a organizarem pares e a dançar livremente.

Fonte: http://nandaraujo12.files.wordpress.com/2010/07/dancando_forro.jpg 

A partir desse momento sequencie a atividade da seguinte forma:

  • Os casais deverão dançar ao som de um bolero com os passos de " dois para cá e dois para lá";

  • Ao seu sinal, os homens deverão trocar de damas e, continuar a atividade;

  • Ao próximo sinal, as damas deverão trocar de pares;

  • Agora, deverão dar dois passos para trás e dois para frente com as mãos soltas do seu par e olhando no olho do seu par;

  • Termine essa parte da aula estimulando que todos estejam dançando o bolero.

DICA 1 - Professor, lembre aos seus alunos que a dança desenvolve além do ritmo, a coordenação motora e o equilíbrio, valências físicas importantes para as atividades diárias.

ATIVIDADE III - DANÇANDO... DANÇANDO...DANÇANDO.

Professor, evidentemente, devemos respeitar a região ou o local do país em que estivermos desenvolvendo esta aula, portanto, se o forró for o estilo, ou o samba, ou o bolero não importa. O importante é que os alunos participem entendendo que a dança pode agregar valores importantes a vida dos nossos alunos.

Professor, proponha que os alunos convidem para a "pista de dança" representantes da comunidade escolar para participarem desta fase da aula e, que organizem sequências de movimentos de acordo com o ritmo.

Professor, apresente os seguintes ritmos e , ao seu sinal todos deverão dançar:

  • Samba,

  • Forró,

  • Bolero,

  • Funk

  • Etc.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F-LmjToq-KM/Sb7IBCoiLgI/AAAAAAAAAcw/0UZmMKpKAhg/S768/meu+blog.gif 

Finalize a aula organizando um debate sobre a dança na escola e suas possibilidades de expressão.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será a partir de um texto que os alunos deverão apresentar sobre a dança e a sua importância na sociedade. Este texto poderá ser entregue na próxima aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.