15/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Dança: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Dança: fazer, apreciar, contextualizar |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Praticar a dança de salão com os colegas de turma;
Associar a música aos passos de dança de forma coordenada;
Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão;
Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, recentemente, em nossa escola (CAp UFRJ) organizamos a Semana de Arte, Ciências e Cultura (SACC) e, durante as apresentações uma chamou a atenção do público presente: dois professores de matemática no pátio que estavam apresentando...UMA OFICINA DE DANÇA DE SALÃO para alunos, professores, funcionários e licenciandos (estagiários).
Foi extremamente interessante a experiência que começou com uma pequena parcela de participantes e, foi crescendo ao longo da atividade e foi finalizada com uma grande participação da comunidade escolar e, dois professores de matemática eram os organizadores da oficina.
ATIVIDADE I - DANÇANDO PELO MUNDO
Professor, apresente os vídeos abaixo sobre dança:
Gene Kelly - "I'm Singing in the rain" - http://www.youtube.com/watch?v=rmCpOKtN8ME
John Travolta bailando - "Saturday Night Fever" - http://www.youtube.com/watch?v=bV1RZyCWQSU&feature=related
Professora Daniela (matemática) e Profº Miguel Saraiva ( Ed. Física) dançando e interpretando no CAp UFRJ na gincana esportiva das turmas do 3º ano do ensino médio de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=0GCbDcJ_Ju0
Após os alunos assistirem aos vídeos peça que façam uma análise das apresentações de dança e, quais as diferenças que eles encontraram.
Peça também que indiquem quem já teve uma experiência na dança e, quem gostaria de dançar, porém, não teve oportunidade ou estímulo.
ATIVIDADE II - DANÇANDO NA ESCOLA -
Professor encaminhe-se com seus alunos para a quadra de esportes ou o pátio da escola e coloque algumas músicas para dançar. Observe se eles tem a iniciativa. Convide uma aluna para dançar com você e "quebrar o gelo" do início da atividade. estimule aos demais alunos a organizarem pares e a dançar livremente.
Fonte: http://nandaraujo12.files.wordpress.com/2010/07/dancando_forro.jpg
A partir desse momento sequencie a atividade da seguinte forma:
DICA 1 - Professor, lembre aos seus alunos que a dança desenvolve além do ritmo, a coordenação motora e o equilíbrio, valências físicas importantes para as atividades diárias.
ATIVIDADE III - DANÇANDO... DANÇANDO...DANÇANDO.
Professor, evidentemente, devemos respeitar a região ou o local do país em que estivermos desenvolvendo esta aula, portanto, se o forró for o estilo, ou o samba, ou o bolero não importa. O importante é que os alunos participem entendendo que a dança pode agregar valores importantes a vida dos nossos alunos.
Professor, proponha que os alunos convidem para a "pista de dança" representantes da comunidade escolar para participarem desta fase da aula e, que organizem sequências de movimentos de acordo com o ritmo.
Professor, apresente os seguintes ritmos e , ao seu sinal todos deverão dançar:
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F-LmjToq-KM/Sb7IBCoiLgI/AAAAAAAAAcw/0UZmMKpKAhg/S768/meu+blog.gif
Finalize a aula organizando um debate sobre a dança na escola e suas possibilidades de expressão.
Leia o artigo: Dançando na escola - http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n1/artigo3.pdf
PROJETO "Dança na escola" - http://portal.unesco.org/culture/fr/files/9597/10904014563DANCA-ESCOLA.pdf/DANCA-ESCOLA.pdf
A avaliação desta aula será a partir de um texto que os alunos deverão apresentar sobre a dança e a sua importância na sociedade. Este texto poderá ser entregue na próxima aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!