Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo Cartas

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta;

§ Valorizar a escrita como meio de comunicação;

§ Perceber as informações mais relevantes neste gênero;

§ Listar as informações que quer transmitir ao leitor;

§  Produzir uma carta.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter adquirido as noções básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora apresenta à turma o livro “O carteiro chegou”, de Janete & Allan Ahlberg, da editora Companhia das Letrinhas. Explora a capa do livro: lê o título da história e pergunta à turma o que acha que ele sugere, lê o nome dos autores e a editora ou sugere que os alunos façam uma leitura coletiva do nome dos autores e editora.

A professora pergunta às crianças sobre a forma como a história é contada pelos autores, já que o texto é todo rimado, se reconhecem os personagens dos contos de fadas que aparecem na história e lê algumas cartas. A partir da leitura desta história a professora pergunta às crianças se já escreveram ou receberam alguma carta. Pede às crianças que tragam, se possível, uma carta que alguém próximo  na família ou um amigo tenha recebido. Solicite que a pessoa que vai emprestar a carta comente sobre ela para que o aluno possa contextualizar o texto que será dividido com a turma.

http://www.travessa.com.br/O_CARTEIRO_CHEGOU/artigo/993ac68e-c8d3-4103-a0aa-a49c1232db49 

2ª atividade

A professora deve levar à sala de aula uma carta ou escrever uma carta para alguém e apresentá-la `a turma. A partir das cartas trazidas pela professora e alunos, analisar e anotar no quadro, em conjunto com as crianças, as características deste gênero, tendo em vista os seguintes questionamentos:

Qual a primeira informação que observamos na escrita das cartas?

Para quem escrevemos?

Então, a segunda informação deve ser o nome do destinatário para quem desejamos enviar a carta.

O que vem depois do nome do destinatário?

Depois do assunto de cada carta, o que vem?

As despedidas são iguais em todas as cartas?

Quais as possíveis despedidas de uma carta?

O que significa remetente?

E destinatário?       

Como podemos fazer chegar as correspondências aos destinatários?       

O registro deve ficar anexado na sala para consultas posteriores.

A professora pede aos alunos para escolherem uma pessoa, da família ou não, para enviar uma carta. E importante que cada criança anote, com ajuda da família, o endereço correto do destinatário para que a professora possa encaminhar as cartas a um correio, ou se possível, ir com a turma a uma agência.

 3ª atividade   

Cada criança escreve uma carta à pessoa escolhida, tendo como referência as anotações anteriores sobre a estrutura deste gênero. A professora  pede aos alunos que troquem suas cartas para verificarem se a estrutura deste gênero está correta, de acordo com as anotações  registradas.    

 4ª atividade

A professora distribui envelopes, ou pode orientá-los a produzi-los em sala. Pede que o preencham de acordo com as informações do destinatário e com as suas informações, enquanto remetentes.   

5ª atividade  

A professora elabora um bilhete com as crianças pedindo aos pais que  levem seus filhos a uma agência de correios para que juntos, enviem as cartas aos destinatários.

Outra sugestão, se possível, pedir aos pais o valor da postagem e levar as crianças a uma agência de correios para que elas possam encaminhar as suas cartas. A professora sugere que as crianças leiam as respostas dos seus destinatários, tão logo as cartas cheguem aos seus endereços. A seguir, a professora pergunta aos alunos se já ouviram falar em pombo correio. Ouve as respostas das crianças e a seguir distribui uma folha com a definição.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pombo-correio  

 Depois, distribui aos alunos a letra da música “ Pombo Correio” e exibe o vídeo para que acompanhem a música.

http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/1329748/ 

Recursos Complementares
Avaliação

Durante as atividades a professora deve observar o interesse e apropriação das crianças pelo gênero trabalhado e se valorizaram a escrita como meio de comunicação. Deve avaliar como foi a descoberta das palavras novas que foram sendo introduzidas ao longo das atividades, tais como remetente, destinatário, cep, agência dos correios, carteiro, envio, e outras que compõem o universo linguístico do envio e recebimento de cartas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.