17/01/2011
Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Reconhecer a regularidade dos elementos;
§ Identificar imagens simétricas;
§ Dobrar o inteiro para formar figuras simétricas;
§ Desenvolver a capacidade plástica do grupo ;
§ Construir figuras simétricas mediante apresentação do eixo de simetria e com dobradura.
Não é preciso nenhum conhecimento prévio
A professora senta na roda com as crianças e pede que uma delas se deite no chão para que seu corpo possa ser contornado em uma folha de papel pardo. Depois pede que algumas crianças completem a figura humana.
A professora chama a atenção da turma para a parte da face da figura humana desenhada. Pede que observem a localização dos olhos, nariz, boca e orelhas no desenho que fizeram e as comparem com a localização desses, no amigo. Apresenta um espelho e pede que cada criança veja a sua imagem projetada nele e continua os questionamentos:
Será que os dois lados do nosso corpo (direito/esquerdo), são iguais?
E a nossa boca?
Em que local está localizada?
De um lado ou outro do rosto?
E o nariz?
Será que está localizado em um dos lados da nossa face?
A professora deve continuar, oralmente, explorando com as crianças as demais simetrias das partes externas do corpo.
Depois das descobertas do grupo sobre a simetria dos órgãos externos, perguntá-los se o que observaram só acontece com o nosso corpo.
2ª atividade
A professora retoma a atividade anterior e apresenta às crianças o site com exemplos de simetrias encontradas na natureza.
Mostra a figura da joaninha, no site abaixo, dividida ao meio (marcada com o eixo da simetria).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-animalia/imagens/simetria-bilateral.jpg
A professora distribui às crianças uma folha de papel ofício dobrada ao meio, com a metade de um coração desenhado. O desenho deve partir da parte dobrada para que depois as crianças o recortem e abram, verificando o todo da figura e a sua simetria.
3ª atividade
A turma é dividida em grupos. O componente de cada grupo desenha em uma folha dobrada ao meio uma figura. Recorta e abre a folha para ver o todo da figura, observar o eixo e a sua simetria. Depois, em uma cartolina, o grupo forma uma cena com as figuras produzidas e se necessário, desenha outros elementos para completá-la. A professora expõe os trabalhos em um mural da escola. O título do mural deve ser elaborado com as crianças.
4ª atividade
A professora propõe às crianças que façam algumas dobraduras. A seguir, o endereço de um site com sugestões de algumas dobraduras:
http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_de_animais1.htm
A professora escreve no quadro um convite, em conjunto com as crianças, convidando outra turma para uma oficina de dobraduras.
A professora deve observar o interesse dos alunos acerca do assunto e verificar se identificam e constroem figuras simétricas, mediante apresentação do eixo de simetria e com dobraduras.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2014
Cinco estrelasMuito útil! Vou aproveitar tudo! Valeu.