16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar os elementos de uma pirâmide;
Reconhecer o polígono triângulo nas faces das pirâmides;
Saber identificar o número de triângulos de uma pirâmide em função do polígono de base;
Resolver questões relacionadas com as faces triangulares de uma pirâmide.
Estudos dos Triângulos.
Professor, apresente uma belíssima imagem do Museu do Louvre, em Paris, França.
Fonte: http://macmagazine.com.br/2008/06/04/apple-confirma-nova-retail-store-em-paris/
Oriente seus alunos com a imagem da beleza da obra arquitetônica do Museu do Louvre. Suas enorme faces componhem uma forma geométrica espacial, a pirâmide.É uma pirâmide de base reta.Toda pirâmide possui elementos como arestas e vértices.
Fonte: http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm
Fonte: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/gd_t/gd_13t.php
As imagens acima representam os tipos de pirâmides que são identificadas pela base, exemplo, pirâmide reta de base pentagonal, quadrangular ou triangular. Professor, apresente também para os alunos as pirâmides oblíquas.
Fonte: http://g5style.blogspot.com/2007/09/viagem-nas-pirmides.html
Essas pirâmides são identificadas por serem inclinadas e pela base, exemplo, pirâmide oblíqua de base hexagonal.
Sugere-se apresentar também algumas pirâmides, confeccionadas com cartolinas.
Solicite a participação dos alunos, discutindo sobre as características comuns a todas as pirâmides, tais como: a forma de suas faces laterais e a forma da base.
Atividade 01
Professor, com os exemplos abaixo de pirâmides solicite que os alunos respondam em seus cadernos.
a) Em qualquer pirâmide, qual é a forma das faces laterais?
b) De que depende o nome dado a uma pirâmide ?
c) Quais as diferenças entre prisma e pirâmide?
d) Que nome você daria à segunda pirâmide?
e) Quantas faces, quantas arestas e quantos vértices tem esta pirâmide?
Atividade 02
Professor, apresente uma maquete de uma pirâmide especial: o tetraedro regular
Fonte: Criação da autora
Professor, oriente os alunos que dentre as pirâmides, uma se destaca por ter as faces com a mesma forma (triangular) e com o mesmo tamanho.
É o tetraedro regular,formado por quatro faces triangulares de mesmo tamanho.
Fonte: Criação da autora
Pergunte aos alunos que outro nome se pode dar ao tetraedro e quantas faces, quantos vértices e quantas arestas tem um tetraedro.
Atividade 03
Sugere-se criar uma oficina de Desenho, fazendo com os alunos eles aprendem.
Apresente a planificação de um tetraedro. Os alunos deverão representar e montar.
O passo a passo poderia ser: Desenhar em cartolina um tetraedro regular planificado.
Numerar suas faces com os números 1, 2, 3 e 4, conforme ilustração. Recortar, dobrar e montar o tetraedro com fita adesiva.
Manusea-lo e joga-lo com se fosse um dado. O dado tem seis faces, o tetraedro parece um lado com quatro faces.
Pergunte aos alunos o que você pode perceber de interessante no tetraedro que você montou. Convide um colega para brincar com você.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar os elementos de uma pirâmide?
Os alunos reconheceram o polígono triângulo nas faces das pirâmides?
Os alunos souberam identificar o número de triângulos de uma pirâmide em função do polígono de base?
Os alunos souberam resolver questões relacionadas com as faces triangulares de uma pirâmide?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/10/2012
Cinco estrelasadorei