Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POLUIÇÃO SONORA

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber diversos ruídos;
  • Reconhecer a importância de um ambiente saudável;
  • Relacionar sons agradáveis e agressivos;
  • Colaborar na preservação de um ambiente saudável.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora pede aos alunos que façam silêncio e fechem os olhos para, apenas, ouvirem o som de alguns vídeos sobre os sons da natureza.  Ao ouvirem o som de cada vídeo a professora pergunta:

Vocês identificam que som é este?

O que sentem ao ouvi-lo?

É um som bom de ouvir?

Por quê?   

http://www.youtube.com/watch?v=7GEUvL_JB6o  

http://www.youtube.com/watch?v=bX0Z8l-dSVM  

Depois que os alunos expressarem suas respostas, a professora volta ao início de cada vídeo para que as crianças confirmem ou não as suas hipóteses. Deve proceder da mesma forma com os vídeos a seguir: sons de uma corrida de carros e de britadeiras.  

http://www.youtube.com/watch?v=L2UPWChZVio  

http://www.youtube.com/watch?v=vxKGW-Rjo6M  

A professora pede que os alunos listem em casa em uma folha de papel ofício, pelo menos, cinco sons que escutam constantemente  no cotidiano.

2ª atividade   

A professora distribui aos alunos o texto sobre poluição sonora. A leitura pode ser compartilhada.

A professora explora as informações mais relevantes sobre o assunto e pede às  crianças que as localizem no texto. Podem grifá-las com marca texto ou sublinhá-las com lápis grafite. As crianças compartilham a lista de sons que anotaram em casa, discutindo quais os que podem afetar à saúde.   

http://www.escolakids.com/poluicao-sonora.htm 

3ª atividade   

A professora propõe aos alunos que, em duplas, escrevam slogans alertando às pessoas sobre os cuidados que devemos tomar com a poluição sonora com o objetivo de obtermos melhor qualidade de vida. Antes da produção, apresenta aos alunos alguns slogans para que possam perceber a estrutura deste texto: frase afirmativa, curta, direta, de fácil repetição.   

 4ª atividade    

As crianças realizam uma passeata pela escola, utilizando faixas com os slogans. Também podem realizar uma passeata pelo quarteirão da escola, com a devida autorização dos pais, em companhia da professora.

Recursos Complementares
Avaliação

A professora deve perceber ao longo das atividades se os alunos ampliaram seus saberes sobre o assunto e o envolvimento, participação de cada um na colaboração e  preservação de um ambiente saudável.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.