Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As placas simbólicas e seus significados

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a existência de diferentes placas simbólicas em nossa sociedade.

Reconhecer a utilidade dessas placas a partir de atividades relacionadas.

Produzir, coletivamente, placas relativas a combinados de comportamento da turma.

Redigir o significado das  placas produzidas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de Afabetização e Letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor selecionará algumas placas simbólicas (imagens que representam alguma ideia) utilizadas na sociedade para mostrar aos alunos.

Cada placa deverá ser reproduzida em uma cartolina grande e  recortada de acordo com o seu formato original para ser exposta e, posteriormente, colada em um mural.

Alguns exemplos dessas placas são os seguintes:

(Fonte: http://www.dlsbrindes.com.br/sinalizacao.htm

Cada placa será comentada pela turma quanto ao seu significado e utilidade na sociedade (onde é encontrada e para que serve) e, em seguida, o professor selecionará alguns alunos para escreverem em um pedaço de papel seu significado para expor abaixo da imagem da placa no mural.

Momento 2

1- As placas utilizadas no momento 1 podem ser reproduzidas em tamanhos menores e em pedaços de folhas quadradas para os alunos brincarem, em duplas, de jogo da memória. Para tanto, cada placa deverá ser reproduzida em dobro e o aluno, ao virar as duplas corretas de cartas, deverá falar o significado da placa para poder marcar o ponto.

2- Ainda em duplas, os alunos realizarão a atividade a seguir:

Fonte: http://picasaweb.google.com/lh/view?q=atividades+placas+de+transito&uname=Liz.o.mendes&psc=G&filter=1#5365794617322848658  

3- Para os alunos compreenderem que os símbolos (desenhos/ imagens) podem  representar ideias, palavras ou letras a seguinte atividade será realizada individualmente: 

Fonte:  http://picasaweb.google.com/lh/view?q=Atividades+simbolos&uname=Liz.o.mendes&psc=G&filter=1#5433463277436132258  

Momento 3

O professor mostrará para os alunos outros exemplos de placas simbólicas, também confeccionadas em cartolinas grandes, como as seguintes: (Os significados das placas não serão expostos no primeiro momento, apenas as imagens)

Os alunos tentarão atribuir um significado para essas placas oralmente e ainda dirão em qual contexto cada placa poderia ser usada. Por exemplo: a placa de escovar os dentes poderia ser fixada na porta de um banheiro de uma criança que esquece de escovar os dentes.

Nesse momento é importante que o professor leve os alunos a refletirem a respeito do significado do traço vermelho em algumas placas, simbolizando uma proibição.

Fonte: http://picasaweb.google.com/professoralikaa/PLACASDEINCENTIVO# 

Momento 4

Os alunos serão convidados a refletirem a respeito de combinados de comportamento na turma que poderão ser relembrados através de placas.

Coletivamente, os alunos produzirão combinados e o professor anotará as ideias no quadro negro.

Poderão surgir ideias de combinados a serem cumpridos pela turma como os seguintes:

  • Não falar junto com a professora
  • Fazer as atividades
  • Brincar nos momentos certos
  • Lanchar apenas na hora adequada
  • Não falar alto
  • Ajudar o colega
  • Etc

Momento 5

Após as ideias, os alunos serão divididos em grupos.

Cada equipe ficará encarregada de transformar um combinado em placa, realizando um desenho em uma folha de cartolina.

Os grupos também produzirão, por escrito, os significados das placas relativas ao comportamento da turma.

As placas serão plastificadas e fixadas em alguma parede da sala de aula.

Será estabelecido que as regras deverão ser cumpridas pelos alunos e pelo professor ao longo do ano.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam a função de uma placa como símbolo, através da correção das atividades em dupla e individual, propostas no momento 2.

Observará também se os alunos foram capazes de transformar um combinado de regra da turma para um desenho simbólico da regra.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.