Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trânsito: introduzindo o tema a partir de dois gêneros

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar para a necessidade do cumprimento de regras no trânsito a partir de um texto informativo.

Conhecer o funcionamento dos semáforos a partir de atividades práticas.

Atentar para as responsabilidades de pedestres e motoristas a partir de textos de instrução.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de Alfabetização e Letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Leitura do texto informativo pelos alunos:

Problema de trânsito não é de hoje

(Texto retirado do blog "Vivendo com Arte", produzido pela Vilma- site: http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/2010/09/textos-informativos-sobre-o-transito.html) 

Faz tempo. Desde que numa cidade os carros aumentam, problemas de trânsito começam. Os carros não podem andar como querem, para cima e para baixo, sem ordem - acabam acontecendo batidas. Além disso, há os pedestres, que também precisam circular pelas ruas e não podem ser atropelados.

Os sinais apareceram em Londres (Inglaterra) em 1870. Nessa época, lá, já havia muitos veículos (carruagens). Os sinais foram inventados nas cores usadas ainda hoje: VERDE, AMARELO e VERMELHO

Após uma leitura em duplas, o professor pedirá para que os alunos, nas duplas, discutam oralmente as seguintes questões: (As perguntas serão anotadas no quadro para que os estudantes sigam o roteiro)

  • Vocês acham que há problemas no trânsito? Quais?
  • Segundo o texto esses problemas são atuais?
  • Quando começaram os problemas?
  • Quais os problemas apontados pela autora?
  • Por que foram inventados os sinais?
  • Quando e onde foram inventados os sinais?
  • Em sua opinião, qual o objetivo da autora ao escrever esse pequeno texto?
  • Vocês acham que atualmente os motoristas e os pedrestres respeitam os sinais de trânsito? Por quê?

Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.

Momento 2

1 - Ainda em duplas, os alunos observarão a imagem abaixo, verificando quais os erros dos pedestres e dos motoristas no trânsito. Os erros serão marcados na figura e registrados, por escrito, no caderno de aula.

Fonte: http://picasaweb.google.com/lh/view?q=atividades+de+transito&psc=G&filter=1#5307423739920012770  

2 - Atividade de descoberta de palavras relacionadas a trânsito:

Fonte: http://picasaweb.google.com/lh/view?q=atividades+transito&uname=Liz.o.mendes&psc=G&filter=1#5468684944664063218  

3 - Leitura do texto:

Fonte: http://picasaweb.google.com/educinfantil2/ALFABETIZACAOTRANSITO#5410627441969910130  

4 - Pintura da figura de acordo com o modelo:

(A figura modelo será exposta no quadro negro)

Fonte: http://picasaweb.google.com/educinfantil2/ALFABETIZACAOTRANSITO#5410627474486465474  e http://picasaweb.google.com/lh/view?q=atividades+de+transito&psc=G&filter=1#5428053497674503346 

Momento 3

O professor lerá o seguinte texto para os alunos: (Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html) 

CUIDADOS NO TRÂNSITO

Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:

Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.

Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.

Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.

- Ande na calçada. - Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.

- Não corra ao atravessar a rua.

 - Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.

- Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.

- Se você vai para escola de ônibus, espere-o parar para poder entrar e sair.

- Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.

- Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.

- Se você tem menos de 10 anos, só pode sentar no banco de trás.

- Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.

- As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.

- Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.

- Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.

Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro depende de todos nós!

Em seguida, dividirá a turma em grupos e entregará aleatoriamente um conselho lido acima para cada grupo. Para tanto, o professor reproduzirá as dicas em tiras de papel e as entregará para as equipes.

As equipes comentarão o conselho e o ilustrarão em uma folha de ofício, elaborando uma legenda escrita para a imagem.

Ao final será montada uma exposição dos desenhos.

Exemplo: Na dica: Não corra para atravessar a rua, os alunos poderão ilustrar uma pessoa atravessando na faixa de segurança e escrever abaixo do desenho a própria dica ou inventar uma legenda adequada como: cuidado ao atravessar.

Recursos Complementares

O professor poderá apresentar o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam a importância de seguir normas no trânsito e o mecanismo de sinalização, através das atividades em grupos sugeridas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.