Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Placas de trânsito: um trabalho interdisciplinar

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as diferentes formas geométricas existentes nas placas de trânsito.

Verificar a existência de números nas placas de trânsito a partir de uma pesquisa.

Diferenciar noções espaciais como: em cima, embaixo, direita e esquerda a partir de atividades relacionadas.

Escrever um texto narrativo a partir de uma história em quadrinho a respeito do assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e Letramento e que tenha conhecimentos relativos a sistemas simbólicos, noções espaciais e formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor apresentará em um data-show algumas placas de trânsito para os alunos:

Fonte: http://alcalino.net/placas/geral.html 

Em seguida, propiciará uma discussão oral a partir das segintes questões:

  • Vocês sabem para que servem essas placas?
  • Quais placas de trânsito vocês já viram?
  • Onde encontramos essas placas?
  • Essas placas apresentam formatos diferenciados? Por quê?
  • Quais formatos de placas vocês observam?

Momento 2

O professor pedirá que os alunos pesquisem em diferentes fontes e levem para a sala de aula exemplos de placas de trânsito.

Na aula seguinte, os alunos formarão grupos para separar as placas encontradas de acordo com o seu formato geométrico (círculo, quadrado, triângulo, retângulo, etc).

Em seguida, os grupos colarão as placas ou as reproduzirão em desenhos a serem produzidas em folhas de ofício coloridas (Em cada cor de folha será colado placas de um determinado formato)

Abaixo das colagens ou dos desenhos, os grupos escreverão os significados das placas e ainda avaliarão qual é o formato de placa mais encontrado por eles (registrando em números a quantidade de placas referente a cada forma)

Posteriormente, apresentarão para a classe as placas encontradas, dizendo qual é o seu formato e significado.

Momento 3

Após a apresentação, o professor pedirá para os alunos retornarem aos grupos e observarem se as placas de trânsito apresentam números e qual a função dos números nas placas de trânsito.(indicar velocidade, distância)

Outro aspecto das placas que os grupos terão que avaliar serão as setas, assim eles observarão as placas que apresentam setas e o que elas apontam (a direção: em cima, embaixo, a esquerda, a direita...)

Ao final dessa análise, os grupos discutirão, com toda a turma e o professor, as conclusões sobre os números e setas nas placas.

Momento 4

Será apresentada a seguinte tirinha à classe:

Fonte: site da Turma da Mônica

O professor instigará os alunos a comentarem a história retratada na imagem acima, realizando perguntas tais como:

  • Quais são os personagens da história?
  • O que o Cebolinha está fazendo no primeiro quadrinho?
  • O que aparece na primeira cena?
  • O que faz o Cebolinha no segundo quadrinho?
  • Qual a reação do Sansão ao visualizar a placa no segundo quadrinho?
  • Como está o Cebolinha no último quadrinho?
  • Por que o Cebolinha está dessa maneira?
  • Como está o Sansão no último quadrinho?
  • Por que o plano de Cebolinha deu certo?
  • O que indicam as placas presentes nos três quadrinhos?

Momento 5

Em seguida, para fixar conceitos espaciais relativos a: em cima, embaixo, esquerda e direita, o professor realizará uma brincadeira: Quando ele disser "em cima" os alunos ficarão de pé, se disser "embaixo" eles agaxarão, se disser "direita" eles receberão o comando levantando o braço direito e se falar "esquerda" eles terão de levantar o braço esquerdo.

Será desclassificado da brincadeira quem não seguir corretamente os comandos.

Momento 6

Os alunos contarão, coletivamente e oralmente, a história em quadrinhos acima.

A medida que eles forem construindo as ideias, o professor irá as anotando no quadro negro para eles copiarem posteriormente.

Momento 7

1 - Caso seja necessário trabalhar melhor os conceitos de direita e esquerda, o professor poderá escrever a palavras direita e esquerda nos braços correspondentes dos alunos e repetir a brincadeira sugerida acima, acrescentando os comandos de apontar a orelha e o olho esquerdo e direito.

2 - Os alunos poderão, também, em grupos, confeccionar placas de trânsito, inventando imagens e significados. Essas placas poderão ser produzidas em cartolina e desenhadas com tinta tendo o formato escolhido pelo grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam as funções das placas de trânsito, bem como se foram capazes de agrupá-las de acordo com seus diferentes formatos.

Observará,ainda, se eles compreenderam os conceitos espaciais, através da brincadeira proposta.

E se foram capazes de recontar oralmente e copiar a história em quadrinhos em forma de narrativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.