11/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer as diferentes formas geométricas existentes nas placas de trânsito.
Verificar a existência de números nas placas de trânsito a partir de uma pesquisa.
Diferenciar noções espaciais como: em cima, embaixo, direita e esquerda a partir de atividades relacionadas.
Escrever um texto narrativo a partir de uma história em quadrinho a respeito do assunto.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e Letramento e que tenha conhecimentos relativos a sistemas simbólicos, noções espaciais e formas geométricas.
Momento 1
O professor apresentará em um data-show algumas placas de trânsito para os alunos:
Fonte: http://alcalino.net/placas/geral.html
Em seguida, propiciará uma discussão oral a partir das segintes questões:
Momento 2
O professor pedirá que os alunos pesquisem em diferentes fontes e levem para a sala de aula exemplos de placas de trânsito.
Na aula seguinte, os alunos formarão grupos para separar as placas encontradas de acordo com o seu formato geométrico (círculo, quadrado, triângulo, retângulo, etc).
Em seguida, os grupos colarão as placas ou as reproduzirão em desenhos a serem produzidas em folhas de ofício coloridas (Em cada cor de folha será colado placas de um determinado formato)
Abaixo das colagens ou dos desenhos, os grupos escreverão os significados das placas e ainda avaliarão qual é o formato de placa mais encontrado por eles (registrando em números a quantidade de placas referente a cada forma)
Posteriormente, apresentarão para a classe as placas encontradas, dizendo qual é o seu formato e significado.
Momento 3
Após a apresentação, o professor pedirá para os alunos retornarem aos grupos e observarem se as placas de trânsito apresentam números e qual a função dos números nas placas de trânsito.(indicar velocidade, distância)
Outro aspecto das placas que os grupos terão que avaliar serão as setas, assim eles observarão as placas que apresentam setas e o que elas apontam (a direção: em cima, embaixo, a esquerda, a direita...)
Ao final dessa análise, os grupos discutirão, com toda a turma e o professor, as conclusões sobre os números e setas nas placas.
Momento 4
Será apresentada a seguinte tirinha à classe:
Fonte: site da Turma da Mônica
O professor instigará os alunos a comentarem a história retratada na imagem acima, realizando perguntas tais como:
Momento 5
Em seguida, para fixar conceitos espaciais relativos a: em cima, embaixo, esquerda e direita, o professor realizará uma brincadeira: Quando ele disser "em cima" os alunos ficarão de pé, se disser "embaixo" eles agaxarão, se disser "direita" eles receberão o comando levantando o braço direito e se falar "esquerda" eles terão de levantar o braço esquerdo.
Será desclassificado da brincadeira quem não seguir corretamente os comandos.
Momento 6
Os alunos contarão, coletivamente e oralmente, a história em quadrinhos acima.
A medida que eles forem construindo as ideias, o professor irá as anotando no quadro negro para eles copiarem posteriormente.
Momento 7
1 - Caso seja necessário trabalhar melhor os conceitos de direita e esquerda, o professor poderá escrever a palavras direita e esquerda nos braços correspondentes dos alunos e repetir a brincadeira sugerida acima, acrescentando os comandos de apontar a orelha e o olho esquerdo e direito.
2 - Os alunos poderão, também, em grupos, confeccionar placas de trânsito, inventando imagens e significados. Essas placas poderão ser produzidas em cartolina e desenhadas com tinta tendo o formato escolhido pelo grupo.
Outros exemplos de placas de trânsito podem ser encontradas no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1276&bih=537&q=placas+de+tr%C3%A2nsito&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
O professor avaliará se os alunos compreenderam as funções das placas de trânsito, bem como se foram capazes de agrupá-las de acordo com seus diferentes formatos.
Observará,ainda, se eles compreenderam os conceitos espaciais, através da brincadeira proposta.
E se foram capazes de recontar oralmente e copiar a história em quadrinhos em forma de narrativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!