Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Meios de Transporte: uma trabalho transversal

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a existência de diferentes meios de transporte e suas utilidades, através de  atividades diversas.

Escrever, com desenvoltura, frases relativas aos meios de transporte.

Ler, com proficiência, texto informativo sobre o assunto.

Raciocinar logicamente a partir de jogos sobre o assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Conversa inicial a respeito dos diferentes meios de transporte.

O professor perguntará aos alunos:

  • Qual meio de transporte vocês utilizam para vir à escola?
  • Quais são os meios de transporte que vocês conhecem?

Em seguida, desenvolverá o assunto mostrando gravuras relacionadas como as abaixo e pedindo para os alunos:

  • Descreverem o transporte em questão.
  • Pensarem nas vantagens de se utilizar aquele transporte.
  • Refletirem sobre as desvantagens de se utilizar aquele transporte.

(Além dos exemplos abaixo, o professor poderá escolher outros transportes como barco, navio, bicicleta, charrete, taxi, etc para mostrar aos alunos)

(Fonte: http://garimpandopalavras.blogspot.com/

(Fonte: http://www.wiki2buy.com.br/wiki/Caminh%C3%A3o_Novo

(Fonte: http://rubenval.blogspot.com/

(Fonte: http://omundoanimalselvagem.blogspot.com/2010/06/cavalo.html

(Fonte: http://catadupas.wordpress.com/2010/07/22/por-que-mineiro-fala-trem/) 

Momento 2

 1 - Os alunos receberão gravuras dos meios de transporte acima comentados para pintarem e escreverem, individualmente, uma frase acerca do transporte:

 (Fonte: http://www.google.com/images?hl=en&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Atividades+de+Meios+de+transporte&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai&biw=1276&bih=541

(Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-cavalos/index.php

(Fonte: http://galeria.colorir.com/veiculos/comboios/comboio-pintado-por-trem-278568.html

2 - Em seguida, realizarão a atividade abaixo ligando os desenhos aos nomes:

(Fonte: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/atividade_escolar_ligar_pintar_meios_de_transporte.html) 

3 - Em duplas, realizarão as atividades abaixo de completar a cruzadinha e encontrar palavras no caça-palavras:

(Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/05/atividades-meios-de-transporte.html

Momento 3

Leitura, em duplas, do texto:

Os meios de transporte

(Texto retirado do site http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=154 e adaptado pela autora da aula) 

Os meios de transporte são essenciais à vida humana.

O homem desloca-se diariamente do seu lugar de residência para o lugar de trabalho e vice-versa, seja em viagens a negócios, de atividade política, de turismo, entre outros.

 Por outro lado, os meios de transporte também permitem a deslocação de mercadorias, mantendo vivas, assim, as relações entre países e comunidades do Mundo. 

Há diferentes meios de transporte como: avião, bicicleta, trem, caminhão, helicóptero, ônibus, etc, mas antigamente não existiam alguns transportes que existem hoje. Os animais e mais tarde o trem, eram os mais utilizados pelas pessoas.

Dependendo da necessidade do homem, um transporte é mais vantajoso que o outro. Por exemplo, se quisermos viajar para um lugar muito longe, teremos que ir de avião, pois esse é um transporte rápido. Por outro lado, se precisarmos transportar uma mudança teremos que utilizar um grande caminhão, já que o espaço de um carro não será suficiente.

Durante nossa vida utilizamos vários transportes a fim de nos locomovermos de um espaço ao outro.

Após a leitura, os alunos irão discutir, oralmente e em duplas, para responder por escrito as seguintes perguntas:

  1. Para que servem os meios de transporte?
  2. Cite alguns meios de transportes mais antigos
  3. Qual é o meio de transporte mais vantajoso?
  4. Qual o meio de transporte que você mais utiliza e por quê?
  5. Qual é o meio de transporte mais rápido?

Essas questões serão, posteriormente, comentadas pelo professor.

Momento 4

A fim de trabalhar, melhor, o tema e desenvolver o raciocínio lógico e matemático dos alunos, poderão ser realizados alguns jogos e atividades como as seguintes:

1 - Jogo da memória: o professor preparará cartas com desenhos em pares de diversos meios de transporte  (Poderão ser utilizadas as gravuras acima ou ainda as imagens do site: http://picasaweb.google.com/educinfantil2/DIVERSOSMEIOSDETRANSPORTE#).

Cada meio de transporte apresentará uma pontuação combinada. Ao final, após as duplas terem acertado os pares, os alunos terão que realizar a soma das cartas com os pontos correspondentes para saberem quem será o vencedor do jogo. 

2 - Caso a escola apresente laboratório de informática, poderá levar os alunos para jogar o jogo on line sobre transporte, disponível no site: http://pensar.jogosloucos.com.br/jogos-de-transporte.html 

Nesse jogo, as mercadorias têm que ser levadas até os diferentes meios de transportes.

3 - Outra sugestão é trabalhar com problemas matemáticos a partir do tema.

Assim, poderão ser desenvolvidos situações problemas como as abaixo, utilizando desenhos e operações matemáticas para resolvê-las.

  •  No estacionamento do prédio de Rita há 11 carros estacionados. Nesta manhã saíram para trabalhar 4 pessoas utilizando seus carros. Quantos carros ainda permaneceram na garagem?
  • Em um ferro velho há 5 carros, 6 caminhões e 8 ônibus para serem vendidos. Quantos meios de transporte há ao todo?

Recursos Complementares

Mais atividades sobre meios de transporte podem ser encontrados no blog: http://suzettepaula.blogspot.com/2008/11/meios-de-transportes.html 

Avaliação

O professor avaliará:

se os alunos foram capazes de escreverem frases coerentes acerca dos meios de transporte.

se os alunos foram capazes de realizar as atividades de completar a cruzadinha, ligar as palavras aos desenhos e encontrar palavras no caça-palavras.

se os alunos compreenderam a função, as vantagens e  as desvantagens dos transportes, através da discussão inicial e das respostas relativas ao texto lido.

se os alunos souberam resolver os problemas matemáticos e realizar os jogos sugeridos com desenvoltura.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • flor, bom jesus , Mato Grosso - disse:
    becebeca@hotmeil.com

    16/06/2014

    Três estrelas

    muito bom, é uma maneira mais divertida das crinças aprenderem


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.