11/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer a existência de diferentes meios de transporte e suas utilidades, através de atividades diversas.
Escrever, com desenvoltura, frases relativas aos meios de transporte.
Ler, com proficiência, texto informativo sobre o assunto.
Raciocinar logicamente a partir de jogos sobre o assunto.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Conversa inicial a respeito dos diferentes meios de transporte.
O professor perguntará aos alunos:
Em seguida, desenvolverá o assunto mostrando gravuras relacionadas como as abaixo e pedindo para os alunos:
(Além dos exemplos abaixo, o professor poderá escolher outros transportes como barco, navio, bicicleta, charrete, taxi, etc para mostrar aos alunos)
(Fonte: http://garimpandopalavras.blogspot.com/)
(Fonte: http://www.wiki2buy.com.br/wiki/Caminh%C3%A3o_Novo)
(Fonte: http://rubenval.blogspot.com/)
(Fonte: http://omundoanimalselvagem.blogspot.com/2010/06/cavalo.html)
(Fonte: http://catadupas.wordpress.com/2010/07/22/por-que-mineiro-fala-trem/)
Momento 2
1 - Os alunos receberão gravuras dos meios de transporte acima comentados para pintarem e escreverem, individualmente, uma frase acerca do transporte:
(Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-cavalos/index.php)
(Fonte: http://galeria.colorir.com/veiculos/comboios/comboio-pintado-por-trem-278568.html)
2 - Em seguida, realizarão a atividade abaixo ligando os desenhos aos nomes:
3 - Em duplas, realizarão as atividades abaixo de completar a cruzadinha e encontrar palavras no caça-palavras:
(Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/05/atividades-meios-de-transporte.html)
Momento 3
Leitura, em duplas, do texto:
Os meios de transporte
(Texto retirado do site http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=154 e adaptado pela autora da aula)
Os meios de transporte são essenciais à vida humana.
O homem desloca-se diariamente do seu lugar de residência para o lugar de trabalho e vice-versa, seja em viagens a negócios, de atividade política, de turismo, entre outros.
Por outro lado, os meios de transporte também permitem a deslocação de mercadorias, mantendo vivas, assim, as relações entre países e comunidades do Mundo.
Há diferentes meios de transporte como: avião, bicicleta, trem, caminhão, helicóptero, ônibus, etc, mas antigamente não existiam alguns transportes que existem hoje. Os animais e mais tarde o trem, eram os mais utilizados pelas pessoas.
Dependendo da necessidade do homem, um transporte é mais vantajoso que o outro. Por exemplo, se quisermos viajar para um lugar muito longe, teremos que ir de avião, pois esse é um transporte rápido. Por outro lado, se precisarmos transportar uma mudança teremos que utilizar um grande caminhão, já que o espaço de um carro não será suficiente.
Durante nossa vida utilizamos vários transportes a fim de nos locomovermos de um espaço ao outro.
Após a leitura, os alunos irão discutir, oralmente e em duplas, para responder por escrito as seguintes perguntas:
Essas questões serão, posteriormente, comentadas pelo professor.
Momento 4
A fim de trabalhar, melhor, o tema e desenvolver o raciocínio lógico e matemático dos alunos, poderão ser realizados alguns jogos e atividades como as seguintes:
1 - Jogo da memória: o professor preparará cartas com desenhos em pares de diversos meios de transporte (Poderão ser utilizadas as gravuras acima ou ainda as imagens do site: http://picasaweb.google.com/educinfantil2/DIVERSOSMEIOSDETRANSPORTE#).
Cada meio de transporte apresentará uma pontuação combinada. Ao final, após as duplas terem acertado os pares, os alunos terão que realizar a soma das cartas com os pontos correspondentes para saberem quem será o vencedor do jogo.
2 - Caso a escola apresente laboratório de informática, poderá levar os alunos para jogar o jogo on line sobre transporte, disponível no site: http://pensar.jogosloucos.com.br/jogos-de-transporte.html
Nesse jogo, as mercadorias têm que ser levadas até os diferentes meios de transportes.
3 - Outra sugestão é trabalhar com problemas matemáticos a partir do tema.
Assim, poderão ser desenvolvidos situações problemas como as abaixo, utilizando desenhos e operações matemáticas para resolvê-las.
Mais atividades sobre meios de transporte podem ser encontrados no blog: http://suzettepaula.blogspot.com/2008/11/meios-de-transportes.html
O professor avaliará:
se os alunos foram capazes de escreverem frases coerentes acerca dos meios de transporte.
se os alunos foram capazes de realizar as atividades de completar a cruzadinha, ligar as palavras aos desenhos e encontrar palavras no caça-palavras.
se os alunos compreenderam a função, as vantagens e as desvantagens dos transportes, através da discussão inicial e das respostas relativas ao texto lido.
se os alunos souberam resolver os problemas matemáticos e realizar os jogos sugeridos com desenvoltura.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2014
Três estrelasmuito bom, é uma maneira mais divertida das crinças aprenderem