14/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ler e interpretar textos informativos.
Ler e interpretar gráficos.
Reconhecer a existência de diferentes tipos de gráficos.
Correlacionar informações contidas em dois gêneros (gráfico e texto informativo).
Confeccionar um gráfico a partir de informações contidas em um texto informativo.
Será necessário que o aluno já tenha conhecimentos relativos ao tratamento da informação.NÃO ENTENDI SEJA MAIS CLARA
Momento 1
O professor apresentará a figura abaixo pedindo aos alunos que descrevam a cena:
(Fonte: http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2010/09/20/semana-termina-com-18-acidentes-de-transito/ )
Em seguida, em grupos, eles discutirão oralmente os seguintes tópicos:
Após um tempo, os grupos apresentarão à frente da sala suas conclusões e toda a turma poderá debater, informalmente, as questões levantadas acima.
Momento 2
Ainda em grupos, os alunos irão ler o texto informativo abaixo:
Acidentes de trânsito matam 400 mil jovens por ano, diz OMS
(Fonte: http://www.badaueonline.com.br/2007/4/20/Pagina21108.htm)
Publicado em: 20 de abril de 2007
Acidentes de trânsito são a principal causa mundial de morte de jovens entre 10 e 24 anos, de acordo com o relatório Youth and Road Safety (Juventude e Segurança no Trânsito, em tradução livre), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Todos os anos, quase 400 mil jovens morrem nas ruas e nas estradas do mundo, segundo o levantamento. Mais da metade das vítimas vive na África e no Sudeste Asiático.
O relatório foi lançado em preparação para a Semana Mundial de Segurança no Trânsito, da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa na segunda-feira.
Apenas durante a semana do evento, estima-se que 7 mil jovens com menos de 25 anos irão morrer em acidentes de trânsito.
Custos
Segundo o relatório, jovens em pior situação financeira estão mais expostos aos riscos de morrer em uma colisão. Os homens também têm mais chances de morrer do que as mulheres.
No geral, todos os anos, cerca de 1,2 milhão de pessoas de todas as idades morrem em acidentes rodoviários.
De acordo com a OMS, o custo anual dos acidentes é de US$ 528 bilhões (mais de R$ 1 trilhão). Nos países de rendimentos baixos e médios, esses gastos ficam entre US$ 65 bilhões e US$ 100 bilhões (entre R$ 132 bilhões e R$ 204 bilhões).
"A falta de segurança nas nossas estradas se tornou um importante obstáculo para a saúde e o desenvolvimento", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS.
"Nossas crianças e jovens estão entre os mais vulneráveis. As colisões rodoviárias não são 'acidentes'. Nós precisamos desafiar a noção de que são inevitáveis e abrir espaço para uma ênfase pró-ativa e preventiva."
Segundo um editorial da revista médica "The Lancet", as vítimas fatais nos países menos desenvolvidos tendem a ser pedestres, ciclistas, motoqueiros ou passageiros, já que "a infra-estrutura urbana e de transportes não é preparada para usuários não-motorizados das ruas, que são obrigados a dividir o espaço com carros, ônibus, caminhões e animais".
"As mortes e ferimentos no trânsito são uma pandemia especialmente entre pessoas jovens", acrescenta o editorial. "A solução individual está em algo que é talvez uma das coisas mais difíceis de serem mudadas: o comportamento humano."
"Os acidentes de trânsito afetam desproporcionalmente os jovens. O ensino de segurança rodoviária desde uma idade bastante jovem deve se tornar uma prioridade, com adultos dando um bom exemplo o tempo todo", concluiu a revista.
Momento 3
Posteriormente, realizarão o roteiro de leitura abaixo, respondendo as perguntas por escrito:
As respostas serão comentadas pelo professor após um tempo estipulado.
Momento 4
Os grupos analisarão outro tipo de texto (gráfico abaixo) que traz informações sobre acidentes de trânsito de uma forma diferente da apresentada acima, tentando responder oralmente às perguntas:
Distribuição dos atropelamentos, colisões e outros acidentes de trânsito segundo faixa etária em 1996
(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102000000400009&script=sci_arttext)
As respostas das questões acima serão, em seguida, comentadas pelo professor que realizará as interferências necessárias.
Momento 5
A fim de melhor compreender a questão acima e a respeito dos tipos de gráficos, será pedido para os alunos, como tarefa de casa, uma pesquisa em fontes diversas de exemplos de outros gráficos (Gráfico de pizzas, de linhas) que apresentam, de preferência, outras informações sobre o trânsito, de maneiras diferenciadas do desenho das barras.
Os alunos poderão pesquisar ainda outros gráficos que apontam a situação do trânsito nos dias atuais, para comparar com o gráfico acima.
Na aula seguinte, os alunos mostrarão os exemplos encontrados para os colegas e dirão também como interpretaram aquele gráfico.
Momento 6
Os alunos receberão uma cópia do texto abaixo para lerem individualmente:
Acidentes no Transito
(Texto retirado do site: http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/3_seguranca_do_trabalho/4_transito.htm)
No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores pois as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. Até 15 de fevereiro já morreram 703 pessoas nas rodovias federais, resultado de 13.400 acidentes. Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.
CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRANSITO
Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:
Velocidade excessiva;
Dirigir sob efeito de álcool;
Distancia insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
Desrespeito à sinalização;
Dirigir sob efeito de drogas.
Fatores determinantes das imprudências:
Impunidade / legislação deficiente;
Fiscalização corrupta e sem caráter educativo;
Baixo nível cultural e social;
Baixa valorização da vida;
Ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista;
Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.
Momento 7
A partir das informações do texto, os alunos elaborarão, coletivamente e juntamente com o professor, um gráfico de barras (Hipotético), representando as causas mais comuns dos acidentes de trânsito.
Para tanto, eles precisarão reconhecer que o texto apresenta as causas na sua ordem de incidência e como será a organização do gráfico (no eixo vertical será representado os números de acidentes devido a uma determinada causa - de 0 a 100, por exemplo - e no eixo horizontal será representada as causas dos acidentes, para em seguida serem desenhadas as barras de acordo com as causas mais frequentes. Dessa maneira a barra mais alta será "velocidade excessiva" e a menor será "Dirigir sob efeitos de drogas".)
Para que os alunos cheguem às conclusões acerca dessa montagem do gráfico, o professor deverá questioná-los, para que eles cheguem as conclusões.
O gráfico será, inicialmente, desenhado no quadro negro para que os alunos o reproduzam no caderno posteriormente.
Caso o professor queira mostrar exemplos de outros tipos de gráficos, poderá retirá-los do site: http://www.google.com/images?hl=pt-br&gbv=2&q=tipos%20de%20gr%C3%A1ficos&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1259&bih=537
Será avaliado nesta aula:
- se os alunos compreenderam o conteúdo dos textos informativos através das discussões em grupo e com toda a turma.
- Se os alunos foram capazes de se relacionar em grupos para desenvolver o roteiro de leitura, bem como as discussões.
- Se os alunos foram capazes de interpretar o gráfico a partir das respostas orais.
- Se os alunos foram capazes de pesquisar diferentes tipos de gráficos e apresentá-los à classe.
- Se os alunos conseguiram entender a estrutura e a função de um gráfico a partir da montagem coletiva de um exemplo de gráfico de barras.
Cinco estrelas 3 classificações
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25/03/2013
Cinco estrelasÓtimo, ajudou -me a preparar aulas interessantes!Parabéns, nós precisamos de modernizar nossas aulas
29/11/2011
Cinco estrelasParabéns . Sua aula é de excelente qualidade e com desdobramentos para "n"atividades.
10/07/2011
Cinco estrelasExcelente aula parabens.