Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Amarula

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Consciência corporal
• Conceitos de lateralidade
• Equilíbrio

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula
           

Aula 1
Pede-se para que os alunos façam uma pesquisa sobre a Amarula. O que é, onde é encontrada, qual a sua característica.

Dica 2Professor, pedir a ajuda na integração das aulas com as disciplinas de Geografia (como onde se localiza esta fruta, com o terreno propício dela, qual o clima mais agradável para seu desenvolvimento) e Biologia (como de que a Amarula é feita, quais os componentes químicos, é um interessante complemento, pois os alunos terão uma abordagem mais específica.

Exibir o filme abaixo:

amarula

http://www.youtube.com/watch?v=Axur5W83znw

ObservaçãoO filme está em inglês, mas é de fácil entendimento por falar somente que os animais procuram a fruta Amarula no verão por ser doce e muito gostosa. descreve como é difícil de conseguí-la no início, mas que é muito fácil de achá-la no chão no decorrer da estação.Nenhuma relevante informação.

Como a atividade prevista no Vídeo leva apenas 4 minutos, o professor deverá se utilizar do recurso na própria sala de aula para não provocar dispersão dos alunos. Em seguida, permitir um debate sobre os malefícios do álcool ou de outras drogas, fazendo perguntas norteadoras sobre a fruta. Comentar a situação de vulnerabilidade em que os animais ficam neste estado. Começa-se sem que os alunos percebam a conexão entre as idéias. Muitos se perguntarão se a aula é de Ed.Física? Importante aproveitar este gancho para introduzir a importância da interdisciplinaridade

.

Aula 2

.
A partir do conhecimento adquirido, utilizando um espaço aberto ou uma ampla sala de aula com colchonetes, fazer um jogo de cena.
Iniciar com os alongamentos, que são parte importante devido a praticidade da aula. Colocar alguns exercícios posturais como forma de aquecimento para iniciar o desenvolvimento propriamente dito. A partir daí, os alunos irão repetir os gestos dos animais após a ingestão da fruta, de acordo com o que viram da aula anterior e o professor aproveitara para trabalhar os movimentos de lateralidade, equilíbrio e consciência corporal.

Avaliação

A avaliação será feita pela participaçãos dos alunos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.