Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
• Consciência corporal
• Conceitos de lateralidade
• Equilíbrio
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
Aula 1
Pede-se para que os alunos façam uma pesquisa sobre a Amarula. O que é, onde é encontrada, qual a sua característica.
Professor, pedir a ajuda na integração das aulas com as disciplinas de Geografia (como onde se localiza esta fruta, com o terreno propício dela, qual o clima mais agradável para seu desenvolvimento) e Biologia (como de que a Amarula é feita, quais os componentes químicos, é um interessante complemento, pois os alunos terão uma abordagem mais específica.
Exibir o filme abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Axur5W83znw
O filme está em inglês, mas é de fácil entendimento por falar somente que os animais procuram a fruta Amarula no verão por ser doce e muito gostosa. descreve como é difícil de conseguí-la no início, mas que é muito fácil de achá-la no chão no decorrer da estação.Nenhuma relevante informação.
Como a atividade prevista no Vídeo leva apenas 4 minutos, o professor deverá se utilizar do recurso na própria sala de aula para não provocar dispersão dos alunos. Em seguida, permitir um debate sobre os malefícios do álcool ou de outras drogas, fazendo perguntas norteadoras sobre a fruta. Comentar a situação de vulnerabilidade em que os animais ficam neste estado. Começa-se sem que os alunos percebam a conexão entre as idéias. Muitos se perguntarão se a aula é de Ed.Física? Importante aproveitar este gancho para introduzir a importância da interdisciplinaridade
.
Aula 2
.
A partir do conhecimento adquirido, utilizando um espaço aberto ou uma ampla sala de aula com colchonetes, fazer um jogo de cena.
Iniciar com os alongamentos, que são parte importante devido a praticidade da aula. Colocar alguns exercícios posturais como forma de aquecimento para iniciar o desenvolvimento propriamente dito. A partir daí, os alunos irão repetir os gestos dos animais após a ingestão da fruta, de acordo com o que viram da aula anterior e o professor aproveitara para trabalhar os movimentos de lateralidade, equilíbrio e consciência corporal.
A avaliação será feita pela participaçãos dos alunos.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasGostei!!!
24/03/2010
Três estrelasBom!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito boa, mas achei as legendas do vídeo inadequadas.