11/01/2011
Claúdia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Conhecimentos sobre animais peçonhentos e não peçonhentos e suas diferenciações.
Cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos e entregar um texto diferente para cada grupo. O texto deve ser recortado em parágrafos para que os/as mesmo/as possam montá-lo. Feita a montagem, cada um dos grupos deverá ler o texto em voz alta e explicar para os demais grupos quais são as informações mais importantes trazidas pelo texto. O/a professor/a poderá, ainda, solicitar que os/as alunos/as, durante a leitura inicial dos textos, grifem as palavras desconhecidas e procurem o significado das mesmas no dicionário.
Os animais venenosos são animais que possuem veneno, mas não possuem mecanismo de inoculação. Os animais peçonhentos são animais que além de venenosos, possuem um mecanismo especializado de inoculação, a Peçanha, que é utilizada como arma de caça ou de defesa.
Exemplos de animais peçonhentos: serpentes (jararaca, cascavel, surucucu), escorpião, aranha.
Exemplos de animais venenosos: sapos, baiacu.
Os animais podem ser divididos em artrópodes e serpentes (ofídios).
Fonte: http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/escorpiao3101.jpg acesso feito dia 12/12/2010
Hábitos: são animais que caçam a noite. Durante o dia, procuram esconderijos, como por exemplo, tronco de árvores, frestas nas paredes, sapatos, toalhas, etc. Não são considerados animais violentos.
Sintomatologia (efeitos no homem): O veneno dos escorpiões é neurotóxico, obedecendo aos seguintes critérios de gravidade: casos benignos (apenas dor moderada); casos médios (dor intensa no local e sudorese); casos graves (dor muito intensa, hipotermia, sudorese, aumento da pressão sangüínea, náuseas e vômitos).
ARTRÓPODES – ARANHAS
ARTRÓPODES - LACRAIAS
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/jornal/Lacraia01.jpg acesso feito dia 12/12/2010
As lacraias podem ser encontradas em qualquer lugar. Possui ferrões na parte debaixo da cabeça, e não nos últimos segmentos (muitos acham que o ferrão está na parte de trás do corpo porque a lacraia levanta o mesmo quando ameaçada). Os acidentes são raros e geralmente de baixa gravidade, não sendo necessária a produção de soro.
ARTRÓPODES – PRIMEIROS SOCORROS
Geralmente os acidentes com aranhas, escorpiões ou lacraias são de baixa gravidade. Manobras como sucção do veneno ou espremer o local da picada não possui efeito algum. Geralmente picadas desses artrópodes provocam apenas dor local e intensa ou moderada. Em caso de acidentes com menores de 7 anos de idades ou pessoas debilitadas, o procedimento mais indicado é o socorro no Hospital Vital Brasil, do Instituto Butantan.
As espécies de serpentes com maior índice de acidentes são: jararaca, cascavel, surucucu e coral. Geralmente possuem dentição do tipo solenóglifa, com exceção da coral, que possui a do tipo proteróglifa.
Tipos de dentição:
Fonte: http://www.pick-upau.org.br/dicas/fim_picada/cobras_peconhentas.jpg acesso feito dia 12/12/2010
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_4q2FVNHMHyU/Sd3kSnJDKBI/AAAAAAAABKU/kE6M_DbTUec/s400/quadroidentificacao%5B1%5D.gif acesso feito dia 12/12/2010
Em caso de picada de cobra:
Controle e prevenção:
ARTRÓPODES
SERPENTES
Bibliografia:
GUIMARÃES, B. Serpentes, escorpiões e aranhas. São Paulo: ESPE. Série Didática.
Instituto Butantan. São Paulo. 2004 Animais Peçonhentos. Centro de Informação Toxicológica. Porto Alegre. 2004
Fonte: http://marcelomasashi.sites.uol.com.br/gangue/farmacia/pri_soc/peconhentos.htm acesso feito dia 12/12/2010
A maioria das pessoas tem medo de cobras e isso não ocorre por acaso. Todos os anos, centenas de pessoas são picadas por esses animais e precisam de atendimento médico. Mas, na maioria das vezes, o medo é exagerado. É importante saber que as cobras procuram fugir quando se sentem ameaçadas. Se isso não é possível, elas geralmente ameaçam, armando-se para o bote e dando algum sinal de alerta. Apenas como último recurso a cobra tenta picar o seu agressor.
Prevenir é sempre melhor que remediar. Alguns cuidados muito simples podem evitar que você sofra uma picada de cobra. Leia com atenção algumas dicas fornecidas pelos técnicos e pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo.
Adaptação do folheto “Evite Acidentes”, Instituto Butantan
Acidentes com cobras o que fazer: aprendendo o que é certo e errado
Iremos aprender agora algumas informações sobre o que deve ser feito e o que NÃO deve ser feito quando alguém sofre uma picada de cobra, segundo informações dos técnicos e pesquisadores do Instituto Butantan.
Adaptação do folheto “Cobras Venenosas do Brasil”, Instituto Butantan
Fonte: http://www.guiabutanta.com/butantan/ acesso feito dia 11/12/2010
Cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.
1 – Escreva o nome de animais peçonhento ou venenosos que você já estudou.__________________________________________________
2 – Onde estão localizadas as glândulas de veneno do sapo? Esses animais possuem glândulas de veneno na pele
3 – O que acontece quando tocamos em uma lagarta peluda? As pontas dos seus pelos ficam na nossa pele, introduzindo o veneno.
5 – Qual é a diferença entre animal peçonhento e não peçonhento? Animais peçonhentos conseguem injetar veneno nas vítimas, os não peçonhentos não conseguem.
6 – Complete a tabela por meio da qual se pode distinguir uma cobra peçonhenta de outra não peçonhenta.
7 – Complete as frases:
a) A _________ é uma cobra não peçonhenta. Sucuri
b) As _________ são dentes com sulco ou canal para injeção do veneno. Presas
c) O _____________ é a substância injetada pelas cobras peçonhentas. Veneno
d) O __________ é a parte do corpo arrastada pelas cobras durante a sua locomoção. Ventre
e) Os anticorpos são produzidos por uma____________ reação__________ do organismo.
Nesse momento da aula o/a professor/a de Ciências irá levar os/as alunos/as para uma atividade extraclasse. Será feita uma aula de campo/visitação a um zoológico ou parque (dependendo das possibilidades da região) onde possam ser feitas observações dos animais estudados em sala de aula. Com a aula de campo/visitação o conhecimento adquirido em sala de aula pode se tornar mais interessante, pois oferecerá aos/as alunos/as ricas e variadas possibilidade no processo de ensino-aprendizagem.
Após a aula de campo/visitação, os/as alunos/as, em sala de aula, irão elaborar um relatório sobre o que aprenderam na visitação.
Relatório (Modelo)
Nome do Aluno:_______________________________________________________________________________________________________________________
Nome da Escola:_____________________________________________________ Série: _____________________Classe:_________________Data:____________
Nome do zoológico ou parque onde foi feita a aula de campo/visitação____________________________________________________________________________
Qual animal mais chamou sua atenção na aula de campo/visitação? Por quê?_______________________________________________________________________
Cite dois animais peçonhentos que você observou durante a aula de campo/visitação ________________________________________________________________
Cite dois animais venenosos que você observou durante a aula de campo/visitação __________________________________________________________________
Você já havia visto algum dos animais peçonhentos ou venenosos que foram observados durante a aula de campo/visitação? Se sim, qual(is)?
Em qual(is) sitiuação(ões) você havia visto esses animais? ______________________________________________________________________________________
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Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as a construção de um baralho educativo sobre os animais peçonhentos e não peçonhentos. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Artes.
Adaptação do livro "Eu gosto - Ciências Naturais".
Célia Passos& Zeneide Silva
Fonte: http://www.clickpb.com.br/artigos/arquivos/pesquisa22.jpg acesso feito dia 14/12/2010
Nesse último momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Informática e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma pesquisa em sites da internet, por meio da qual os/as alunos/as possam aprender mais sobre as questões apresentadas anteriormente em sala de aula. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Informática, ficando, assim, mais informados sobre o tema.
Fonte: http://www.guiabutanta.com/butantan/museu_butantan.htm acesso feito dia 14/12/2010
Fonte: http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/animais/cobras/reconhecimento.asp acesso feito dia 14/12/2010
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/COBRA acesso feito dia 14/12/2010
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-720-3165-,00.html acesso feito dia 14/12/2010
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a leitura dos textos, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 3 classificações
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04/05/2015
Quatro estrelasMuito bom o desenvolvimento da aula, bastante ilustrativa. Convivi com todos estes animais quando meus filhos eram pequenos e estavam na escola fundamental. Na época não tínhamos muito acesso a estes conhecimentos.
23/05/2014
Quatro estrelasMuito bom!!!Tudo que absorvi as informaçôes acima nos ensina adquirir um conhecimento mais preciso dos animais venenosos e peçonhentos no qual nao tinha conhecimento !!! Legal.
21/02/2011
Cinco estrelasTrabalho com animais venenos e peçonhentos e para o nível escolar dos alunos a aula é excelente com uma apresentação simples, clara e objetiva. As atividades teórico-práticas de fácil execução reforçam a assimilação por parte do aluno. Sugiro apenas uma pequena revisão no texto, pois há alguns erros de digitação o que não afeta o mérito da aula. Recomendo fortemente a todos os interessados em temas relativos a animais venenosos e peçonhentos a aula do Professor Lindomar que está de parabéns