20/12/2010
Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno terá um conhecimento sobre a história dos movimentos sociais nas áreas rurais brasileiras entre os anos 1945-1960. Ao estudar a história das ligas camponesas no Brasil, os alunos aprofundarão o saber sobre a realidade nacional no período anterior ao Golpe civil-millitar de 1964. O estudo dos movimentos sociais-trabalhistas no campo ajudam a compreender a efervescência política que a sociedade brasileira conheceu naquele período, fator crucial para o advento do golpe de Estado. Os alunos aprenderão, ainda, noções acerca dos direitos trabalhistas no campo e na cidade, da realidade social nas áreas rurais brasileiras, assim como, a importância da democracia e dos movimentos sociais nas reivindicações de seus direitos básicos.
Os alunos já devem ter estudados os seguintes conteúdos da História do Brasil: Era Vargas, anos 1945-1964 (Nacional Desenvolvimentismo e Governos Populistas), História do Golpe Civil Militar de 1964.
INTRODUÇÃO: A história das Ligas Camponesas no Brasil é um tema que, apesar de sua relevância política e social nos anos 1945-1964, não é objeto de estudos e reflexões mais aprofundadas. O estudo das organizações e dos movimentos sociais campesinos, por sua relevância e expressiva atuação no período citado, é de fundamental importância à compreensão da realidade político-social da história brasileira anos 1945-1964. De fato, os anos 1945-1964 conheceram um crescimento inaudito de movimentos sociais no campo, algo que modificou profundamente o cenário político e social nas áreas rurais brasileiras a partir do momento em que os trabalhadores rurais, organizados em Associações de apoio aos interesses da classe, passaram a fazer frente à autoridade até então inquestionada de grandes fazendeiros e políticos regionais. A atuação destes movimentos revela a importância da democracia para a livre reivindicação de direitos por parte de grupos negligenciados pela atuação do Estado, demonstra que o contexto político-social dos anos que antecederam o Golpe civil-militar de 1964 era marcado por uma efervescência política muito grande nas áreas rurais brasileiras e que questões como reforma agrária e direitos trabalhistas dos pequenos produtores e dos trabalhadores rurais vinham, cada vez mais, compondo a agenda política regional e nacional.
DESENVOLVIMENTO: Primeira aula: Exibição do filme Cabra Marcado para Morrer, do diretor Eduardo Coutinho, disponível em capítulos em http://www.youtube.com/watch?v=E6X9__lBbiA e para download em http://andreidiartedownloads.blogspot.com/2009/04/cabra-marcado-para-morrer.html Distribuir para os alunos a sinopse do filme, disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=242
Durante a exibição do filme, os alunos devem anotar as dúvidas que vierem a ter acerca da narrativa tratada no filme.
Segunda aula: Continuação da exibição do filme Cabra Marcado para Morrer, do diretor Eduardo Coutinho. Os alunos devem continuar a anotar suas dúvidas durante a exibição. Indicar como dever de casa a leitura dos textos disponíveis nos seguintes sites: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ligas-camponesas/ligas-camponesas-1.php e http://educacaoemovimentossociais.blogspot.com/2010/04/ligas-camponesas.html A partir da leitura dos textos no dever de casa, os alunos devem procurar solucionar as dúvidas que tiveram durante a exibição.
Terceira aula: Exibição do final do filme Cabra Marcado para Morrer, do diretor Eduardo Coutinho. As imagens abaixo devem ser deistribuídas ao final da exibição do filme para aumentar a compreensão dos alunos sobre o tema tratado. Após a exibição do filme, devem ser formados grupos de 4 ou 5 alunos. Os estudantes deverão estar com a sinopse distribuída na primeira aula, as dúvidas que anotaram durante a exibição do filme e os textos indicados para leitura como dever de casa. Os integrantes de cada grupo deverão debater entre si acerca das dúvidas que tiveram e das possíveis soluções que desenvolveram a partir das leituras propostas e do debate entre eles. Os grupos devem começar a redigir um relatório sobre o filme, para apresentarem na aula seguinte. Como dever de casa, os grupos deverão se encontrar para finalizar a redação do relatório. O relatório deve conter: análise da produção do filme no período em que foi realizada; como os camponeses se organizavam para reivindicar seus direitos?; Quais e quem eram os principais adversários dos camponeses em sua atuação política? Quais eram as principais reivindicações dos camponeses?; Qual a relação entre a atuação dos camponeses e o Golpe Civil-Militar de 1964?
Quarta aula: Fazer um círculo na sala da aula. Cada grupo deverá apresentar o relatório redigido. A partir das perguntas respondidas no relatório, os alunos deverão debater na sala de aula sobre a história das Ligas Camponesas no Brasil. Devem relacionar, a partir de apontamentos do professor, sempre mediador do debate, a atuação dos movimentos sociais campesinos com a existência da democracia e do legislativo livre.
IMAGENS
Camponeses Reunidos - Link da imagem:
Francisco Julião com Zezé da Galiléia, líder das Ligas Camponesas. Link da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nordesteweb.com/not07_0904/20040810Francisco_Juliao.jpg&imgrefurl=http://www.nordesteweb.com/not07_0904/ne_not_20040810c.htm&usg=__IwVM12mkwYWJ1AzPn3d8uKCj_U4=&h=283&w=478&sz=22&hl=pt-br&start=75&zoom=1&tbnid=PnuSLS2csU8xhM:&tbnh=132&tbnw=223&prev=/images%3Fq%3Dliga%2Bcamponesa%26hl%3Dpt-
Sociedade Agrícola de Plantadores e Pecuaristas de Pernambuco, conhecida como Liga Camponesa. Link da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_oUaeFR4ETPA/Sz6R8DotMOI/AAAAAAAAB08/VZXnrMPaYTs/s400/Liga%2Bcamponesa%2BdeVit%C3%B3ria%2Bde%2BSanto%2BAnt%C3%A3o-Pe.jpg&imgrefurl=http://euqueroesossego.blogspot.com/2010_01_01_archive.html&usg=__Rfx4YJ84hJ2603fX6bwyGKPnO9s=&h=256&w=204&sz=13&hl=pt-br&start=0&zoom=0&tbnid=VxGV6JA4Bu1VLM:&tbnh=111&tbnw=88&prev=/images%3Fq%3Dliga%2Bcamponesa%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1436%26bih%3D651%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=187&ei=nbHuTJpNhLyVB5GDiYwK&oei=nbHuTJpNhLyVB5GDiYwK&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=68&ty=52
Texto de aprofundamento sobre o tem História das Ligas Camponesas no Brasil http://www.fundaj.gov.br/licitacao/observa_pernambuco_02.pdf
Texto de aprofundamento sobre o tem História das Ligas Camponesas no Brasil http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Silva_TMM.pdf
Vídeos (parte 1 e 2) depoimento de Elizabeth Teixeira, protagonista do filme Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho http://www.youtube.com/watch?v=C1dzvSi0fd8&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=-DfKRX3t-4I&feature=related
Os alunos deverão ser avaliados a partir da participação nas atividades propostas. Ao final das aulas, eles devem redigir uma redação, individual ou em grupo, que contemple os tema sugeridos.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/08/2013
Cinco estrelasGostei da aula, pois não é um tema que os professores dão tanta atenção quanto você está.