Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lanche saudável na Escola

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar o lanche ofertado na cantina escolar.

-  Identificar a importância de uma alimentação saudável.

- Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos na elaboração de mapas conceituais.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos durante as atividades escolares gastam muita energia antes do sinal para o recreio, e quando bate o sino todos caminham até a cantina da escola. Essa aula vem justamente abordar esse tema "lanche escolar", o que as cantinas escolares devem oferecer para a alimentação dos alunos? Para abordamos esse assunto a sugestão é dividir a aula em três partes:

1ª parte: Introduzir o tema através de uma contextualização, utilizando principalmente dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e finalizando o texto com perguntas norteadoras (problematização) sobre os assuntos que serão abordados, convidando os alunos à reflexão. 

2ª parte: apresentação de três recursos audiovisuais (vídeos) com objetivo de exemplificar os temas de forma direta e indireta, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares., tendo sempre o professor como mediador.

3ª parte: através de um simulador os alunos terão a oportunidade de analisar como está sua alimentação e com apoio do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Manual de Alimentação Saudável deverão construir um Mapa Conceitual sobre alguns assuntos relacionados a alimentação saudável na Escola.

O consumo indiscriminado de salgadinhos, doces, biscoitos, sorvetes e outros alimentos carregados de gorduras e açúcares é capaz de gerar uma série de transtornos na saúde da criança e, muitas vezes, na do futuro adulto. “Uma criança acima do peso pode se tornar um adulto obeso, com todos os problemas que a doença traz”, alerta a diretora do Departamento de Nutrição da Organização Mundial da Saúde (OMS), Denise Coitinho.

Disponível em: www.saudeesportiva.com.br/lanches.php (acessado em 29/11/2010). 

Segundo a OMS, o País tem 40 milhões de brasileiros acima do peso - 10 milhões são obesos e 15% destes são crianças. A preocupação com a alimentação e a obesidade não é novidade. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado entre 2002 e 2003, mostrou que quatro em cada dez brasileiros; com 20 anos ou mais, estavam com sobrepeso, e um deles era obeso. Ainda conforme a pesquisa, 9% da população era obesa, ou seja, estava pelo menos 15% acima do peso ideal. O levantamento também constatou que apenas 4% dos pesquisados estava abaixo do peso. Esses dados revelam que o Brasil está se transformando em um país de obesos.

Disponível em: www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151 (acessado em 29/11/2010).  

Professor, após contextualizar e apresentar os dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS),  propor aos alunos perguntas norteadoras tais como:

- De qual maneira os alimentos comercializados ou disponibilizados na cantina escolar podem contribuir para o aumento da obedsidade?

- Quando pensamos em alimentação saudável, qual seria o lanche ideal a ser vendido ou disponibilizado na cantina escolar?  

- Alimentar-se de maneira mais saudável pode trazer benefícios na prática esportiva dos alunos?

- Outras.

 

Sugestão: para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização de três recursos audiovisuais, os quais abordam temas relacionados aos alimentos vendidos em algumas cantinas escolares, a atitude de algumas escolas com a implantação de projetos como a horta na escola e também a relação entre a prática de exercícios físicos e alimentação saudavél. 

Obs: antes de apresentar os vídeos o professor pode propor aos alunos um roteiro de atividade relativa a cada vídeo. 

Texto de apoio: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.

Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).  

1º Vídeo: "Lei anti-coxinha" 

Descrição: muito se falou sobre a "lei anti-coxinha", aprovada na assembleia legislativa de São Paulo, que pretendia proibir os lanches gordurosos e calóricos nas cantinas das escolas. A lei não foi aprovada, mas escolas e até fabricantes (nos EUA) começam a se preocupar com a alimentação das crianças. Matéria de Juliana Barletta com edição de texto de Eduardo Marcondes.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=cdXnuyQh6rY (acessado em 29/11/2010). 

Atividade 1 - Roteiro para o vídeo:

Em relação a uma lei que proibe a comercialização de lanches gordurosos e calóricos nas cantinas das escolas, o que seria melhor em sua opinião? Registrar no caderno as respostas com suas respectivas justificativas.

- Uma lei proibindo a venda nas escolas de lanches que contenham: salgados de massas ou massas folhadas; frituras em geral; biscoitos recheados; salgadinhos e pipocas industrializados; refrigerantes e sucos artificiais; balas, pirulitos e gomas de mascar; e qualquer produto de alto teor calórico e que contenha gordura “trans” ou de poucos nutrientes. Exemplo esse aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo.  

- Um trabalho de conscientização tanto dos fabricantes como também da comunidade escolar, para esclarecer oportunizando o poder de escolha das pessoas.

- Outra:

2º Vídeo: Projeto Horta na Escola 

Descrição: C.E. Nossa Senhora da Conceição-Campo Magro/PR. O projeto Horta na escola é desenvolvido a fim de garantir uma alimentação saudável de alto valor nutricional e de baixo custo, além de criar junto à comunidade escolar uma horta e transformar os alunos em agentes mirins multiplicadores de uma boa qualidade de vida.

Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15620 (acessado em 29/11/2010). 

Atividade 2 - Roteiro para o vídeo:

Após a "leitura" do vídeo propor aos alunos que o respondam pensando de que forma uma horta em sua escola seria possível ou viável.

- Aspectos positivos do vídeo.

- Aspectos negativos.

- Idéias principais que passa.

3º Vídeo - Hábitos Saudáveis (Esporte na escola) 

Descrição: Programa da Série Esporte na Escola que aborda os hábitos saudáveis para conquistar os melhores resultados com a prática esportiva. Entrevista com o tetracampeão Dunga, jogador de futebol, que fala sobre alimentação.

Hábitos saudáveis [Esporte na escola] 

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8600 (acessado em 29/11/2010).  

Atividade 3 - Roteiro para o vídeo:

Análise em conjunto:

O professor exibe as cenas mais importantes e as comenta junto com os alunos, a partir do que estes destacam ou perguntam. É uma conversa sobre o vídeo, com o professor como moderador. O professor não deve se o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão, mas tão pouco deve ficar em cima do muro. Deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real).

Obs: Após a discussão e análise do vídeo solicitar aos alunos que registrem no caderno suas considerações.

Atividade 4

Vamos analisar como está sua alimentação?

Agora que já pesquisamos, discutimos, analisamos textos e vídeos sobre como e porque deve-se alimentar de maneira mais saudável, chega o momento de verificarmos como anda a nossa alimentação.

Para essa atividade a sugestão é de responder o questionário elaborado pelo Ministério da Saúde, o qual após completar as questões os alunos visualizaram sua pontuação.

Obs: esse questionário deve ser respondido no laboratório de informática.

Teste: Como está sua alimentação?    

Disponivel em: http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php (acessado em 29/11/2010).     

Obs: o resultado desse questionário deve ser registrado no caderno dos alunos de forma individual e poderá ser consultado por eles no momento da socialização final da aula.

O Ministério da Saúde lançou o "Guia Alimentar para a População Brasileira", nele encontramos dicas como orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade, também ensina como calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), que mostra se o peso está adequado para a altura.

Guia Alimentar para a População Brasileira 

Disponível em: www.saude.sp.gov.br/resources/cidadao/destaques/guia_de_bolso_sobre_alimentacao.pdf (acessado em 23/11/2010). 

Manual de Alimentação Saudável 

Disponível em: www.unimedguaratingueta.com.br/download/Manual_Alimentacao_Saudavel.pdf (acessado em 23/11/2010).  

Atividade 5

Fazendo uso dos recursos acima: Guia Alimentar para a População Brasileira e do Manual de Alimentação Saudável, propor aos alunos que realizem a seguinte tarefa:

- Dividir a turma em 5 grupos o qual cada um terá de elaborar um Mapa Conceitual.

1º grupo: elaborar um mapa conceitual apresentando os cardápios semanais feitos na cantina escolar e compará-los se está ou não dentro de padrões considerados saudáveis.

2º grupo: elaborar um mapa conceitual mostrando como seria um cardápio relativo a uma semana, colocando apenas alimentos considerados saudáveis.

3º grupo: elaborar um mapa conceitual mostrando como seria um cardápio relativo a uma semana, colocando apenas alimentos considerados danosos à saúde se consumidos com frequência.

4º grupo: elaborar um mapa conceitual relacionando a atividade física e alimentação saudável.

5º grupo: elaborar um mapa conceitual relacionando a falta de atividade física (sedentarismo) e má alimentação.

Apresentação do trabalho:

Mapa Conceitual

Explique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (cmap.ihmc.us/download/) (acessado em 21/11/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 21/11/2010).    

Exemplo de Mapa Conceitual:

Disponível em: http://comendoeaprendendo.pbworks.com/w/page/16162263/FrontPage (acessado em 23/11/2010).  

A sugestão para finalizarmos a aula é formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Para isso o professor pode retomar e fazer as perguntas apresentadas na contextualização e as perguntas presentes nas atividades 1, 2 e 3 (referentes aos vídeos).

Os grupos deverão apresentar seus Mapas Conceituais de forma expositiva, socializando com o os outros alunos e professor suas considerações.

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Hábitos saudáveis [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Organizaçao Pan Americana da Saúde - Brasil

http://new.paho.org/bra/ (acessado em 23/11/2010).   

G1 - Assembleia de SP aprova projeto que proíbe fritura e refrigerante na merenda:

g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1088865-5605,00-ASSEMBLEIA+DE+SP+APROVA+PROJETO+QUE+PROIBE+FRITURA+E+REFRIGERANTE+NA+MEREND.html(acessado em 23/11/2010).   

Sugestão de sites para pesquisa:

Wikipédia - Mapa Conceitual:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual (acessado em 23/11/2010).  

Escola Responsável - alimentação saudável nas escolas:

www.escolaresponsavel.com/index_arquivos/Page480.htm (acessado em 23/11/2010).   

Brasil Escola - A importância do cuidado com a alimentação:

www.brasilescola.com/saude/alimentacao-saudavel.htm (acessado em 23/11/2010).    

ABC da Saúde - Alimentação Saudável - Exercício Físico:

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650 (acessado em 23/11/2010).    

Blog Brasil - Saiba qual a relação entre uma alimentação saudável e os exercícios:

www.blogbrasil.com.br/saiba-qual-a-relacao-entre-uma-alimentacao-saudavel-e-os-exercicios/ (acessado em 23/11/2010).  

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (Mapa Conceitual).

- Realizou as pesquisas solicitadas.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • André, bandex , Minas Gerais - disse:
    nao@obrigado.com.br

    03/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito bacana! Ainda não assisti os vídeos, apenas li o que tem escrito aqui na página. A iniciativa de propor tais discussões é muito boa pra todos! Torço pra essas ideias! :)


  • Patricia, semec , Pará - disse:
    patbio1@yahoo.com.br

    04/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Ilca Marques, Universidade Ítalo Brasileira , São Paulo - disse:
    ilcamarques@yahoo.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom o plano de aula e fiquei maravilhada com todo o processo. Meu TCC é sobre alimentos em cantina e vou usar algumas sugestões (com citações). Parabéns pelo projeto


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.