17/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conhecer reações químicas.
Professor, sugerimos que salve esta imagem no Pendrive, utilize a TV Pendrive (TV Multimídia) ou os computadores do laboratório de informática e mostre os alunos.
Para saber sobre a TV Pendrive/TV Multimídia pode-se acessar o tutorial disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/livro/livro.html Acesso em: 22.nov.2010
Na sequência, questione: Do que são feitos os carros blindados? E, as espumas rígidas e flexíveis? E quanto ao esparadrapo, os selantes utilizados pelos odontólogos, o verniz, os pneus, as mobílias de casa e os colchões?
Possibilite que dialoguem entre si e continue indagando: Ainda poderíamos questionar: Utilizamos no dia a dia borrachas, adesivos, fitas e colas, qual a química presente neles? Certamente, os alunos farão outros comentários. O professor pode ainda perguntar: Será que os assentos de automóveis, os preservativos, os calçados, as vedações, carpetes plásticos, tintas, e tantos outros produtos, são fabricados com o mesmo produto químico?
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/isbi_armor_blindajes/4174775941/lightbox/ Acesso em: 22.nov.2010.
O que é poliuretano? O poliuretano é venenoso?
Professor organize os alunos nas equipes relacionadas abaixo. Oriente que façam o acesso aos sites indicados, realizem as pesquisas, conceituem e identifiquem os diferentes tipos de poliuretano, resistência, propriedades físicas e aplicabilidade no cotidiano.
Equipe 1:
Disponível em: http://www.poliuretanonews.com.br/news_01_pag04.html Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.feiplar.com.br/images/materiais/poliuretanos.pdf Acesso em: 22.nov.2010.
Equipe 2:
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/poliuretanos/poliuretanos.php Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliuretano Acesso em: 22.nov.2010.
Equipe 3:
Disponível em: http://www.metalica.com.br/telhas-termoacusticas ; http://www.impaktto.com.br/plasticos.asp Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/poliuretano.htm Acesso em: 22.nov.2010.
Texto complementar para todas as equipes. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/02-QS-3608.pdf Acesso em: 22.nov.2010.
Professor, pode-se orientar os alunos que consultem outros sites caso seja necessário.
Para socializar os resultados os alunos podem utilizar "papel kraft" para construir mapas conceituais.
Disponível em: http://ensquimica.blogspot.com/2008/08/construindo-mapas-conceituais.html Acesso em: 22.nov.2010.
Professor oriente aos alunos que assistam ao vídeo "Mão de espuma:parte 2" cujo objetivo é demonstrar a formação de uma espuma de poliuretano. Para tanto organize-os na sala de aula, na sala de vídeo ou no laboratório de informática. Ao assistirem ao vídeo, os alunos devem fazer anotações no caderno para compreender como ocorre a formação do poliuretano. Devem relatar especificamente: como ocorre o processo de formação de uma mão produzida com a espuma de poliuretano.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28067 Acesso em: 22.nov.2010.
Ao final do vídeo o professor organiza um debate na sala de aula.
Após assistirem ao vídeo, os alunos devem ser organizados em três equipes. Cada equipe deve realizar o experimento "Mãos de espuma". No decorrer da realização do experimento devem verificar como ocorre a formação do poliuretano e utilizar um editor de textos para produzir um relatório no qual deve conter as seguintes informações: como ocorre a formação do poliuretano e suas principais propriedades.
Sugerimos o editor de textos do BROffice que está disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer.
O experimento está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27807 Acesso em: 22.nov.2010.
Mão de espuma: parte 1: experimento prático
Materiais necessários para realizar o experimento:
Os alunos devem socializar os resultados dos relatórios para a turma na sala de aula.
Esta atividade tem como objetivo que o aluno reconheça a aplicação do poliuretano no cotidiano. Pode ser desenvolvida em casa, no laboratório de informática ou na sala de aula. Os alunos devem ser organizados em cinco equipes, realizar a pesquisa conforme o roteiro abaixo. Ao final da pesquisa devem criar slides, inserir imagens, especificando o uso e aplicabilidade do poliuretano.
Para saber como usar o Impress disponibilizamos o link do tutorial em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 1:
Disponível em: http://www.pubrasil.com.br/mobiliario/novas_tec.html Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://blogdoplastico.wordpress.com/category/resinas/poliuretano/ Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 2:
Disponível em: http://www.borrachaatual.com.br/materiatecnica/56/mattec56.pdf Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://poliuretano.wordpress.com/ Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 3:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliuretano Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.biomedical.ind.br/desc_cateter_duplo_cvc.asp Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 4:
Disponível em: http://www.coverti.com.br/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=93&Itemid=71 Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://wapedia.mobi/pt/Poliuretano#3. Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 5:
Disponível em: http://www.vick.com.br/vick/produtos/poliuretano.htm Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://imperconsultoria.blogspot.com/search/label/Poliuretano Acesso em: 22.nov.2010.
Texto comum a todas as equipes: Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=463 Acesso em: 22.nov.2010.
Para socializar os resultados os alunos podem apresentar os slides para a turma.
Ciências: O professor pode explorar a utilização e as propriedades de objetos fabricados com produtos recicláveis.
Professor, disponibilizamos o modelo de Relatório de Experiências de Uso para que possa avaliar se os objetivos traçados para a realização do experimento foram atingidos.
Disponível em: http://www.almanaquesonoro.com/quimica/index.php?option=com_ccboard&view=postlist&forum=5&topic=9&Itemid=69 Acesso em: 22.nov.2010.
Professor, se pode sugerir aos alunos que acessem o link indicado para que conheçam um exemplo típico de reação de formação de poliuretano. Se os alunos estiverem motivados, o professor pode salvar a imagem no Pendrive, utilizar a TV Pendrive/TV Multimídia e explicar sobre os tipos de fórmulas, cadeias, ligações químicas que ocorrem entre os átomos. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Polyurethane.png Acesso em: 22.nov.2010.
Os alunos devem se organizar em equipes compostas por seis pessoas. Em seguida devem acessar o site http://www.blogger.com/start e criar o blog de química da turma. Na sequência devem escrever sobre, o conceito, usos e aplicação do poliuretano no cotidiano especificamente, sobre as definições básicas desenvolvidos na aula.
Ao finalizarem a atividade, devem divulgar o endereço do blog no mural da escola e incentivar outros alunos para que façam comentários.
Os alunos podem criar cartazes e desenvolver campanhas na escola para explicar e sensibilizar sobre a importância do uso de materiais reciclados.
Nome | Tipo |
---|---|
Mão de espuma: parte 2: vídeo | Vídeo |
Mão de espuma: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
Dissertação que trata da Reciclagem de Resíduos de espuma rígida de Poliuretano. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=230 Acesso em: 22.nov.2010.
Livro: FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol.único. Moderna; Química Fundamental. v. único. FTD
O processo de avaliação dever ser diagnóstico, formativo e processual. Será realizado no decorrer das atividades. Sugerimos que o professor observe inicialmente a formação de conceitos por parte dos estudantes, que analise seus questionamentos e intervenções, que procure por meio do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos bem como mudança de postura frente às situações apresentadas. É necessário que haja o acompanhamento de toda atividade, na perspectiva de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração mental relativo ao tema proposto.
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