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Quimiluminescência

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar como ocorre a reação de quimiluminescência;
  • Identificar a aplicação do luminol;
  • Reconhecer a quimiluminescência presente nas pulseiras luminescentes.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre quimiluminescência organize-os em equipes compostas por seis pessoas. Utilize os computadores (com acesso à Internet), oriente os alunos para que acessem e assistam ao vídeo disponível em:  http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/csi-investigacao-criminal-vira-atracao-de-horario-nobre-na-record-20100121.html Acesso em: 22. nov. 2010.    

Caso não tenha acesso à Internet pode-se salvar o vídeo no Pendrive. Para saber mais sobre TV Pendrive visite o site: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500 Acesso em: 22. nov. 2010.

Após assistirem, faça o seguinte questionamento: Que produto químico é utilizado em cenas de crime para descobrir traços de sangue? Pode ocorrer que respondam que é devido a uma reação química de algum produto. Então o professor pode explicar que a quimiluminescência é a produção de luz durante uma reação química e que o produto químico muito utilizado nas investigações policiais nas cenas de crime para descobrir traços de sangue é o luminol (C8H7O3N3). Este reage com o peróxido de hidrogênio tendo o ferro como catalisador.

 

O que é Quimiluminescência? O que é e para que serve o luminol? Qual a composição química do luminol? Que reações químicas ocorrem a partir do uso luminol? Que compostos químicos são encontrados nas pulseiras luminescentes?

Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Luminol Acesso em 22. nov.2010.

Atividade 1

Professor organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Proponha que desenvolvam o experimento Lúmen: parte 1.

É necessário que registrem no caderno o comportamento dos produtos e dos reagentes de modo a produzir os relatórios.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27790 Acesso em 22. nov.2010.

Lúmen: parte 1: experimento prático 

Materiais necessários para desenvolver o experimento: 2 bastões de luz; 2 béqueres de 250 mL ou copos; Água quente e gelada.

Para produzir um bom relatório, os alunos podem utilizar o texto disponível em : http://pessoas.hsw.uol.com.br/luminol2.htm Acesso em 22. nov.2010.

Finalizada a ação, o professor pode criar o blog da turma e orientar para que insiram as informações relativas aos resultados obtidos a partir desta aula.

Para criar o blog pode-se utilizar o tutorial disponível no link: http://http://www.blogger.com/start Acesso em 22. nov.2010.

Atividade 2

Nesta atividade os alunos devem assistir ao vídeo para que visualizem por meio da imagem como ocorre a reação de quimiluminescência. Executar tal ação deve possibilitar aos alunos comparar se as reações observadas no desenvolvimento do experimento se confirmam. Assim, organize-os no laboratório de informática de maneira que formem equipes constituídas por cinco pessoas.

Solicite que assistam ao vídeo Lúmen: parte 2, observem o que ocorre quando: os dois bastões são dobrados, os produtos são misturados, o bastão com reagente é agitado, a água quente e a fria são colocadas nos béqueres ao mesmo tempo, se faz a troca dos bastões nos béqueres e registrem no caderno estas especificidades.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28066 Acesso em 22. nov.2010.

Lúmen: parte 2: vídeo 

Ao finalizar o vídeo, o professor pode organizar um seminário para que os alunos socializem o que observaram. O professor pode atuar como mediador esclarecendo possíveis equívocos. Se necessário, os alunos podem complementar as anotações no caderno pois, as informações serão necessárias para desenvolver a próxima atividade.

Atividade 3

Esta atividade tem como objetivo que os alunos pesquisem como efetuar a aplicação do luminol. Para tanto, os alunos devem ser organizados em equipes compostas por seis pessoas. Na sequência devem acessar os textos que estão disponíveis nos links abaixo, efetuar a leitura e produzir um texto colaborativo na Wiki relatando: Como reage o luminol aplicado em materiais e objetos diferentes, sobre a ação do luminol quando revela traços aparentes de sangue, o que ocorre com o luminol em presença de água sanitária, como a velocidade da reação interfere nos resultados da investigação, como agem os reagentes e os produtos.

Disponibilizamos alguns sites para que realizem a pesquisa. Além desses, o professor pode indicar outros endereços.

Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/luminol3.htm Acesso em: 22.nov. 2010 

Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/luminol1.htm Acesso em: 22.nov. 2010 

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2768337-EI8411,00.html  Acesso em: 22.nov. 2010 

Para saber mais sobre Wiki o professor pode consultar o tutorial disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  Acesso em: 22.nov.2010  

Para criar a Wiki e elaborar o texto colaborativo os alunos devem acessar o link disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal Acesso em: 22.nov.2010  

Indicamos também outra ferramenta para escrita colaborativa que está disponível em: http://pbworks.com/ Seu tutorial está disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (Acesso em: 22.nov.2010) e criar páginas PBWorks. Desta maneira podem ir construindo o livro de química da turma. Realizada a escrita o professor pode organizar um debate para sanar dúvidas e ou conceitos equivocados.  

Atividade 4

Esta atividade tem como objetivo reconhecer a quimiluminescência presente nas pulseiras luminescentes. Os alunos devem se organizar em equipes compostas por cinco pessoas, assistir o vídeo, observar e fazer anotações no caderno relatando   de que forma é possível retardar a reação química, como são encontrados os reagentes nas pulseiras, que tipo de energia libera como liberar rapidamente toda energia.

Para acessar o vídeo: Pílulas de ciência: pulseiras de Luz Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oL6IJyi6kaY Acesso em: 22. nov. 2010.

 

Após assistirem o vídeo, os alunos devem utilizar o software de apresentação Impress, criar slides (incluir fotos, de ambientes com o produto, das vidrarias contendo reagentes e pulseiras luminescentes) que explicitem:

  • o conceito de quimiluminescência,
  • reação química,
  • tipos de reagentes aplicados em pulseiras luminescentes.

Para saber como usar o Impress disponibilizamos o link do tutorial em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010.

Para criar os slides os alunos podem pesquisar o texto disponível em: http://incansaveis.blogspot.com/2008/02/pulseiras-luminescentes.html Acesso em 22. nov.2010.

Para demonstrar o conhecimento apropriado a partir das reflexões os alunos devem inserir todas as informações e resultados obtidos a partir desta aula.

Seria interessante que a turma já tivesse o blog da disciplina.

Experimento: http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n6/2912.pdf Acesso em 22. nov.2010 

Material: http://www2.ucg.br/cbb/professores/49/Biomedicina/6_periodo/Quimioluminescencia.pdf Acesso em 22. nov.2010 

Os alunos podem criar cartazes informando que a iluminação artificial é um problema que ameaça os vaga-lumes que por ser mais forte, anula a bioluminescência, podendo interferir diretamente no processo de reprodução da espécie que, consequentemente, podem ser extinta.

No caso do vaga-lume também ocorre uma reação química que produz luz, entretanto como é feita em um ser vivo é chamada de bioluminescência e ao invés de usar o luminol eles produzem uma substância chamada luciferina que é oxidada e produz luz. Para ampliar os estudos acesse a informação disponível em:  http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/keila.html Acesso em 22. nov.2010.

Para saber sobre a quimiluminescência como fonte de luz alternativa na terapia fotodinâmica os alunos podem acessar o texto disponível em:  http://www.abfm.org.br/rbfm/publicado/RBFM_v4n2_p71-4.pdf Acesso em: 22.nov. 2010.

Ciências: o professor pode explorar a luminescência dos vagalumes. 

Biologia: nesta disciplina o professor pode explorar o conteúdo tipagem sanguínea e hemoglobina.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lúmen: parte 2: vídeo Vídeo
Lúmen: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

Os sites abaixo tratam do conteúdo Reações de Oxi-redução – ( luminol)

Disponível em: http://www.uniblog.com.br/quimicavb/334244/reacoes-de-oxi-reducao---1%C2%BA-colegial-2008.html Acesso em: 21. nov. 2010. 

Disponível em: http://www2.ucg.br/cbb/professores/49/Biomedicina/6_periodo/Quimioluminescencia.pdf Acesso em: 21. nov. 2010. 

Disponível em: http://wapedia.mobi/pt/Quimiluminesc%C3%AAncia Acesso em: 21.nov. 2010    

Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=quimiluminesc%EAncia Acesso em: 21. nov. 2010.    

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luminol Acesso em: 21. nov. 2010. 

Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/luminol.htm Acesso em: 21. nov. 2010. 

Avaliação

Considera-se que o processo de avaliação deve ser diagnóstica, processual e formativa. O professor pode informar ao aluno com antecedência sobre os critérios pelos quais será avaliado. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar no processo de avaliação desta aula: Interações com colegas da sala; Comprometimento com o grupo na realização das atividades; Produção de textos adequados às normas da língua portuguesa e que apresente informações claras; Organização no manuseio dos recursos tecnológicos; Postura crítica ao discutir os temas da aula.

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