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Estragaram minha latinha de alumínio

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a aplicação do alumínio como elemento químico.
  • Pesquisar que reação ocorre entre o alumínio em presença da solução de sulfato de cobre.
  • Reconhecer que o alumínio é obtido a partir do minério denominado bauxita.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer como ocorrem as reações químicas especificamente, de que maneira atuam o reagente e o produto.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie esta atividade na sala de aula. Organize os alunos em equipes constituídas por seis pessoas. Para que mostrem as vivências, conhecimentos, o que gostariam de saber sobre gases perfeitos, pode-se propor que a partir dos conhecimentos prévios, criem esquemas representando em cartolinas (deve ser solicitada na aula anterior), o ciclo de vida do alumínio.

Para construir o esquema há um tutorial disponível em: http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/fazer_esquemas.pdf Acesso em: 22. nov. 2010.

Concluída a ação solicite que cada equipe apresente seus trabalhos, a medida que o expõem faça indagações como: O uso de utensílios de cozinha fabricados a partir do alumínio é prejudicial para a saúde?

Explore com os alunos possíveis respostas para essas questões.

Considerando os diálogos realizados na prática social inicial problematize indagando: De onde vem o alumínio?

Primeira atividade

Para que reconheçam que o alumínio é obtido a partir do minério denominado bauxita proponha aos alunos que façam pesquisas. Organize os alunos de maneira a formar cinco equipes. Cada equipe deve acessar os sites indicados e efetuar a pesquisa, fazer apontamentos no caderno de forma a evidenciar:

Equipe 1: História do alumínio;

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio.htm Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio1.htm  Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://www.rexamcan.com.br/produtos/latas.asp Acesso em: 22.nov. 2010.

Equipe 2: Usos do alumínio no cotidiano;

Disponível em: http://www.saberweb.com.br/quimica/aluminio.htm Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_latas_aluminio.php Acesso em: 22.nov. 2010.  

Disponível em: http://www.melhoradm.com.br/latas%20embal%20vidros.htm Acesso em: 22.nov. 2010.  

Equipe 3: Ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/aluminio.jhtm Acesso em: 22.nov.2010. 

Equipe 4: Propriedades químicas do aluminio;

Disponível em: http://www.tabela.oxigenio.com/outros_metais/elemento_quimico_aluminio.htm Acesso em 22. nov. 2010.  

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e01300.html Acesso em: 22.nov.2010.   

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio2.htm Acesso em: 22.nov.2010.  

Equipe 5: Ciclo de vida do alumínio.

Disponível em: http://www.sapagroup.com/pt/Company-sites/Sapa-II-Perfis-SA/Servicos/Ciclo-vida-Aluminio/ Acesso em: 22.nov.2010

Disponível em: http://www.reviverde.org.br/aluminio.htm Acesso em: 22.nov.2010

Disponível em: http://www.hydro.com/pt/Subsites/Portalex/Produtos/Excelencia-na-extrusao/Ciclo-vida-do-aluminio/  Acesso em: 22.nov.2010     

Textos comuns a todas equipes.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/13-aluminio.pdf Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10888/#bibliografia Acesso em: 22.nov.2010.

Para socializar os resultados cada equipe deve utilizar o software Impress, criar slides e apresentar à turma. Para saber como usar o Impress, disponibilizamos o link para o tutorial em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010.    

Segunda atividade    

Após assistir o vídeo proponha aos alunos que formem equipes compostas por seis pessoas. Desenvolvam o experimento "Implodindo uma latinha de alumínio: parte 1".

À medida que desenvolvem o experimento devem observar como ocorre a diminuição da pressão de um sistema associado à condensação de gases, como a condensação de gases de um sistema provoca uma redução de pressão e como esse fenômeno pode alterar a forma de um recipiente submetido a uma pressão externa maior.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27714 Acesso em: 22.nov.2010.

Implodindo uma latinha de alumínio: parte 1: experimento prático 

Materiais necessários para realizar o experimento

  • Uma lata de alumínio de refrigerante;
  • Água;
  • Pinça ou garra capaz de segurar a lata;
  • Recipiente transparente com boca larga;
  • Fogão ou outra fonte de calor.

Os resultados podem ser socializados com a apresentação dos relatórios na sala de aula.

Na sequência, solicite aos alunos que permaneçam nas mesmas equipes para que realizem o experimento na perspectiva de identificar a aplicação do alumínio como elemento químico. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a09.pdf  Acesso em: 22.nov.2010. 

Ao desenvolverem o experimento os alunos devem observar e anotar no relatório os fatores que afetam a velocidade da reação de oxidação do alumínio em meio ácido, utilizando materiais simples e de baixo custo. Após finalizarem os relatórios, a socialização das observações e apontamentos devem ser explicitadas por meio da elaboração de painéis contendo explicações resumidas e fotos que evidenciem a ocorrência das reações químicas.

Por fim, os alunos apresentam os painéis para outras turmas da escola.

Terceira atividade

Para que os alunos assistam ao vídeo que trata do tipo de reação ocorre entre o alumínio em presença da solução de sulfato de cobre. Organize-os na sala de aula, sala de vídeo ou no laboratório de informática de modo a formar cinco equipes. Proponha que acessem o vídeo "Não fique nervoso: parte 2", assistam, observem como ocorre a reação na latinha de alumínio em presença da solução de sulfato de cobre e façam relatórios no caderno.     

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28070 Acesso em: 22.nov.2010.

inserir imagem

Os alunos devem apresentar os relatório em sala de aula para a turma de modo a construírem um debate. 

O professor pode utilizar as fórmulas do óxido de alumínio e óxido de ferro para explicar aos alunos que a representação das reações químicas são feitas por meio das fórmulas químicas.

Fórmula molecular do óxido de alumínio é Al2O3

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aluminium_oxide_ball%26stick.png Acesso em: 22.nov. 2010

Fórmula molecular do óxido de ferro - Fe2O3

Disponível em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Haematite-unit-cell-3D-balls.png  Acesso em: 22.nov. 2010.

 

Ciências: O professor pode utilizar esta aula para evidenciar que o alumínio é um elemento inerte para o corpo humano. Que a inalação prolongada do pó de alumínio pode causar irritações pulmonares e fibroses que o seu uso em utensílios de cozinha, não acelera a perda de vitaminas nos alimentos, durante o cozimento e não é prejudicial para a saúde.

Biologia: Nesta disciplina o professor pode destacar que certos compostos de alumínio são utilizados na terapia de úlceras e hiperacidez gástrica, revelando uma toxicidade oral quase inexistente.

As mesmas equipes que elaboraram os esquemas para a Prática Social Inicial, devem retomar os esquemas e a partir das informações contidas neles, criar mapas conceituais.

Para saber o que é, como e onde criar mapas conceituais, devem acessar o site http://cmaptools.softonic.com.br/  Acesso em: 22.nov. 2010 e representar o ciclo do alumínio e também, os conceitos básicos desenvolvidos nesta aula.

Os alunos podem optar por utilizar cartolinas e realizar a atividade na sala de aula.

Os alunos podem organizar a feira de produtos reciclados na comunidade para orientar as pessoas sobre a necessidade da utilização de produtos reciclados como forma de preservar o planeta.

Na feira, para sensibilizar a comunidade, os alunos podem realizar o experimento que está disponível em:

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica030.htm Acesso em: 22.nov. 2010. 

Podem também elaborar slides e apresentá-los no dia da feira, em reunião de pais e ainda nas igrejas, associações, bibliotecas, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Implodindo uma latinha de alumínio: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

Neste site há informações sobre o aluminio como recurso infinitamente reciclável. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/aluminio:_infinitamente_reciclavel.html Acesso em: 22.nov. 2010. 

Vídeo que trata da produção das latas de alumínio. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologialatasdealuminio Acesso em: 22.nov. 2010.

Neste site há informações sobre como é feita a reciclagem de latas. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT917033-1716,00.html  Acesso em: 22.nov.2010.

Avaliação

Para que a avaliação seja diagnóstica, formativa e processual pode ser observado se os alunos: participaram ativamente no desenvolvimento das atividades ao longo das aulas; utilizaram colaborativamente os recursos tecnológicos; produziram os relatórios e textos adequados às normas da Língua Portuguesa e se realizaram interações com colegas. Considera-se necessário que o aluno saiba com antecedência por meio do diálogo qual critério será utilizado para que seja avaliado.

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