19/06/2009
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Olá, professor. Leve seus alunos ao Laboratório de Informática e oriente-lhes a acessarem o site http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=70&Itemid=57&lang=en onde se encontra programa Geogebra. É necessário que os alunos cliquem em Geogebra Webstart para iniciarem o programa.
Nesta aula os alunos investigarão se existe uma relação entre o número de lados de um polígono e a soma dos ângulos internos deste polígono. Primeiro, oriente seus alunos a construírem um quadrilátero. Para isto, eles devem clicar primeiro em polígono como mostra a figura abaixo:
Em seguida, peça aos alunos para marcarem quadro pontos no plano e depois clicarem no primeiro ponto novamente para formar o quadrilátero. A figura abaixo mostra um exemplo de quadrilátero formado por este processo:
Por fim, peça para os alunos, traçarem todas as diagonais do polígono a partir de um vértice do polígono. Para traçar uma diagonal utilizaremos a função indicada na figura abaixo:
Escolhendo o vértice C, vamos traçar as diagonais a partir deste vértice. Vamos clicar na opção Segmento definido por dois pontos. Em seguida, clicaremos no vértice C, e depois no vértice A. Obteremos uma diagonal, como indicado na figura abaixo:
Os alunos observarão que o quadril&a acute;tero ficará dividido em dois triângulos. Pergunte aos alunos, qual é a soma dos ângulos internos do quadrilátero? (Lembre-lhes que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 1800).
Peça para os alunos repetirem este processo para polígonos com 5, 6, 7 e 8 lados. Ao final deste processo, oriente-lhes a completarem a tabela abaixo:
Número de lados | O polígono ficou dividido em quantos triângulos? | Soma dos ângulos internos do polígono |
4 | 2 | 3600 |
5 | ||
6 | ||
7 | ||
8 |
Três estrelas 1 classificações
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22/04/2010
Três estrelasachei muito boa essa aula!!!