Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Soma dos ângulos internos de um polígono.

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Wescley Well Vicente Bezerra
imagem do usuário

BRASILIA - DF SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·Encontrar a expressão que define a soma dos ângulos internos de um polígono em função do número de lados do polígono; ·Determinar a soma dos ângulos internos de alguns polígonos dados.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·Conhecimentos sobre polígonos; ·Conhecimentos sobre diagonais de polígonos; ·Conhecimentos sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo;
Estratégias e recursos da aula

    Olá, professor. Leve seus alunos ao Laboratório de Informática e oriente-lhes a acessarem o site http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=70&Itemid=57&lang=en  onde se encontra programa Geogebra. É necessário que os alunos cliquem em Geogebra Webstart para iniciarem o programa.

    Nesta aula os alunos investigarão se existe uma relação entre o número de lados de um polígono e a soma dos ângulos internos deste polígono. Primeiro, oriente seus alunos a construírem um quadrilátero. Para isto, eles devem clicar primeiro em polígono como mostra a figura abaixo:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/276/imagens/figuraaula15_1.bmp

    Em seguida, peça aos alunos para marcarem quadro pontos no plano e depois clicarem no primeiro ponto novamente para formar o quadrilátero. A figura abaixo mostra um exemplo de quadrilátero formado por este processo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/276/imagens/figuraaula15_2.bmp

    Por fim, peça para os alunos, traçarem todas as diagonais do polígono a partir de um vértice do polígono. Para traçar uma diagonal utilizaremos a função indicada na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/276/imagens/figuraaula15_3.bmp

    Escolhendo o vértice C, vamos traçar as diagonais a partir deste vértice. Vamos clicar na opção Segmento definido por dois pontos. Em seguida, clicaremos no vértice C, e depois no vértice A. Obteremos uma diagonal, como indicado na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/276/imagens/figuraaula15_4.bmp

    Os alunos observarão que o quadril&a acute;tero ficará dividido em dois triângulos. Pergunte aos alunos, qual é a soma dos ângulos internos do quadrilátero? (Lembre-lhes que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 1800).

    Peça para os alunos repetirem este processo para polígonos com 5, 6, 7 e 8 lados. Ao final deste processo, oriente-lhes a completarem a tabela abaixo:
 

 

Número de lados O polígono ficou dividido em quantos triângulos? Soma dos ângulos internos do polígono
4 2 3600
5    
6    
7    
8    

 


   

 

 

Recursos Complementares
Geogebra é um software de matemática dinâmica para utilizar em ambiente de sala de aula, que reúne geometria, álgebra e cálculo. Para iniciar o programa entre no site abaixo e clique em Geogebra Webstart: http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=70&Itemid=57⟨=en
Avaliação
Após os alunos completarem a tabela, oriente-lhes a responderem sobre as seguintes questões: - Existe alguma relação entre a quantidade de triângulos que o polígono ficou dividido e sua quantidade de lados? (Os alunos deverão observar que o número de triângulos é o número de lados menos dois, ou seja, número de triângulos é igual a n – 2, onde n é o número de lados do polígono). -Chamando de S a soma dos ângulos internos do polígono e de n o número de lados deste polígono, existe alguma expressão que relacione S em função de n? Que expressão é essa? (Caso os alunos tenham dificuldades em chegar a esta expressão, utilize a tabela que foi preenchida por eles para mostrar que a soma dos ângulos internos do polígono é igual ao número de triângulos que o polígono ficou dividido vezes 180). Peça para os alunos calcularem a soma dos ângulos internos de um polígono com 50 lados? Em seguida, pela para calcular a soma dos ângulos internos de um polígono com 1000 lados? O professor deverá avaliar a participação dos alunos e a devida utilização do software Geogebra para a consolidação do conceito de soma dos ângulos internos de um polígono. Os resultados obtidos, a construção da tabela e as respectivas conclusões para encontrar a expressão que define a função da soma dos ângulos internos de um polígono em função do número de lados do polígono também devem ser considerados na avaliação.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.