Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Família: um trabalho de letramento através da Literatura infantil

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir de uma história de literatura infantil.

Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema.

Reconhecer a seqüência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral.

Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

 

Ler com a turma o livro de literatura infantil: "Minha família é colorida", de Georgina Martins.

Livro disponível em: http://picasaweb.google.com/marcyafernandez/MinhaFamiliaEColorida#

 

Imagem disponível em: http://xpress.superpedido.com.br/Imagens/Capas200906/8598457906.jpg

* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.

 

Momento 2

 

Fazer uma interpretação oral com a turma:

  • Quais eram as características físicas de Ângelo? Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna)
  • Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô)
  • Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro)
  • O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?
  • Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?

Momento 3

Distribuir para cada criança uma folha da atividade abaixo:

 

Momento 4

 

A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.

  • Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles?
  • O que você puxou da sua mãe?
  • E do seu pai?
  • Quem é muito parecido com o irmão?
  • Quem é muito diferente do irmão?
  • Quem da turma também tem uma família colorida?

Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece.

Ex:

desenho 1                      desenho 2                                    desenho 3

mãe                                 tio                                                irmã

Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.

Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.

Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.

Recursos Complementares

Livro de literatura infantil "O livro da família", disponível em http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA#

Avaliação

Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência

Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada

Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história

Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3

Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta

Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.