12/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir de uma história de literatura infantil.
Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema.
Reconhecer a seqüência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral.
Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Ler com a turma o livro de literatura infantil: "Minha família é colorida", de Georgina Martins.
Livro disponível em: http://picasaweb.google.com/marcyafernandez/MinhaFamiliaEColorida#
Imagem disponível em: http://xpress.superpedido.com.br/Imagens/Capas200906/8598457906.jpg
* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.
Momento 2
Fazer uma interpretação oral com a turma:
Momento 3
Distribuir para cada criança uma folha da atividade abaixo:
Momento 4
A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece.
Ex:
desenho 1 desenho 2 desenho 3
mãe tio irmã
Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.
Livro de literatura infantil "O livro da família", disponível em http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA#
Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência
Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada
Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história
Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3
Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta
Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/11/2013
Cinco estrelasExcelente
15/11/2013
Quatro estrelasMuito bom esse planejamento. Também trabalhei com esse livro e o considerei muito rico em conteudo. Parabéns!