07/02/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Realizar a interpretação oral de uma música, demonstrando reconhecer as informações nela contidas.
Aprimorar o desenvolvimento da linguagem oral e da escrita, através de uma atividade de reconhecimento de palavras.
Identificar palavras e elementos ligados à família a partir da música trabalhada.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Perguntar o que as crianças entendem por família. Como as famílias são, como agem e o que ela representa para cada um.
Após ouvir as respostas dadas, a professora colocará a música "Ä grande família" de Dudu Nobre.
Música disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/KpOdKODh/A_GRANDE_FAMLIA_-_DUDU_NOBRE.html
Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente.
Fazer a interpretação oral dessa música perguntando:
Momento 2
Distribuir a atividade abaixo para cada criança:
Fazer a correção oral comparando as respostas dadas. Os próprios alunos podem fazer uma autocorreção.
Momento 3
Pedir que as crianças falem palavras que as façam lembrar de família.
À medida que forem falando, a professora pode ir anotando essas palavras no quadro.
Quais dessas palavras apareceram na música?
Quando todos tiverem falado, a professora deve pedir que, em duplas, elaborem frases com as palavras do quadro, escrevendo algo da sua própria família.
Momento 4
A professora deve distribuir 2 quadrados de cartolina para cada aluno e pedir que escrevam em 1 o seu nome e, no outro o nome de alguém da sua família (pai, mãe, avô...) . Após todos escreverem, a turma deve ser dividida em grupos, os quadrados com os nomes de cada grupo devem ser embaralhados e arrumados com os nomes para baixo. De um a um, cada criança deverá tentar achar o seu nome e o do seu familiar, como um jogo da memória.
Livro de literatura infantil "Os dez amigos" de Ziraldo.
Analisar qual o conceito que as crianças têm de família e o que esta representa para cada um deles.
Observar a linguagem oral e escrita dos alunos nas atividades de interpretação, durante os momentos 1 e 2 respectivamente.
Observar o avanço em relação ao código escrito do aluno ao elaborarem frases de sua própria família.
Observar a participação e envolvimento dos alunos durante a última atividade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2013
Cinco estrelasAdorei, vai me ajudar muito nas minhas aulas de tecnologia , obrigadíssima !!