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Estudando a música como gênero textual

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar a interpretação oral de uma música, demonstrando reconhecer as informações nela contidas.

Aprimorar o desenvolvimento  da linguagem oral e da escrita, através de uma atividade de reconhecimento de palavras.

Identificar palavras e elementos ligados à família a partir da música trabalhada.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

 

Perguntar o que as crianças entendem por família. Como as famílias são, como agem e o que ela representa para cada um.

Após ouvir as respostas dadas, a professora colocará a música "Ä grande família" de Dudu Nobre.

Música disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/KpOdKODh/A_GRANDE_FAMLIA_-_DUDU_NOBRE.html

Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente.

Fazer a interpretação oral dessa música perguntando:

  • Como é essa família?
  • O que essa família faz quando briga?
  • Que pessoas dessa família fazem pirraça?
  • O que você acha desse comportamento?
  • O que vocês entendem por catucar?

Momento 2

Distribuir a atividade abaixo para cada criança:

Fazer a correção oral comparando as respostas dadas. Os próprios alunos podem fazer uma autocorreção.

 

Momento 3

Pedir que as crianças falem palavras que as façam lembrar de família.

À medida que forem falando, a professora pode ir anotando essas palavras no quadro.

Quais dessas palavras apareceram na música?

Quando todos tiverem falado, a professora deve pedir que, em duplas, elaborem frases com as palavras do quadro, escrevendo algo da sua própria família.

 

Momento 4

A professora deve distribuir 2 quadrados de cartolina para cada aluno e pedir que escrevam em 1 o seu nome e, no outro o nome de alguém da sua família (pai, mãe, avô...) . Após todos escreverem, a turma deve ser dividida em grupos, os quadrados com os nomes de cada grupo devem ser embaralhados e arrumados com os nomes para baixo. De um a um, cada criança deverá tentar achar o seu nome e o do seu familiar, como um jogo da memória.

Recursos Complementares

Livro de literatura infantil "Os dez amigos" de Ziraldo.

Avaliação

Analisar qual o conceito que as crianças têm de família e o que esta representa para cada um deles.

Observar a linguagem oral e escrita dos alunos nas atividades de interpretação, durante os momentos 1 e 2 respectivamente.

Observar o avanço em relação ao código escrito do aluno ao elaborarem frases de sua própria família.

Observar a participação e envolvimento dos alunos durante a última atividade.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Samara, Escola de Ensino Fundamental de São Roque , Ceará - disse:
    samara1228@hotmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, vai me ajudar muito nas minhas aulas de tecnologia , obrigadíssima !!


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