13/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Compreender o conceito de adoção a partir de um livro de literatura infantil
Participar, ativamente, de uma discussão oral, refletindo sobre os motivos pelos quais acontece uma adoção
Desconstruir possíveis preconceitos a respeito do tema abordado, valorizando essa atitude através de diferentes trabalhos em grupo
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve perguntar se os alunos sabem o significado da palavra adoção.
Após ouvir suas hipóteses, deve apresentar o texto abaixo:
Adoção No Direito Civil é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos (como o pátrio poder) dos pais biológicos em relação ao adotado são transferidos integral ou parcialmente para os adotantes. Na grande maioria dos países, o filho adotado possui os mesmos direitos de um filho legítimo. |
Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ado%C3%A7%C3%A3o
Primeiramente, os alunos devem fazer uma leitura silenciosa do texto. Após a leitura silenciosa, a professora verificará a compreensão através de perguntas orais.
Verificar se houve alguma palavra que os alunos não compreenderam.
Momento 2
Apresentar para os alunos o livro de literatura infantil "A histórinha bonitinha de Maria Estrelinha" - de Márcia Lopes
Capa disponível em:
Primeiramente, os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa. Quando terminarem, a professora deve fazer uma leitura, a fim de verificar a compreensão.
Pedir que alguns alunos recontem a história oralmente, com suas palavras.
Em uma folha de papel A4 ou no cadreno, os alunos colocarão o título do livro e farão o desenho e uma frase sobre a parte que acharam mais emocionante.
Momento 3
Pedir que os alunos observem a seguinte ilustração:
Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTpvBDxkKORZLrEe0VVyzG_3j7JAMErkbguFpH6Ui9XgaMpRwkP
A professora deve explorar a ilustração com perguntas do tipo:
Momento 3
Após a exploração da ilustração, convidar os alunos a escrever um texto em grupo sobre o tema adoção.
Os alunos farão a escrita do texto e entregarão para a professora fazer as correções necessárias.
Após a correção, os alunos novamente em grupo, passarão a limpo a correção.
Desfazendo mitos sobre a adoção - disponível em: http://adocaotardia.blogspot.com/2006/05/desfazendo-os-mitos-sobre-adoo-tudo-o.html
Observar as hipóteses que as crianças têm sobre adoção.
Observar se compreenderam o texto lido e se tiveram dúvidas com o vocabulário.
Observar se compreenderam a história trabalhada através da recontagem.
Observar se foram capazes de interpretar a figura apresentada.
Observar o avanço em relação ao código escrito dos alunos, ao escrever um texto sobre o tema estudado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!