Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Uso Eficiente e Racional de Produtos Industriais

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar meios eficientes de intervenção humana mediante o uso de tecnologias que não são agressivas ao meio ambiente.

2) Valorizar o uso de técnicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

3) Relacionar ciência, tecnologia e sociedade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não exige conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Exibição do vídeo: Alimentos saudáveis X alimentos industrializados (6:38)

http://www.youtube.com/watch?v=_O-76YkM4yw&feature=related 

Professor: Liste no quadro os aspectos que os alunos consideraram mais relevantes e solicite que eles apontem quais são os aspectos positivos e negativos destes tipos de alimentos. Aproveite para apresentar a seguinte questão:

1) Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos "in natura", tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.

Você concordam com esta afirmativa? Justifique sua resposta. ( Este é im momento de conhecer os hábitos alimentares dos alunos e também quais são as crenças que eles têm sobre o consumo de produtos industrializados).

2) Acontece, porém, que existe uma regra universal, de conhecimento popular, chamada lei das compensações. De acordo com ela, as coisas boas, na maioria das vezes, não são tão boas quanto parecem, assim como as ruins também não são tão ruins quanto possam parecer à primeira vista. Em tudo há uma parte boa e uma parte ruim. Assim, importa analisar os prós e os contras para decidir o que é melhor. Como não poderia deixar de ser, esta regra se aplica também aos alimentos industrializados. Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. O nome de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.

Vocês concordam totalmente com estas afirmativas? Concordam em parte? Discordam em partes?

Observação: Estas duas afirmativas devem ser lidas, uma de cada vez. Portanto, lê-se e discute-se e assim sucessivamente.

3) Quais são os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados?

4) Quem sabe em quais produtos podemos encontrar os corantes? Para que servem os corantes?

5) E os aromatizantes?

6) E os conservantes?

7) Antioxidantes? Estabilizantes? Acidulantes?

8) Você já analisou os alimentos que você ingeridos no seu dia a dia?

Conheça elementos que compõem alguns alimentos:

Salsicha Antioxidante e realçador de sabor Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável. Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.

Pudins e Iogurtes Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante. Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas. Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.

Hambúrguer Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor. O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito. Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca. Gelatinas, Balas e Doces Acidulante, aromatizante e corantes artificiais Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos. Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.

a)Quais destes produtos você consome

b) Com que frequência?

c) Que medidas você pode tomar para evitar ou diminuir o consumo destes produtos?

d) Leia alguns cuidados devemos tomar em relação aos produtos industrializados e ilustre-os:

1) Dar preferência a produtos naturais. Quando não for possível evitar os alimentos industrializados, deve-se comer uma pequena quantidade deles e não repeti-los por dias seguidos.

2) Verificar se os produtos estão em bom estado e se as latas não estão enferrujadas, amassadas e nem estufadas.

3) O produto deve estar  dentro do prazo de validade,caso contrário,pode estar estragado e provocar intoxicações graves.

4) Dar preferência para os sucos naturais e feitos na hora que for ingerir. 

5) Evite usar pratos e copos descartáveis no dia a dia.

ATIVIDADE 3

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA: Redija uma carta para um colega seu, contando sobre que conclusão você chegou a respeito do uso de produtos industrializados e quais medidas você pretende tomar a partir deste estudo.

INFORMÄTICA: Pesquisar em sites quais são os aditivos alimentares largamente utilizados pela indústria alimentícia. Aqui vale a máxima "é a dose que faz o veneno".e a   dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS . ( é a dose que faz o veneno)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.