11/01/2011
Cláudia R. M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
1) Investigar os tipos de reciclagem de plásticos mais comuns e suas utilizações.
2) Identificar e valorizar os tipos de reciclagem de plásticos eficientes
3) Relacionar ciência, tecnologia e sociedade.
Transformações da matéria, resíduos sólidos
Fonte de consulta: http://minhavidaeco-chic.blogspot.com/2010/07/brasileiros-desenvolvem-metodo-inedito.html
ATIVIDADE 1
Exibição de vídeos:
1) Viver Sustentável - Programa 14: Reciclagem de Plásticos (14 minutos)
Professor: inicie a discussão sobre a reciclagem de plástico a partir das ideias apresentadas no vídeo.
Este vídeo, contém muitas informações importantes, portanto, aconselha-se fazer pausas desde que a solicitação venha dos alunos.
1) Cada aluno deverá fazer o seu registro escrito no caderno.
2) Tema central
3) Registro das informações que você considerou mais importantes sobre a reciclagem de plástico
4) Reciclagem de garrafa Pet no seu dia a dia
5) Por que é difícil a reciclagem de plástico?
Professor, neste momento divida os alunos em grupo de cinco elementos, para que eles possam trocar ideias e informações que consideraram relevantes. Após esta etapa, deverão construir um texto do grupo, englobando todas as ideias discutidas.
Exibição de vídeo
Reciclagem (12:59) Embalagem de Pet: antes e depois do consumo. Passe este vídeo no final do estudo sobre o tema em questão.
http://video.google.com/videoplay?docid=-3574472714360561846#
ATIVIDADE 2
Vamos conhecer um pouco mais sobre o plástico?
Você já notou que os objetos de plástico apresentam um aviso alertando que eles sào recicláveis?
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais, tais como algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros, são comuns em plantas e animais. Os sintéticos, tais como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas. O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.
Classificação dos Polímeros
1)Termoplásticos: São plásticos que não sofrem alterações em sua estrutura química durante o aquecimento e que após o resfriamento podem ser novamente moldados. Exemplos: Polipropileno (PP), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Polietileno de Baixa densidade (PEBD), Polietilenotereftalato (PET), Poliestireno (PS), Policloreto de Vinila (PVC), etc.
2)Termofixos: São aqueles que uma vez moldados não podem ser fundidos e remoldados novamente, portanto não são recicláveis mecanicamente. Exemplos: baquelite, Poliuretanos (PU) e Poliacetato de Etileno Vinil (EVA), poliésteres, resinas fenólicas, etc.
Utilizações e Benefícios
Utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construção civil, agrícola, de calçados, móveis, alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilísticos, médico-hospitalar e distribuição de energia. Nestes setores, os plásticos estão presentes nos mais diferentes produtos, a exemplo dos geossintéticos, que assumem cada vez maior importância na drenagem, no controle de erosão e reforço do solo de aterros sanitários, em tanques industriais, entre outras utilidades. O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e atoxidade. Quem são eles
Polietileno tereftalato — PET Produtos: frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc. Benefícios: transparente, inquebrável, impermeável, leve.
Polietileno de alta densidade — PEAD Produtos: embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc. Benefícios: inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.
Policloreto de vinila — PVC Produtos: embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc. Benefícios: rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.
Polietileno de baixa densidade — PEBD Polietileno linear de baixa densidade — PELBD Produtos: sacolas para supermercados e lojas, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc. Benefícios: flexível, leve transparente e impermeável.
Polipropileno — PP Produtos: filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc. Benefícios: conserva o aroma, é inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura.
Poliestireno — PS Produtos: potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, etc. Benefícios: impermeável, inquebrável, rígido, transparente, leve e brilhante. Outros Neste grupo encontram-se, entre outros, os seguintes plásticos: ABS/SAN, EVA e PA. Produtos: solados, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores, etc. Benefícios: flexibilidade, leveza, resistência à abrasão, possibilidade de design diferenciado.
Vantagens do uso de Plásticos
1) Menor consumo de energia na sua produção.
2) Redução do peso do lixo.
3) Menor custo de coleta e destino final.
4) Poucos riscos no manuseio.
5) Além de práticos, são totalmente recicláveis.
Agora que você ampliou os seus conhecimentos sobre a reciclagem de plásticos,teste os seus conhecimentos. Esta atividade poderá ser feita em duplas..
1) Faça uma lista de todos os objetos de plästico que estão presentes no seu dia a dia.
2) Consulte o texto sobre a reciclagem de plástico e tente classificar cada objeto de acordo com o tipo de material plástico usado para a sua confecção.
3) Agrupe os materiais semelhantes.
4) Compare a sua lista com o colega com o qual você está formando dupla.
5) Monte uma síntese, relatando todos os aspectos dos objetos que são comuns nas duas listas
6) Na sua opinião,o que justifica o aumento do consumo de objetos de plástico no mundo atual?
Reciclagem de Plástico
Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%. Um dos empecilhos é a grande variedade de tipos de plásticos. Uma das alternativas seria definir um tipo específico de plástico para ser coletado. Os plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas.
Os não recicláveis são: cabos de panela, botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis. A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária até a formação do produto final. Além disso, se o produto descartado permanecesse no meio ambiente, poderia estar causando maior poluição.
O plástico reciclado tem infinitas aplicações, tanto nos mercados tradicionais das resinas virgens, quanto em novos mercados. O plástico reciclado pode ser utilizado para fabricação de: garrafas e frascos, exceto para contato direto com alimentos e fármacos; baldes, cabides, pentes e outros artefatos produzidos pelo processo de injeção; "madeira - plástica"; cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que sejam produzidos com fibras; sacolas e outros tipos de filmes; painéis para a construção civil. Fonte de consulta: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_plastico.html
Discutindo a reciclagem de plástico:
Consulte o texto e responda as questões abaixo:
1) Faça uma lista dos objetos de plástico que são recicláveis e marque com X, aqueles que estão presentes no seu dia a dia.
2) Faça uma lista dos objetos de plástico que não são recicláveis e marque com X, aqueles que estão presentes no seu dia a dia.
3) Compare os resultados. Como você justifica o resultado encontrado?
ATIVIDADE 3
Realizando pesquisa a partir do cotidiano dos alunos.
1) Levantamento de dados: Professor, passe uma folha,para que cada aluno coloque o número correspondente aos objetos de plástico que são reciclados e que estão presentes no dia a dia. Depois desta parte, passe uma segunda folha, onde eles colocarão o número correspondente aos objetos de plástico que não são reciclados e que estão presentes no dia a dia deles.
2) Tabulação de dados: Pode ser feito nas aulas de ciências, como também nas aulas de matemática. De posse dos resultados, peça ajuda ao professor de matemática e construa um gráfico com as duas colunas que representarão os resultados obtidos.
3) Interpretação dos dados: Solicite ajuda do professor de língua portuguesa na elaboração do corpo do trabalho. Nas aulas de ciências, aproveite para explorar o contraponto: aspectos positivos X aspectos negativos a respeito do uso de embalagens plásticas
ATIVIDADE 3
VIVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/10/2012
Cinco estrelasVou trabalhar essa aula com os alunos do curso técnico em Química na modalidade PROEJA do campus Xapuri- Acre. Só irei acrescentar um vídeo de curiosidade do plástico "De onde vem o Plástico" com a KIKA. Essa aula está excelente