02/03/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as brincadeiras e brinquedos utilizados pelos seus pais na infância; Ter contato com brinquedos antigos; Aprenderá a construir o brinquedo, provavelmente com materiais alternativos; Que os brinquedos não precisam ser sofisticados, modernos e eletrônicos para divertir no momento do brincar; A manusear e brincar com esses brinquedos; Identificar a diferença entre os brinquedos de nossos pais na infância, dos nossos na atualidade e imaginar que tipo de brinquedos que os nossos filhos e netos irão brincar;
Não há necessidade de ter conhecimento prévio sobre o assunto em questão.
Estratégias e recurso das aulas
Atividade 1
O professor inicia uma conversa com a turma relacionada ao assunto brinquedos. Pode fazer algumas perguntas oralmente ao grande grupo, como as questões abaixo: Qual brinquedo que vocês mais gostam ou gostavam de brincar? Que tipos de brinquedo com que brincavam? Vocês tiveram a oportunidade de brincar com um brinquedo de seus pais? Vocês sabem como eram os brinquedos dos seus pais? Entre outras perguntas. Com esta conversa despertamos a curiosidade em saber como eram os brinquedos de algumas décadas atrás, principalmente o brinquedo que nossos pais brincavam e até mesmo os dos nossos avôs, pois na maioria das vezes não se conhece como era a infância de nossos pais. Após a conversa, o professor comunica aos alunos que eles irão fazer parte de um trabalho, inicialmente de pesquisa, depois construção, apresentação e para finalizar exposição à comunidade escolar em geral. O professor pode montar uma ficha de pesquisa individual ou em conjunto com os educandos, onde o professor orienta que os alunos irão entrevistar os seus pais.
Essa Segue abaixo alguns itens importantes a pesquisa:
Nome:
Data de nascimento:
Sexo:
Onde passou grande parte de sua infância?
Em sua infância, quais foram as suas brincadeiras?
Quais os brinquedos que utilizava para brincar em seu tempo de criança?
Com qual brinquedo mais gostava de brincar?
Utilizava brinquedos confeccionados por você ou por seus pais? Qual?
Em seu brinquedo confeccionado: Quais os materiais utilizados?
Como se constrói?
E como funciona o brinquedo?
Cada aluno deverá como atividade de casa, entrevistar seus pais e na próxima aula trazer a entrevista para ser colocada ao grande grupo. Os alunos também deverão trazer para a próxima aula os materiais para a construção de um dos brinquedos utilizados pelos seus pais.
Atividade 2
Essa aula é exclusiva para a construção dos brinquedos. Com base na entrevista, o aluno deverá construir se possível na aula – dependendo do tipo do brinquedo, um dos brinquedos utilizado pelos seus pais. Se para a construção do brinquedo depende de materiais que não possam ser utilizados na escola, fica livre para o aluno construí-lo em sua casa, podendo ter o auxilio de seus pais. Obs: a construção do brinquedo na escola ou em casa pode ficar a critério do professor.
Atividade 3
Os alunos deverão apresentar na aula para o grande grupo o resultado da entrevista e o brinquedo construído por eles. Lembrando que o aluno deverá informar os materiais utilizados para a construção, o modo de fazer e como o brinquedo funciona. E se possível fazer com que os colegas possam manusear o brinquedo. Atividade 4 Os alunos poderão expor e apresentar os trabalhos em um evento da escola (feira do conhecimento, demonstração de trabalhos internos, entre outros eventos da instituição)
Recursos Complementares Pesquisa e entrevista com os pais dos alunos.
Avaliação Ao final das atividades, o professor fará as seguintes perguntas aos seus alunos: 1- Vocês conheciam os brinquedos que foram construídos e apresentados? 2 – Os brinquedos que seus pais brincavam na infância são os mesmos que vocês brincavam? 3 – Quais são as diferenças que vocês perceberam entre os brinquedos utilizados pelos seus pais na infância dos que vocês brincavam? 4- Foi interessante conhecer um pouco da infância de seus pais? Por quê? 5- como foi construir o brinquedo? O professor no momento da atividade ou após pode fazer as seguintes indagações: O aluno realizou a pesquisa? Está comprometido com a construção do brinquedo? O aluno mostra interesse em apresentar e dar explicações a perguntas lhe feita referente ao brinquedo construído? O aluno conseguiu explicar com clareza com funciona e como se constrói o brinquedo?
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2015
Três estrelasOs alunos são “convidados” a conhecerem um pouco da cultura de seus pais, com o que brincavam e do que brincavam. Atividade ótima :)
14/08/2011
Quatro estrelasOI ACHEI OTIMO ESTA AULA , ESTOU PROCURANDO FAZER UM PROJETO SOCIAL LIGADA AOS ALUNOS DO PRIMARIO RELACIONADO A BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS É UM PROJETO QUE ESTOU FAZENDO PARA A FACULDADE O QUE ACHA.