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Formação dos solos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar sobre o processo de formação do solo. Identificar os tipos de solo e seus possíveis usos e ecologia. Relacionar a formação dos solos com desastres naturais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem do universo, camadas do solo.

Estratégias e recursos da aula

O que são os solos? Existe mais de um tipo de solo? Qual a importância deles para a vida? Que setores da economia que estão relacionados com este tema?

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes à formação do solo, abrangendo os seguintes subtemas:

  • formação dos solos;
  • tipos de solos;
  • formação da crosta terrestre;
  • solos, minérios e minerais;
  • tipos de erosão;
  • poluição do solo.

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, a formação dos solos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como serão transmitidos estes dados aos colegas.Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto deverá ser publicado em uma wiki de cada equipe.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).     

Sítios de pesquisa     

Cola da web, formação da crosta terrestre, disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia/crosta-terrestre (acessado dia 03/12/2010). 

Wikipedia, Solo, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solo  (acessado dia 03/12/2010). 

Assim se formou a crosta continental, disponível em: http://divulgarciencia.com/categoria/formacao-da-crosta/ (acessado dia 03/12/2010). 

A formação da litosfera, disponível em: http://www.escolainterativa.com.br/canais/18_vestibular/estude/geogr/tem/geo_tem021.asp (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos, disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm (acessado dia 03/12/2010). 

Solo, disponível em: http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/meio-ambiente-tipos-de-solo.php (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos, disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=9&Cod=59 (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos brasileiros, disponível em: http://www.soartigos.com/artigo/28/Tipos-de-solos-brasileiros./ (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos, disponível em: http://www.infopedia.pt/$tipos-de-solos (acessado dia 03/12/2010). 

Tipos de solos, disponível em: http://www.colegioweb.com.br/biologia/tipos-de-solo.html (acessado dia 03/12/2010). 

Característica dos solos, disponível em:http://pt.shvoong.com/social-sciences/1780333-tipos-eros%C3%A3o-suas-caracter%C3%ADsticas/                      

(acessado dia 03/12/2010). 

WIKI

A equipe deverá estruturar sua página wiki e dividir os subtópicos entre si, de modo a darem conta de publicar os textos de sua autoria baseados na pesquisa dentro do tempo estipulado pelo professor.

Os alunos deverão publicar o resultado de suas pesquisas em uma wiki aberta para esta finalidade. O professor poderá acessar o sítio Wikispace, disponível em: http://www.wikispaces.com (acessado dia 09/11/2010), e se cadastrar, clicando em  "Sign In".

Após completar seu cadastramento, o professor pode iniciar uma wiki, por exemplo "Aulas da Andrea".

Dentro dessa wiki pode criar páginas para cada equipe, para isso o professor deve clicar em "New page" no canto superior esquerdo. Ali ele nomeará a página com o nome de cada equipe, por exemplo "equipe sinistros". Criando a página coloque uma mensagem para os alunos editarem posteriormente (basta clicar em Edit).

Também é importante personalizar a barra de navegação que existe à direita da tela. Coloque ali o nome da página, no caso, "equipe sinistros" e adicione o link a estas palavras.  Terminado de criar as páginas e editar a navegação o professor deve convidar os alunos a começar suas páginas wikis.

Para isto, ele deve clicar na barra superior vermelha em "Manage Wiki". Abrirá uma nova página, na segunda barra ("People"), clicar em "Invite people". Na caixa de texto, o professor deve escrever os e-mails dos alunos. Eles receberão uma mensagem autorizando-os a editar suas páginas wikis. Na barra superior vermelha, clicando em "Recent changes", é possível visualizar as modificações feitas, com data e hora e quem as fez. Assim o professor poderá avaliar a participação de cada equipe e de cada aluno individualmente. 

Divida a turma em três grandes grupos. Cada grupo deverá ler uma reportagem e deverão debater dentro do grupo o conteúdo da reportagem.

REPORTAGEM 1 - "Assoreamento e erosão sem solução à vista", disponível em:

http://correiodolitoral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2897:assoreamento-e-erosao-sem-solucao-a-vista&catid=77:destaque&Itemid=809 (acessado dia 03/12/2010).

REPORTAGEM 2 - "Plantio direto protege solo do risco de erosão", disponível em:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,plantio-direto-protege-solo-do-risco-de-erosao,640977,0.htm (acessado dia 03/12/2010).

REPORTAGEM 3 - "Contenção de erosão custa R$ 3 milhões", disponível em:

http://www.odiario.com/maringa/noticia/362776/contencao-de-erosao-custa-r$-3-milhoes.html (acessado dia 03/12/2010).

Os dois grupos que estão ouvindo a explanação do grupo apresentador deverão propor sugestões e ideias para solucionar os problemas apresentados na reportagem.

ATIVIDADE 2

Como fazer um seminário...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano.

Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:

   a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

   b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;

   c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);

   d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;

  e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia. O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.

Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão.

ATIVIDADE 3

Leve os alunos ao laboratório de ciências. A atividade em questão é a elaboração de um experimento por equipe. Os experimentos sobre o solo devem ser disponibilizados aos alunos com antecedência, para que eles se organizem e providenciem os materiais necessários. Por ordem de sorteio, cada equipe deverá ir a frente no laboratório de ciências e desenvolver seu experimento (caso tenha tempo de espera, o professor deve chamar a próxima equipe para realizar seu experimento). Os alunos que estão de expectadores em cada experimento deverão anotar tudo o que for relevante para a confecção de relatório.

pH do solo (também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3596/open/file/ph%20do%20solo.pdf?sequence=3 acessado dia 04/12/2010).   

Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas (também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3606/open/file/composicao%20solo.pdf?sequence=3  acessado dia 04/12/2010).   

Erosão eólica e hídrica do solo 

(também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3598/open/file/erosao%20solo.pdf?sequence=3 acessado dia 04/12/2010). 

Porosidade do solo (também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3701/open/file/porosidade%20do%20solo.pdf?sequence=3  acessado dia 04/12/2010). 

ATIVIDADE 4

INFOGRÁFICOS

Cada equipe deverá confeccionar um infográfico sobre apenas um desses subtemas:

1 - tipos de solos;

2 - formação da crosta terrestre;

3 - solos, minérios e minerais;

4 - tipos de erosão;

5 - poluição do solo.

As equipes devem pesquisar mais aprofundadamente (se for o caso) e buscar imagens que ilustrem o cartaz que vão produzir. Esses cartazes poderão ser expostos do lado de fora da sala de aula, para divulgar o conhecimento adquirido pelos alunos. O professor poderá solicitar uma apresentação oral do cartaz de cada equipe à frente da turma. Solicite aos alunos que tragam para a aula materiais necessários para a confecção deste cartaz (por exemplo,cola, tesoura, cartolina ou papelão,canetas hidrográficas, lápis, borracha, fotografias ou imagens impressas retiradas da internet).

Exemplo de infográfico, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/infosolo.pdf (acessado dia 04/12/2010). 

Sobre infográficos...

Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas conseqüências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência.Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica. (retirado de Infografia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia, acessado dia 11/11/2010). 

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de geografia poderá ajudar nessa atividade, ao indicar como que é uma imagem de perfil de solos, ações que promovem a erosão entre outros temas.

Apresentação das imagens confeccionadas pelos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Porosidade do solo Experimento prático
pH do solo Experimento prático
Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas Experimento prático
Recursos Complementares

Atividade de coleção de rochas e minerais, disponível em: http://www.museuvirtual.unb.br/atividade/Projeto_5_Colecionando_minerais.pdf (acessado dia 04/12/2010). 

AULAS

Saber subterrâneo, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/saber-subterraneo-426521.shtml (acessado dia 04/12/2010).  

Horizontes do solo, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/horizontes-solo-427205.shtml (acessado dia 04/12/2010).  

VÍDEOS

Erosão do solo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AvN-WVRlXvc  (acessado dia 04/12/2010).  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam uma wiki, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, a formatação e o design da página, a inclusão de mídias diferentes como vídeos e imagens, a referência de cada citação, texto e mídia incluída, participação (em inserções na wiki), relevância da participação (pela autoria dos textos, profundidade da pesquisa).

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades: coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Já a atividade de criação de infográfico pode ser avaliada principalmente com a pertinência ao tema, referências de onde a imagem foi obtida (se internet, endereço eletrônico, se foto de autoria o lugar com pontos de referência), a criatividade dos alunos e o esforço em concluir a tarefa e qualidade da informação impressa, além da ortografia e gramática.

Opinião de quem acessou

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