02/02/2011
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de oliveira e Miriam kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor.
Produzir textos orais com base na linguagem escrita de contos.
Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem.
Observar algumas regras gramaticais e ortográficas.
Ser leitor e escritor inicial e conhecer a história da Chapeuzinho Vermelho.
Recursos da aula:
Vídeo do Youtube ou CD da coleção Disquinho
Uma bola
Papel e material para desenho.
PRIMEIRA ATIVIDADE: ouvindo a história
Inicie a aula mostrando a imagem desta história.
Pergunte aos alunos se conhecem essa história. Como é uma história muito conhecida certamente seus alunos saberão identificar a história.
Fonte das duas imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=cole%C3%A7%C3%A3o+disquinho+chapeuzinho+vermelho&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
Deixe que falem sobre o que sabem sobre a história e depois os leve ao laboratório de informática da escola e passe o vídeo abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=G_sZZx3Nle4
Esse vídeo foi elaborado a partir da série Disquinho de histórias para crianças.
Outra opção para a aula seria o professor colocar a história para tocar em um aparelho de som. A série já pode ser encontrada em CDs e comprada em lojas de especializadas ou na internet em sites de compras.
Deixe que seus alunos assistam ao vídeo duas vezes.
Ainda no laboratório pergunte sobre a história.
Inicie uma reconstrução oral da história com a ajuda de todos os alunos, estimule que todos falem.
Chame a atenção para a forma como a história é contada, sinalize alguns termos utilizados na história que não usamos frequentemente.
Pergunte se alguma parte da história eles conheciam contada de outra forma.
Após todos estes passos, convide os alunos a ouvirem mais uma vez a história e conte que vocês vão reescrever a história coletivamente, e que por isso, é muito importante que prestem a atenção na sequência dos fatos e na forma que acontece a narração.
SEGUNDA ATIVIDADE: Brincadeiras com a história
Após assistirem ao vídeo mais uma vez, volte com sua turma para a roda e faça uma brincadeira que ajuda na organização os fatos da história.
Primeira brincadeira: Batata quente da história
Essa brincadeira é uma variação da conhecida brincadeira "batata quente", mas adaptada para os nossos objetivos.
O professor organiza a turma em roda e colocar a história para tocar.
Enquanto isso os alunos vão passando a bola.
Quando o professor parar a história, quem está com a bola no colo continua a história da parte que o professor parou.
Caso não consiga continuar sai do jogo.
A brincadeira prossegue até a história ser toda contada e vence aqueles que ficarem até o final da história.
Segunda brincadeira: "História rodada"
Como brincar:
Mesmo com a opção de passar a bola quando não conseguir contar, é importante o professor estimular que todos contem um pedacinho pequeno da história.
As duas brincadeiras sugeridas para a aula ajudam na organização dos fatos da história preparando para a reescrita e também facilita que crianças mais tímidas consigam se expressar.
Cada brincadeira deverá ser feita em um dia para não ficar cansativo, mas sim conquistar o objetivo de tornar a história cada vez mais conhecida das crianças.
TERCEIRA ATIVIDADE: desenho
Organize a turma em grupos de quatro crianças e peça que cada grupo conte a história utilizando o desenho.
Oriente que cada parte da história pode ser representada por uma cena.
Lembre-os de como no vídeo as partes da história são contadas através de desenhos.
Caso ache necessário passe o vídeo mais uma vez.
Quando todos os grupos terminarem peça que apresentem a história para a turma apoiados nos desenhos.
QUARTA ATIVIDADE: reescrita
Todas as atividades propostas na aula tiveram como objetivo tornar o texto da história bem conhecido das crianças para prepará-los para reescrita.
Esta sendo a primeira reescrita de um texto oral que a turma vai fazer é importante que o professor seja o escriba do grupo, deixando claro para os alunos que eles é que são os autores da reescrita e que você será quem vai escrever o que eles disserem.
No entanto é fundamental que os ajude transformando a fala dos alunos em um texto, mostrando que ao escrever fazemos de forma diferente da fala.
O professor deve fazer intervenções quando o aluno disser, por exemplo:
"Aí o lobo comeu ela".
O professor pergunta para turma?
Como vocês acham que podemos escrever essa parte da história de uma forma que o leitor compreenda?
Após terminar um parágrafo o professor deve ler para os alunos o que já foi escrito e verificar se falta alguma informação.
Nessa leitura deverá ser analisado o uso de palavras repetidas e o professor como escritor mais experiente pode sugerir a troca dessas palavras para o texto ficar mais "bonito". Deixando que a turma faça sugestões.
Durante a escrita o professor deverá colocar os pontos e ir explicando de forma simples o motivo do uso de cada pontuação.
Os alunos ficam encantados com a utilização da pontuação e como isso é visto no texto conforme a necessidade de uso, e passam a utilizar em suas próximas produções individuais.
Faça a reescrita em duas aulas, pois como a cada parágrafo o professor revê o texto e busca sugestões dos alunos, o trabalho fica extenso e se feito tudo em um só dia acaba ficando cansativo perdendo a função de uma relação de prazer com a escrita.
Após terminar toda a reescrita faça uma leitura total do texto para o grupo.
Caso o texto de sua turma fique muito extenso, leve-o para digitar e traga no outro dia para ler para turma e colocá-lo no mural junto com os desenhos da história produzidos pelos grupos.
QUINTA ATIVIDADE: Finalizando a aula
Volte para uma roda com seus alunos e pergunte o que acharam de transformar em texto escrito uma história ouvida?
O que eles aprenderam?
Pergunte também se conseguiriam reescrever outras histórias?
A partir desta conversa o professor poderá propor um projeto de reescrita das histórias preferidas da turma. Da coletânea dessas histórias pode surgir um livro como produto final.
No link abaixo do youtube o professor encontra várias histórias da coleção disquinho que poderá utilizar em outras aulas de reescrita.
http://www.youtube.com/results?search_query=Cole%C3%A7%C3%A3o+disquinho&aq=f
No site da revista Nova Escola o professor encontra uma matéria que trata sobre o trabalho de reescritas de textos conhecidos, trazendo outras sugestões e explicações sobre o tema. Uma boa leitura para o professor se aprofundar no assunto.
A avaliação deverá ocorrer durante toda a aula onde o professor poderá observar se os alunos sentiram-se estimulados para a produção de textos em linguagem escrita e conseguiram produzir textos a partir da linguagem oral, recuperando os principais elementos da narrativa com base na linguagem.
Nas atividades de produção de texto o professor deverá observar se os alunos conseguiram observar algumas regras gramaticais e ortográficas e fizeram uso destas informações.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2015
Cinco estrelasUma excelente sequência didática, completa e que trará resultados positivos se aplicada da forma como está aqui proposta. Obrigada pela importante contribuição.
15/09/2011
Cinco estrelaseu achei muito importante ´para um estudante
10/09/2011
Quatro estrelasAdorei a proposta de trabalhar produção textual! Com certeza irei vivenciar com meus alunos. Parabéns!