Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM ESPAÇO E TEMPO URBANO

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião; Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar paisagens de sua cidade.

Identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive.           

Reconhecer  a importância da ação humana na transformação das paisagens.

Reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos.

Duração das atividades
cinco aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor

Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade: motivação

Professor inicie sua aula surpreendendo seus alunos com um mural de fotos antigas de sua cidade.

A proposta da aula é mostrar aos alunos que o homem  altera  o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo.

Para isso é necessário que os alunos tenham contato com fotos antigas de lugares de sua cidade.

Você pode encontrar as fotos na internet acessando o site de pesquisa  Google imagens, colocando o nome do museu, parque ou cidade que você quer encontrar ou recolhendo entre familiares e instituições da cidade fotos antigas.  

Para ilustrar a aula foi utilizada imagens da cidade do Rio de Janeiro, o professor colocará as imagens de sua cidade.

Para exemplificar a aula  foram utilizadas duas fotos, mas o professor deverá colocar no mural no mínimo 6 fotos.

Avenida Rio Branco - 1930                                                                                                                        Praia Vermelha - 1918

 

FONTE DA IMAGEM DA AVENIDA RIO BRANCO:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Avenida+Rio+Branco+rio+de+janeiro+antigo&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

FONTE DA IMAGEM DA PRAIA VERMELHA:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=praia+vermelha+rio+de+janeiro+ANTIGO&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=

 

Escolha colocar entre as fotos algumas do bairro onde fica a escola ou de lugares que vocês possam ir visitar.

Faça a exploração das imagens com seus alunos e pergunte:

  • Vocês conhecem esses lugares?
  • Já foram nesses lugares?
  • Será que estas fotos foram tiradas agora ou são antigas?
  • Se fôssemos tirar uma foto hoje desses lugares seria assim, ou estariam modificados?
  • O que nos indica que estas fotos são antigas?

Após a conversa, onde certamente o professor poderá descobrir os conhecimentos dos alunos sobre a cidade, cole abaixo das imagens o nome de cada local mostrado nas fotos e o ano que a foto foi tirada.

 

Segunda atividade: Organizando as fotos cronologicamente

Converse com os alunos sobre qual a foto mais antiga tendo como referência a informação do ano.

Organize as fotos segundo a ordem cronológica.

Escolha com a turma uma das paisagens ou local que aparecem nas fotos para a turma visitar e comparar as transformações ocorridas ao longo dos anos.

 

Terceira atividade: Aula passeio

Depois que a turma escolher, dentre as fotos do mural, o local que gostariam de visitar inicie a preparação para a aula passeio.

Mostre um mapa da cidade e localize o bairro e se possível a rua em que a escola está situada e o local que a turma vai fazer a visita.

Faça com a turma um roteiro com a turma sobre o que deverá ser observado na aula fora da escola.

Roteiro de observação:

Comparando a foto antiga do que você está vendo agora,o que mudou na paisagem?

Porque será que estas mudanças ocorreram?

Será que trouxe melhorias para o local?

O local está mais adaptado a utilização de pedestres ou de automóveis?

Disponibilize para o passeio uma cópia da foto antiga do local que será visitado e também material de registro como papel, lápis e uma pequena prancheta.

Não se esqueça de solicitar a autorização de todos os pais antes de sair com as crianças da escola.   

Tire fotos do ambiente analisado durante o passeio. Procure tirar fotos no mesmo enquadramento da foto antiga. Estas fotos serão utilizadas no trabalho em sala.

 

Quarta atividade:  Desdobramentos do passeio

Na volta do passeio leia as anotações que cada criança fez do passeio através do roteiro.

Reúna os alunos em duplas e entregue para cada uma delas uma das fotos antiga do local visitado e a nova que você tirou no passeio. No caso desta aula utilizaremos as fotos da Praia Vermelha, como ilustração.

A tarefa será discutir as diferenças que existem entre as duas imagens.

Incentive-os a fazer comparações com relação aos elementos da natureza, construções e meios de transportes.

Ajude-os a levantarem hipóteses sobre o que provocou as mudanças e quem atuou para que elas ocorressem.

 

Quinta atividade: Registrando

Com as mesmas duplas que discutiram sobre as fotos peça que elaborem um texto com o título: "Praia Vermelha ontem e hoje".

Orientem que descrevam as modificações ocorridas e o que possivelmente fez com que essas modificações ocorressem e a avaliação deles sobre as mudanças.

Como o assunto ao longo da aula já foi muito discutido certamente os alunos terão muitos argumentos para o texto.

 

Sexta atividade: Montando um mural

Após a escrita do texto cada dupla deverá ler para turma sua produção e copiar para expor em um mural.

Convide algumas turmas da escola para ver o mural composto pelas fotos antigas e novas do local visitado e os textos produzidos sobre o tema.

 

Sétima atividade: Finalizando a aula

Reúna a turma e converse sobre o que aprenderam. Aproveite o momento para explorar a oralidade e os conhecimentos adquiridos pela turma sobre o tema da aula.

Finalize a atividade propondo que cada um registre no caderno o que aprendeu.

Recursos Complementares

Os sites abaixo apresentam textos que ajudam a fundamentar os objetivos desta aula, permitindo que o professor faça intervenções além das propostas sugeridas na aula.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/548-4.pdf

http://geoconceicao.blogspot.com/2009/09/estudando-as-diversas-paisagens-5-serie.html

Avaliação

 A avaliação deverá ocorrer durante toda a aula onde, através da participação dos alunos nas atividades, o professor deverá observar se seus alunos foram capazes de:

 Identificar paisagens de sua cidade, identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive, reconhecer  a importância da ação humana na transformação das paisagens e reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos.

Através da leitura dos textos que alunos produziram no caderno o professor poderá verificar o que cada aluno aprendeu sobre a aula com relação aos conhecimentos trabalhados e assim avaliar a necessidade de outras aulas sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.