31/01/2011
Soymara Vieira Emilião; Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Identificar paisagens de sua cidade.
Identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive.
Reconhecer a importância da ação humana na transformação das paisagens.
Reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos.
Ser leitor e escritor
Primeira atividade: motivação
Professor inicie sua aula surpreendendo seus alunos com um mural de fotos antigas de sua cidade.
A proposta da aula é mostrar aos alunos que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo.
Para isso é necessário que os alunos tenham contato com fotos antigas de lugares de sua cidade.
Você pode encontrar as fotos na internet acessando o site de pesquisa Google imagens, colocando o nome do museu, parque ou cidade que você quer encontrar ou recolhendo entre familiares e instituições da cidade fotos antigas.
Para ilustrar a aula foi utilizada imagens da cidade do Rio de Janeiro, o professor colocará as imagens de sua cidade.
Para exemplificar a aula foram utilizadas duas fotos, mas o professor deverá colocar no mural no mínimo 6 fotos.
Avenida Rio Branco - 1930 Praia Vermelha - 1918
FONTE DA IMAGEM DA AVENIDA RIO BRANCO: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Avenida+Rio+Branco+rio+de+janeiro+antigo&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
FONTE DA IMAGEM DA PRAIA VERMELHA: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=praia+vermelha+rio+de+janeiro+ANTIGO&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
Escolha colocar entre as fotos algumas do bairro onde fica a escola ou de lugares que vocês possam ir visitar.
Faça a exploração das imagens com seus alunos e pergunte:
Após a conversa, onde certamente o professor poderá descobrir os conhecimentos dos alunos sobre a cidade, cole abaixo das imagens o nome de cada local mostrado nas fotos e o ano que a foto foi tirada.
Segunda atividade: Organizando as fotos cronologicamente
Converse com os alunos sobre qual a foto mais antiga tendo como referência a informação do ano.
Organize as fotos segundo a ordem cronológica.
Escolha com a turma uma das paisagens ou local que aparecem nas fotos para a turma visitar e comparar as transformações ocorridas ao longo dos anos.
Terceira atividade: Aula passeio
Depois que a turma escolher, dentre as fotos do mural, o local que gostariam de visitar inicie a preparação para a aula passeio.
Mostre um mapa da cidade e localize o bairro e se possível a rua em que a escola está situada e o local que a turma vai fazer a visita.
Faça com a turma um roteiro com a turma sobre o que deverá ser observado na aula fora da escola.
Roteiro de observação:
Comparando a foto antiga do que você está vendo agora,o que mudou na paisagem?
Porque será que estas mudanças ocorreram?
Será que trouxe melhorias para o local?
O local está mais adaptado a utilização de pedestres ou de automóveis?
Disponibilize para o passeio uma cópia da foto antiga do local que será visitado e também material de registro como papel, lápis e uma pequena prancheta.
Não se esqueça de solicitar a autorização de todos os pais antes de sair com as crianças da escola.
Tire fotos do ambiente analisado durante o passeio. Procure tirar fotos no mesmo enquadramento da foto antiga. Estas fotos serão utilizadas no trabalho em sala.
Quarta atividade: Desdobramentos do passeio
Na volta do passeio leia as anotações que cada criança fez do passeio através do roteiro.
Reúna os alunos em duplas e entregue para cada uma delas uma das fotos antiga do local visitado e a nova que você tirou no passeio. No caso desta aula utilizaremos as fotos da Praia Vermelha, como ilustração.
A tarefa será discutir as diferenças que existem entre as duas imagens.
Incentive-os a fazer comparações com relação aos elementos da natureza, construções e meios de transportes.
Ajude-os a levantarem hipóteses sobre o que provocou as mudanças e quem atuou para que elas ocorressem.
Quinta atividade: Registrando
Com as mesmas duplas que discutiram sobre as fotos peça que elaborem um texto com o título: "Praia Vermelha ontem e hoje".
Orientem que descrevam as modificações ocorridas e o que possivelmente fez com que essas modificações ocorressem e a avaliação deles sobre as mudanças.
Como o assunto ao longo da aula já foi muito discutido certamente os alunos terão muitos argumentos para o texto.
Sexta atividade: Montando um mural
Após a escrita do texto cada dupla deverá ler para turma sua produção e copiar para expor em um mural.
Convide algumas turmas da escola para ver o mural composto pelas fotos antigas e novas do local visitado e os textos produzidos sobre o tema.
Sétima atividade: Finalizando a aula
Reúna a turma e converse sobre o que aprenderam. Aproveite o momento para explorar a oralidade e os conhecimentos adquiridos pela turma sobre o tema da aula.
Finalize a atividade propondo que cada um registre no caderno o que aprendeu.
Os sites abaixo apresentam textos que ajudam a fundamentar os objetivos desta aula, permitindo que o professor faça intervenções além das propostas sugeridas na aula.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/548-4.pdf
http://geoconceicao.blogspot.com/2009/09/estudando-as-diversas-paisagens-5-serie.html
A avaliação deverá ocorrer durante toda a aula onde, através da participação dos alunos nas atividades, o professor deverá observar se seus alunos foram capazes de:
Identificar paisagens de sua cidade, identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive, reconhecer a importância da ação humana na transformação das paisagens e reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos.
Através da leitura dos textos que alunos produziram no caderno o professor poderá verificar o que cada aluno aprendeu sobre a aula com relação aos conhecimentos trabalhados e assim avaliar a necessidade de outras aulas sobre o tema.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/03/2012
Quatro estrelasGostei da praticidade da aula, partindo da realidade do aluno. parabéns.
12/05/2011
Quatro estrelasOTIMA! BEM DINAMICA,REALMENTE ESTIGA O ALUNO!