14/01/2011
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Aprender a escrever legendas.
Montar um catálogo turístico de sua cidade ou estado.
Transformar a leitura das imagens em textos.
Pesquisar os pontos turísticos da sua cidade ou estado.
Ser leitor e escritor inicial.
Ter contato anterior com textos de legenda.
PRIMEIRA ATIVIDADE: apresentação
Inicie a aula propondo para os alunos a confecção de um catálogo de pontos turísticos de sua cidade.
Explique o que são pontos turísticos.
Segue definição que pode ser lida para os alunos para melhor explicar o que são pontos turísticos.
Definição de ponto turístico: local que possui condições geográficas, culturais, e infra-estruturas adequadas ao desenvolvimento de atividades associadas ao turismo.
Definição de turismo: " Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
Definição retirada do site de busca Wikipédia, endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/turismo
Mostre as imagens de alguns pontos turísticos do mundo:
Estátua da Liberdade - Nova Iorque -EUA Torre Eiffel - Paris - França
Palácio Taj Mahal - Agra - Índia Estátua do Cristo Redentor - RJ Brasil
Converse um pouco os pontos turísticos, fazendo relação com a definição que você apresentou.
Pergunte se conhecem outros pontos turísticos do mundo e do Brasil?
SEGUNDA ATIVIDADE: Fazendo uma lista.
Pergunte quais os pontos turísticos da cidade que eles moram?
Faça uma lista no quadro com os lugares ditados pela turma.
Peça que copiem a lista no caderno.
Pergunte quem já visitou os lugares listados?
Faça, com a colaboração dos conhecimentos dos alunos, uma descrição oral dos lugares listados.
Essa descrição deverá conter informações básicas como: localização, utilidade, características do lugar, e outras informações que a turma tenha conhecimento, por exemplo, se o local é um museu, uma estátua ou um parque, se é longe ou perto da escola? Quais são as características do local?
Solicite que tragam fotografias de passeios que fizeram pela cidade, buscando contemplar os lugares listados inicialmente.
TERCEIRA ATIVIDADE: Desenhando
Selecione fotos dos pontos turísticos de sua cidade e leve para turma. Faça isso para garantir o andamento da sua aula, pois seus alunos podem não conseguir muitas fotos para trazer.
Maracanã Pão de Açúcar
Jardim Botânico Arcos da Lapa
Você pode previamente fotografar os locais, buscar na internet imagens ou comprar cartões postais para levar para sala.
Deixe primeiro que os alunos que levaram as fotos mostrem e comentem sobre elas. Pergunte em que momento foi tirado a foto e por quem.
Depois apresente as fotos que você trouxe com a intenção de ampliar a pesquisa.
Caso tenha fotos de um mesmo local, compare se foram tiradas de um mesmo angulo ou na mesma época.
Compare se as descrições relatadas na primeira atividade são identificadas nas fotos.
Como exemplo desta aula foram utilizadas as imagens dos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, o professor deverá trazer as imagens de sua cidade ou estado.
Deixe as imagens expostas na sala.
Comente com os alunos e estimule que eles relatem o que tem no ponto turístico que não aparece na foto, no caso de lugares já visitados por crianças da turma.
Chame à atenção para os detalhes das fotos.
QUARTA ATIVIDADE: pesquisando
Caso necessário complete a lista da atividade anterior com outros pontos turísticos que podem ter sido relatados na atividade acima.
Forme grupos ou duplas para pesquisar os pontos turísticos. Organize de acordo com o número de alunos e de pontos turísticos listados.
Leve seus alunos para a biblioteca da escola, mas antes selecione junto com a bibliotecária alguns livros que tenham informações sobre esses locais da cidade.
Caso sua escola tenha um laboratório de informática você pode optar em levá-los para fazer a pesquisa na internet.
No site de buscas Google o professor deve orientar os alunos a digitar o nome do ponto turístico procurado.
É importante o professor orientar os alunos na escolha dos melhores sites que aparecem na pesquisa do Google.
Faça um pequeno roteiro de quais informações que são importantes de serem selecionadas.
Roteiro:
Características do lugar.
Dados históricos
Data de construção
Localização
Curiosidades
QUINTA ATIVIDADE: divulgando a pesquisa e desenhando
Ao retornarem da pesquisa permita que cada grupo exponha para seus colegas o que descobriu.
Explique que agora deverão iniciar a primeira parte do "Catálogo de pontos turísticos da cidade".
Entregue uma folha de papel ofício e material de desenho como: canetinha, lápis de cor e giz de gera para cada dupla ou grupo.
Deixe visíveis as fotos que você e a turma trouxeram e peça que cada grupo desenhe o ponto turístico que pesquisou.
Oriente que antes discutam no grupo como vão executar a tarefa e quem ficará com o trabalho de desenhar e quem poderá ficar com a parte de colorir.
SEXTA ATIVIDADE: escrevendo as legendas
Entregue tiras de papel para que os alunos escrevam as legendas.
Cada grupo deverá elaborar um pequeno texto em formato de legenda falando o nome do local que desenhou e algumas características.
Para facilitar a escrita oriente que cada grupo volte ao texto que pesquisou e selecione algumas informações.
A escrita feita em grupo ou duplas ajuda na troca de saberes.
Veja um exemplo de uma legenda:
A estátua do Cristo Redentor fica no Rio de Janeiro e está localizada no topo do Morro do Corcovado. O monumento foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.Está aberta a visitação todos os dias.
SÉTIMA ATIVIDADE: organizando o catálogo
Depois que as ilustrações e os textos das legendas estiverem prontos organize em forma de um catálogo, seguindo os seguintes passos:
1) Cole em metade de uma folha de cartolina a imagem do ponto turístico e a legenda logo abaixo.
2) Faça um índice colocando o nome da atração turística.
3) Junte as folhas colocando três folhas à frente das folhas com as imagens e legenda. A primeira será destinada a capa, a segunda para assinatura dos alunos e a terceira para o índice.
4) Numere as páginas começando pela que contém a primeira imagem e depois escreva o número da página correspondente no índice.
5) Peça que cada grupo faça um desenho pequeno do que pesquisou e cole na capa.
6) Solicite que alguns alunos escrevam "Catálogo de Pontos Turísticos da Minha cidade" na capa.
Convide outras turmas e as famílias das crianças para o "lançamento" do catálogo e divulgação dos conhecimentos adquiridos.
No livro "Brasil - Pontos Turísticos de Helena Tassara /Ed.Otb Projetos Editoriais, o professor encontra fotografias de diversos pontos turísticos do Brasil, podendo levá-lo para aula e ampliar os seus conhecimentos e dos alunos para o tema.
O site abaixo é oficial da prefeitura do Rio de Janeiro trazendo muitas informações sobre pontos turísticos da cidade. O professor pode fazer uso deste recurso para enriquecer a aula ou elaborar outras atividades com as informações do site.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor no decorrer das atividades deverá observar a motivação dos alunos e se conquistaram os objetivos propostos para a aula conseguindo:
Elaborar o catálogo dos pontos turísticos da cidade ou estado, escrevendo a legenda e se foram capazes de transformar a leitura das imagens em textos.
Com as escritas das legendas será possível verificar se a pesquisa realizada trouxe elementos suficientes para o aprendizado sobre os pontos turísticos da cidade.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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04/01/2012
Cinco estrelasMaravilhosa a explanação sobre o assunto e a forma de trablhar em sala de aula com os alunos.