Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIA EM QUADRINHOS, UMA PROPOSTA DE LEITURA, UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer este tipo de texto.

 Fazer uso deste suporte textual com autonomia.          

Utilizar a escrita a partir das suas próprias hipóteses.

Construir histórias em quadrinhos de sua própria autoria.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão estar na fase inicial da escrita.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA ATIVIDADE: Exploração e motivação

Chame sua turma para uma roda diferente. Deixe organizado no canto da sala uma cesta com muitas variedades de gibis.

Leve os alunos para a roda e deixe que manuseiem os gibis.

Estimule que tentem ler os títulos e nomes dos personagens.

Mesmo os alunos que não lêem convencionalmente podem fazer inferências apoiados nas ilustrações e conhecimentos dos personagens para descobrir o que está escrito.

SEGUNDA ATIVIDADE: Leitura

Escolha uma história e passe para seus alunos com o auxílio de um projetor.

Fazer a leitura de uma história em quadrinhos utilizando um projetor é uma estratégia muito importante, pois possibilita que todos acompanhem quadrinho por quadrinho permitindo um melhor entendimento da história e motivação também.

O professor pode apontar o quadrinho que esta lendo com uma varinha ou com o auxilio de um apontador laser.

 

No site abaixo o professor encontra um quadro com a opção de 353 historinhas de onde foi selecionada a história que está ilustrando esta aula.

 http://www.monica.com.br/comics/turma.htm 

Após contar a história converse com os alunos sobre o que entenderam.

Pergunte se conhecem as representações dos balões nas histórias em quadrinhos.

Descubra os conhecimentos da turma sobre as personagens da Turma da Mônica e suas características.

TERCEIRA ATIVIDADE: Informando

Passe para seus alunos algumas informações sobre as histórias em quadrinhos.

Enquanto lê as informações do texto abaixo, mantenha a história projetada para durante a leitura exemplificar as informações com a história.

                                                     SABENDO UM POUCO MAIS SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

  • As histórias em quadrinhos surgiram oficialmente nos Estados Unidos, em 1895, com a história do "Menino Amarelo" criado por Richard Outcault.
  • No Brasil o italiano Angelo Agostim é considerado o pioneiro das histórias em quadrinhos brasileiras.
  • Maurício de Sousa é o maior nome dos quadrinhos nacionais. A Turma da Mônica é o maior sucesso do ramo no país, em todos os tempos.
  • O primeiro herói  das revistas em quadrinhos foi "Tarzan", criado em 1912.
  • O primeiro super herói foi o Super homem, criado em 1933.   

ETAPAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

1- PERSONAGENS

São eles que conduzem as histórias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.

2- BALÕES

Foram criados para as histórias em quadrinhos(HQS), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento, de ira, de berro e de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem "rabinho" em direção ao personagem falante.

 

Fonte da imagem: Google imagem  

3_ CENÁRIOS: 

É nos cenários que as ações dos personagens acontecem.

4_ ONOMATOPÉIAS

São palavras que imitam sons.

Ex: BUUM!!!(explosão), CRI, CRI !! (grilo), TOC,TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio)

Fonte:  Google imagens - site de referência: www.turmados24.blogspot.com 

5_ QUADROS

Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma história em quadrinhos. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.

O texto acima foi produzido por Ana Paula Cevolo a partir de pesquisas em diversas fontes com ilustrações retiradas do site de busca Google imagens.

QUARTA ATIVIDADE: Organizando uma história

Organize a turma em duplas e entregue histórias em quadrinhos colocada fora de ordem. Peça que os alunos em duplas leiam as tiras e organizem a história prestando à atenção nos textos dos balões e também nas imagens.

Veja no exemplo abaixo como a história deverá ser entregue aos alunos, isto é, fora da sua ordem original. 

  

Caso seus alunos precisem dê algumas dicas perguntando:

Como deve ter escrito no primeiro quadrinho?

Espera-se que digam que deverá ter o título.

E o último quadrinho tem alguma pista que nos ajude?

Provavelmente alguém vai observar a escrita da palavra fim.

Com essas dicas faltará descobrir a ordem de dois quadrinhos.

Dê essa ajuda somente se sua turma ou alguma dupla estiver com muita dificuldade.

QUINTA ATIVIDADE: Completando uma história em quadrinhos

Agora que sua turma já teve contato com as histórias em quadrinhos e se divertiu organizando uma delas, proponha uma nova atividade.

Entregue uma historinha em quadrinhos sem as duas últimas tirinhas e peça que completem a história.

Você pode continuar retirando as histórias do site já mencionado na primeira atividade ou mesmo recortar de revistinhas, tendo sempre o cuidado de identificar a fonte.

Não se esqueça de apresentar uma história que a turma ainda não conheça para não perder a possibilidade da criação.

Entregue para a turma histórias diferentes para que cada um possa pensar em construir a sua história.

Um exemplo de como a atividade de deve ser apresentada:

COLÉGIO XXXXXXXXX

TURMA XXXXXXXXXXXX

DATA: XX/XX/XX

Leia o começo da história e crie um final bem engraçado.

                                                                          Fim

Circule pela sala enquanto seus alunos estão produzindo a história. Lembre-os de utilizarem os recursos característicos das histórias em quadrinhos, descritos no texto lido na terceira atividade.

     

SEXTA ATIVIDADE: Compartilhando

Quando todos terminarem peça que fiquem em roda e deixe que cada aluno apresente  o fim que deu para sua história.

Recolha as histórias e mostre o final que Maurício de Sousa fez para a história.

Finalize sua aula organizando um mural com as histórias dos alunos e coloque também uma copia completa história original.

Chame outras turmas para visitar e se divertir com as criações de seus alunos.

Recursos Complementares

Segue abaixo a sugestão de um livro que vai ampliar seus conhecimentos sobre o assunto desta aula.

História da História em Quadrinhos - Álvaro de Moya, Brasiliense, 1996Quadrinhos e Arte Seqüencial - Will Eisner, Martins Fontes, 1999O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti, Símbolo, 1977

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor poderá observar, através das atividades propostas na aula, se os alunos conseguiram construir histórias em quadrinhos fazendo uso deste suporte textual com autonomia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valquiria Schmickler, escola estadual bairro da palmeirinha , São Paulo - disse:
    vschmicker@bol.com.br

    01/04/2016

    Cinco estrelas

    Adorei e vou aplicar em minha turma!!!!


  • Carla, UNIPLAN , Distrito Federal - disse:
    carlita_0302@hotmail.com

    31/05/2011

    Cinco estrelas

    Sou graduanda de pedagogia, e usei boa parte das dicas para um trabalho a ser apresentado. Está simplesmente incrível, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.